Dia da Marinha é celebrado com Parada Naval e Aeronaval na orla do Rio de Janeiro

Coluna Luís Celso Borges - "Navegando no Social"

Dia da Marinha é celebrado com Parada Naval e Aeronaval na orla do Rio de Janeiro

Para celebrar o Dia da Marinha, neste 11 de junho, a Força realizou um desfile naval e aeronaval que cruzou toda a orla do Rio de Janeiro (RJ). O desfile começou na manhã de domingo, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e terminou no Forte do Leme, na Zona Sul da cidade. O público, que estava na região, pôde ver os 12 navios e as oito aeronaves, incluindo a aeronave “Super Cougar” (UH-15), que transportou a bandeira alusiva à data pelo céu carioca.
Para celebrar o Dia da Marinha, neste 11 de junho, a Força realizou um desfile naval e aeronaval que cruzou toda a orla do Rio de Janeiro (RJ). O desfile começou na manhã de domingo, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e terminou no Forte do Leme, na Zona Sul da cidade. O público, que estava na região, pôde ver os 12 navios e as oito aeronaves, incluindo a aeronave “Super Cougar” (UH-15), que transportou a bandeira alusiva à data pelo céu carioca.

O desfile contou com duas aeronaves UH-12 “Esquilo”, dois UH-15 “Super Cougar”, um SH-16 “Seahawk”, um AH-11B “Wild Lynx” e duas aeronaves de asa fixa AF-1 “Skyhawk”. Os navios participantes foram: Fragata “Defensora”, Fragata “Constituição”, Fragata “Liberal”, Fragata “União”, Fragata “Rademaker”, Corveta “Júlio de Noronha”, Navio-Patrulha “Gurupá”, Navio-Patrulha “Macaé”, Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel” e Navio-Hidroceanográfico “Taurus”.

As fotos dos navios, submarinos e aeronaves da Marinha do Brasil que participaram da parada e os demais, que integram a Força, podem ser acessados em: https://www.flickr.com/photos/mboficial (Fonte: Agência Marinha de Notícias).

DIA DA MARINHA EM BELÉM/PA

No último domingo, dia 11 de junho de 2023, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) promoveu uma programação especial em homenagem ao “Dia da Marinha”. Foi realizada uma corrida de rua alusiva aos 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo, com largada em frente à sede do Comando do 4ª Distrito Naval, no bairro da Cidade Velha, passando pelos principais pontos turísticos da capital paraense, como o Portal da Amazônia, o Complexo Feliz Lusitânia e o Centro Arquitetônico de Nazaré. Sendo uma das mais tradicionais corridas de rua de Belém, o evento com percurso de 10km e 5km, contou com a participação de, aproximadamente, 1.500 atletas, nas modalidades geral masculino e feminino, militares da Marinha do Brasil, além das categorias assessorias, pessoas com deficiência e pelotões representativos das organizações militares das Forças Armadas e Auxiliares.

Corrida alusiva aos 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo

A programação contou, ainda, com a apresentação da Banda de Música do 2ºBtlOpRib no shopping Bosque Grão-Pará, no mesmo dia, às 19 horas, com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho. O repertório incluiu canções militares, como a Canção Cisne Branco, considerada como o hino da Marinha, além de clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais. (Fonte: ACS/2ºBatOpRib).

Apresentação da Banda de Música do 2ºBtlOpRib no Shopping Bosque Grão-Pará

O evento em Comemoração do “Dia da Marinha do Brasil e 158º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo”. A cerimônia será presidida pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho (Comandante do $º Distrito Naval) na quinta-feira (15) às 9 horas no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), o Colunista foi convidado para esse importante evento.

CLUBE NAVAL

O Almirante de Esquadra (Refº) Luiz Fernando Palmer Fonseca, convidou o presidente da Soamar-Brasil Sr. Orson Antônio Féres Moraes Rêgo e a sua esposa Luciana Moraes Rêgo, para a Sessão Magna comemorativa pelo 158° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, do 139° Aniversário do Clube Naval e Posses do novo Presidente Almirante de Esquadra (Ref°), João Afonso Prado Maia de Farias, da Diretoria, Conselho Diretor e Conselho Fiscal eleitos para o Biênio 2023/2025. Seguidos de coquetel comemorativo na Sede Social (salão Nobre) foi no dia 11 de junho de 2023.

LOGÍSTICA

Bons resultados para o Porto de Paranaguá/PR. Durante o mês, o complexo registrou o maior volume mensal de exportações desde a sua inauguração, em 1973. No total, foram 2.567.755 de toneladas de soja exportadas pelo Corredor Leste do porto.

Começou: A programação do XXX CooperaPortos teve início na manhã da terça-feira (13) e segue até quinta-feira (15). Esta edição está sendo realizada no Porto Sudeste, em Itaguaí (RJ), e tem "A estratégia ESG aplicada ao setor portuário” como tema. Acesse: portalbenews.com.br

ANTAQ Informa: Audiência Pública nº 02/2023 no dia 16 de junho, às 15h. A data foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 7 de junho. A consulta tratará da análise do relatório e nota técnica para a Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) da Resolução Normativa (RN) ANTAQ 13/2016, que estabelece os procedimentos para o registro de instalações de apoio ao transporte aquaviário. A RN-13 também define as obrigações para a prestação de serviço adequado e as respectivas infrações administrativas.

