Homenagem da Coluna: Dr. Ivanildo Ferreira Alves

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Homenagem da Coluna: Dr. Ivanildo Ferreira Alves

A Coluna presta relevante homenagem ao Dr. Ivanildo Ferreira Alves, que é o atual Presidente da Academia Paraense de Letras (APL) e responsável pela coluna “Polícia&Justiça” encartada nas paginas do jornal “Amazônia”, além de professor da “Universidade da Amazônia” (Unama). Têm no seu curriculum as profissões de jornalista, advogado, escritor, Doutor em Ciências Criminais, Ex-Vereador, Ex-Deputado Estadual e Ex-Secretário de Segurança Pública do Pará. Formado na Turma de Aspirantes de 1985, na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, atuou na nossa briosa Polícia Militar do Pará, sendo atualmente Capitão Veterano. Consta ainda o seu nome na Turma de 2003 da Academia “Coronel Fontoura”, que tem o ilustre Major PMPA Juniel Costa Maciel. Foi para reserva após ser eleito Vereador e posteriormente Deputado Estadual, onde exerceu mandatos exemplares. Conhecimentos aprofundados no Direito Penal e Processual Penal. Recentemente foi reeleito para a Presidência da APL, sendo autor de vários livros. Parabéns, Dr. Ivanildo. Como disse o Almirante Barroso (“O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”). Homenagem do “Convés Principal” e da Marinha Mercante Brasileira.

Dr. Ivanildo (segundo da esquerda para direita) com Acadêmicos da Academia Paraense de Letras.

CIABA realiza Cerimônia de Abertura dos Jogos Anuais do Comando do 4º Distrito Naval 2023

O Comando do 4º Distrito Naval, que tem como Comandante o Excelentíssimo Senhor ViceAlmirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, realizou a Cerimônia de Abertura dos Jogos Anuais 2023 no dia 18 de maio, em cumprimento ao cronograma de atividades. O evento aconteceu no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, contando com as participações das equipes formadas por militares das Organizações da Marinha sediadas em Belém. Os Jogos Anuais Distritais visam incentivar a atividade física entre os militares, além de proporcionar a integração, o espírito de corpo e a camaradagem, servindo também para selecionar atletas que poderão representar a Marinha do Brasil em competições oficiais. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Cerimônia realizada no CIABA.

Juramento dos militares representantes das equipes.

Marinha Mercante participa da Cerimônia do Dia da Vitória no Rio de Janeiro (RJ)

Entre os convidados da Marinha Mercante Brasileira que representaram a nobre instituição na Cerimônia do Dia da Vitória celebrada no dia 08 de Maio no Rio de Janeiro (RJ), destacamos a nobre presença do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, juntamente com sua esposa, Sra. Célia Gondar. O Comandante é especialista em história sobre as participações da Marinha do Brasil e Marinha Mercante nas Guerras Mundiais, bem como o cenário do transporte marítimo ao longo dos tempos. Nas fotos, gentilmente cedidas para a coluna, temos o Comandante Gondar (à direita), ao lado Veterano da Segunda Guerra Mundial e seus respetivos familiares.

Foto: CLC Gondar.

Dia 18 de Maio comemorou-se o Dia Internacional da Mulher Marítima

Uma das grandes datas no meio marítimo é o Dia Internacional da Mulher Marítima, instituída pela Organização Marítima Internacional (IMO), tendo como data 18 de Maio. Atualmente temos várias representantes do sexo feminino exercendo funções a bordo, com destaques e profissionalismos, bem como nos cargos de gerenciais, como Comandante, Imediato e Chefe de Máquinas. Na Marinha Mercante Brasileira, a paraense Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia foi a primeira mulher a alcançar o maior posto da Marinha mercante e a comandar navio de grande porte, o NT “Carangola” da Fronape. Também se destaca a primeira Capitão Fluvial que é a Joelma Martins Pereira, onde concluiu o curso em 2018 no CIABA.

Comandantes Joelma e Hildelene.

MARÉ ALTA

Muitas mulheres exercem cargos de alto escalão dentro dos vários segmentos de trabalhos. No setor marítimo não poderia ser diferente. Apesar de ainda existir, por incrível que pareça, discriminação em relação a elas, a cada dia vemos superação e demonstração de competência. Para quem não imaginava: muitas já atingiram a categoria máxima na Marinha Mercante como Capitão de Longo Curso e Oficial Superior de Máquinas, exercendo as funções de Comandante e de Chefe de Máquinas. Elas merecem o reconhecimento.

MARÉ BAIXA.

Sobre o Dia Internacional da Mulher Marítima, bem que muitas instituições do setor poderiam demonstrar importância relevante a essa data, seja realizando eventos ou homenagens. Afinal de contas, elas cumprem suas missões. A bordo também poderiam ser prestadas essas honras, visto que iria motivá-las e deixarem orgulhosas da profissão que escolheram, mas...