Os interessados em manifestar-se na sessão deverão se inscrever no período das 9h às 14h do dia 16/06. A audiência será transmitida no nosso canal no YouTube e não será necessária a inscrição para assisti-la. Acesse o nosso site para mais informações: https://shre.ink/HlV5

A Marinha Brasileira desempenha um papel fundamental no Porto de Santos, garantindo a segurança marítima e a navegabilidade nas águas da região. A Marinha atua no Porto de Santos desde setembro de 1847.

Entramos na reta final das obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Dourados/MS. A pista de pouso/decolagem do terminal foi totalmente reformada e está quase pronta. Com investimento de R$ 49 milhões, a previsão é de que as melhorias sejam concluídas no 2º sem/2023.

Amapá - O DNIT realiza serviços de manutenção na ponte sobre Igarapé do Lago, localizada no km 231 da BR-156/AP Sul. As equipes da autarquia atuam na substituição de peças como estacas, vigas transversinas, guarda-corpo, pintura, sinalização, entre outros.

O DNIT atua na manutenção e conservação da BR-280/SC, entre Canoinhas e Irineópolis. Entre o km 203 e o km 206, as equipes do departamento realizam serviços de fresagem, aplicação de nova camada asfáltica e pintura horizontal.

O DNIT segue trabalhando na BR-304/RN. As equipes realizam a limpeza da faixa de domínio entre o km 211 e o km 212 da rodovia, no município de Caiçara do Rio do Vento, além do serviço de tapa-buracos, entre o km 250 e o km 251, em Santa Maria.

NEWS

Ministério da Saúde, criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no SUS que passa a oferecer tratamento para o tabagismo e dependência da nicotina.

Estudo mostra que vacina contra chikungunya é segura e eficaz. Primeiro ensaio clínico de fase três do imunizante foi publicado na revista científica The Lancet.

Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS em 2025 a FIOCRUZ, concluirá nos próximos meses o processo de produção do Schistovac, primeiro imunizante do mundo contra a doença.

A ANS fixa teto de 9,63% para reajuste de planos de saúde individuais e familiares. As operadoras não podem aplicar aumentos nas mensalidades acima do percentual estabelecido.

Governo envia ao Congresso projeto que regulamenta normas de controle de origem, compra, venda e transporte de ouro no território nacional.

O STF, decidiu a favor da União em julgamento tributário de R$115 bi. Bancos devem pagar PIS/Cofins sobre receitas financeiras.

A Petrobras pagará nesta sexta-feira (16) a segunda parcela dos dividendos de 2022. Valor por ação será corrigido pela Selic.

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” retornou ao Rio de Janeiro-RJ, em junho, após cerca de dois meses navegando rumo ao sul do País. Durante o período, recebeu e interagiu com mais de 45 mil visitantes de todas as idades.

A capital amazonense também participou das comemorações pelo “Dia da Marinha”. Dentre as diversas atividades programadas na cidade, os manauaras puderam conferir, na manhã de ontem (11), o desfile naval e aeronaval realizado pela Força, na orla da Praia da Ponta Negra.

A moagem de cana-de-açúcar pelas usinas do Centro-Sul do Brasil atingiu 46,19 milhões de toneladas na segunda quinzena de maio da safra 2023/24, representando aumento de 5,48% em comparação com igual período do ano passado (43,79 milhões de t), informa a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), em levantamento quinzenal, divulgado na terça-feira (13).

Ao término da quinzena, permanecem em operação 245 unidades no Centro-Sul, das quais 231 unidades com processamento de cana-de-açúcar, 7 empresas que fabricam etanol a partir do milho e 7 usinas flex. No mesmo período, na safra 2022/2023, havia 252 unidades produtoras em atividade.

Na segunda metade de maio, 2,08 bilhões de litros (+2,35%) de etanol foram fabricados pelas unidades do Centro-Sul. Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 1,18 bilhão de litros (-6,38%), enquanto a produção de etanol anidro totalizou 906,99 milhões de litros (+16,44%).

safra agrícola de 2023 deve totalizar um recorde de 305,4 milhões de toneladas, 42,2 milhões de toneladas a mais que o desempenho de 2022, um aumento de 16,1%. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de maio, divulgado nesta terça-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A comercialização de soja, milho e algodão referentes a safra 2022/23 em Mato Grosso apresentam a menor evolução dos últimos cinco anos. A queda dos preços e as incertezas econômicas, em especial mundial quanto à fibra, são os principais motivos apontados pelo setor produtivo para tal resultado.

Em relatório de comercialização divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (12) observa-se uma evolução de 6,09 pontos percentuais nas vendas de soja na variação mensal de abril para maio. Até o momento 72,09% da oleaginosa produzida na safra 2022/23 foi comercializada pelo estado.

Conforme o Imea, a comercialização de pluma de algodão chegou a 66,44% da produção estimada, uma evolução apenas de 2,43 pontos percentuais na variação mensal. Ao se analisar os dados da safra 2021/22 as negociações em maio estavam em 73,02%, enquanto a média dos últimos cinco anos é de 76,90%.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna vonta no domingo

Fontes: (CLCB), Canal Rural, Agência/Brasil, Agência/MarNot e Ascom/DNIT.

Por: (LCN) Luís Celso News

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com