PASSADIÇO.

Nosso amigo Antônio Cattete voltando ao batente na Rede TV como comentarista e jornalista. Bom retorno ao amigo.

Agradecimentos a Auxiliar de Saúde Gisênia. Ela que é portadora da Medalha de Mérito Marítimo, e com razão, por ser excelente profissional.

Aniversariou no dia 16 de Maio o ilustre Capitão de Longo Curso Roberto Brabo. Ele que é remista de chorar quando o time vai mal das pernas. Parabéns ao amigo.

O Capitão de Longo Curso Roger Arero reuniu a turma de Comandantes paraenses da Marinha Mercante. Excelente iniciativa. Faltou o velha guarda CLC Panda Carvalho.

O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto teceu elogios sobre a Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do CIABA: “um sonho construído com muito amor, disciplina e determinação”.

O Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo será condecorado com a Medalha do Mérito Naval no próximo dia 11 de Junho. Parabéns pela reconhecida condecoração.

O Capitão de Mar e Guerra Alexandre Santiago vem se destacando na Mega Logística, atualmente em ascensão no setor. Agora garantiu o ISO 9001:2015.

Também destaque para o grande amigo Fábio Lobato na Hidrovias do Brasil. Seus ensinamentos estão sendo absorvidos pelos Comandantes dessa grande empresa.

O 1º Oficial de Náutica Júlio Azevedo já assumiu suas funções de Encarregado da Navegação a bordo do NT “André Rebouças”. Bom embarque ao colega.

O Comendador Rodrigo Agostini tendo agenda cheia nos meses de Maio e Junho com a AIEBBrasil. Ele que será recebido em Belém do Pará.

NAVEGANDO

O Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper recebeu a Moção de Grande Mérito em Sessão Plenária da 96ª Assembleia de Delegados do Distrito 471 de Rotary Internacional, em virtude do grande e importante trabalho desenvolvido junto aos portadores de necessidades especiais, com a criação do Bande de Cadeiras de Rodas Infantil.

No início de Maio, o navio “Ubuntu Loyalt”, pertencente a Anglo American, atracou no Porto do Açu (RJ), recebendo minério de ferro. Foi a primeira vez que um navio que utiliza gás liquefeito natural (GNL), como combustível para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, atracou no Brasil.

A Hidrovias do Brasil foi autorizada a explorar cerca de 62 mil m2 de área disponível em espelho d’água no Porto organizado de Vila do Conde (PA), aumentando sua capacidade operacional no Sistema Norte. Ela que foi a vencedora do processo seletivo simplificado realizado pela Companhia Docas do Pará (CDP).

Aproxima-se a Navalshore Amazônia, que será realizada entre os dias 24 e 26 de Maio na cidade de Manaus (AM), no Centro de Convenções Vasco Vasques. Faça seu credenciamento e garanta sua presença, afinal de contas será o maior evento da indústria naval fluvial e da cadeia logística da região Norte.

A SAAM Towage Brasil terá 69 embarcações, uma das maiores e mais eficientes frotas do país. Recentemente concluiu o processo de compra de 21 rebocadores da empresa brasileira Starnav, que contempla 19 rebocadores em operação e dois em processo de final construção.

A Marinha do Brasil sempre vem atuando em nossas águas jurisdicionais, evitando contravenções, principalmente de embarcações estrangeiras não autorizadas. A Fragata “Independência” impediu que navio de bandeira alemã realizasse pesquisa não autorizada em nossa plataforma continental. Bravo Zulu.

O Navio de assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” finalizou a XXIII edição da Operação “Acre 2023” realizando mais 49 mil atendimentos em comunidades isoladas dos estados do Amazonas e Acre, durante os 111 dias. Entre os serviços estavam médicos e odontológicos, além de exames laboratoriais.

No mês de Maio, mais precisamente no dia 02, comemorou-se o Dia Nacional do Ex-Combatente, em homenagem aos heróis brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, fazendo parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), reconhecendo o sacrifício e a dedicação dos bravos soldados do mar, terra e ar.

Continuam abertas as inscrições para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCex) até o dia 22 de Maio. São 440 vagas de nível médio (400 para sexo masculino e 40 para sexo feminino). O candidato deverá ter entre 17 e 22 anos completos até 31 de Dezembro do ano da matrícula. Mais informações no edital constante no site do Exército Brasileiro.

O colunista já se encontra a bordo do NT “André Rebouças”, onde assumiu o Comando no dia 15 de Maio, no porto de Singapura, substituindo o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues , que agora se encontra em repouso merecido. (RM).

 

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com