No litoral de Cururupu no Maranhão é chamado com o “Triângulo das Bermudas do Brasil”

Coluna Luís Celso Borges - Quarta-feira

No litoral de Cururupu no Maranhão é chamado com o “Triângulo das Bermudas do Brasil”

No litoral da cidade maranhense de Cururupu, estar um dos maiores cemitérios de navios do mundo, no “Parque Estadual Parcel de Manuel Luís”, cerca de 160 km de costa no município de Cururupu/MA. O nome foi em homenagem ao pescador Manoel Luís, apontado como descobridor da região no século XIX.

É calculado pelo governo brasileiro entre 200 embarcações naufragadas na região, deixa o cemitério maranhense de navios atrás somente do “Triângulo das Bermudas”, localizado entre a costa dos Estados Unidos e de Porto Rico.

Para os pesquisadores tem explicações, devido à dificuldade de acesso, com a distância da costa, com fortes correntes marítimas e por estar localizado no maior banco de corais da América do Sul, o “Parque Estadual Parcel de Manuel Luís”, sempre representou ameaça à segurança na navegação. Além de um conjunto de formações rochosas com inúmeros labirintos submersos, e com os destroços das embarcações, tornaram-se um abrigo para diversas espécies marinhas, como cações-lixa, barracudas-prateadas, o raro-nero (maior peixe de fundo da nossa costa), os exóticos peixe-morcego e peixe-papagaio, o sargentina, o peixe-borboleta entre outros. O local também é um paraíso para mergulhadores, estudantes e exploradores da oceanografia.

HOMENAGEM

O Coronel Piedade rendeu suas homenagens e esse grande homem, Pr. Athur Piedade. Se vivo fosse, estaria completando 106 anos no domingo dia primeiro.

Com ele aprendir:

 "Amar a Deus. Ser disciplinado. Ser honesto. Ser trabalhador. Superar adversidades".

Ser um Homem:

"Honestidade. Construção civil. Elétrica.  Mecânica.  Artesanato. Ler a Bíblia. Oratória.  Respeitar à família. Honrar o salário. Entre muitas outras coisas que me tornaram o homem que hoje sou, Obrigado Vovô!!!”.  Palavras do seu neto, Coronel Artur Piedade, que é filho do Ceronel Astrogildo Piedade.

LOGÍSTICA

O Aeroporto Santos Dumont/RJ vai receber R$ 300 milhões para obras de modernização, entre elas melhorias nas pistas de taxiamento, pátio de aeronaves e terminal de passageiros, além da implantação do EMAS, um sistema de desaceleração das aeronaves. A obra da área de escape na pista principal de pousos e decolagens do terminal.

O MPor trabalha na construção da concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá/PR, um projeto inédito no Brasil, e a sociedade pode ajudar nesse processo. A ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários vai realizador as consultas e audiências públicas para receber contribuições entre 09/10 e 22/11/2023.

A concessão abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso aquaviário, pelo prazo de 25 anos. Acesse e saiba como participar: https://bit.ly/3ZELxwQ

Em Mafra, no planalto norte catarinense, o DNIT atua para recuperar o pavimento da BR-280/SC. O trecho entre os km 196 e 206 recebeu serviços de restauração com aplicação de nova camada asfáltica. Na sequência, o segmento receberá nova sinalização horizontal.

Na BR-101/RN Norte, o DNIT realiza a aplicação de microrrevestimento asfáltico, além dos serviços de terraplenagem, limpeza e capina no trecho entre o município de Extremoz e a capital do estado, Natal.

As equipes do DNIT avançam com a construção da área de escape na Serra da Mangabeira localizada na BR-242/BA, km 492. São realizados serviços de implantação de defensas New Jersey, pavimentação da via auxiliar e preenchimento do material da caixa de escape.

Santa Catarina - Nesta quarta-feira (04), a BR-285/SC será totalmente interditada em em Timbé do Sul, no trecho que faz ligação com o município de São José dos Ausentes (RS).

As obras na BR-158/GO - O DNIT realiza a recuperação do pavimento no perímetro urbano de Jataí. As equipes já executaram 8 quilômetros e avançam na execução do serviço de reciclagem de base com adição de cimento no trecho urbano da rodovia.

NEWS

Os comerciantes que usam recursos do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) não precisarão aguardar a análise do pedido de crédito para embarcar as mercadorias, decidiu na quinta-feira (28), em Brasília, o Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo o Ministério da Fazenda, a medida tem como objetivo evitar que exportadores perdessem o benefício por não poder aguardar os trâmites burocráticos.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1558244&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1558244&o=node

Caberá ao empresário assumir o risco das operações. Caso o financiamento não seja concedido, o exportador arcará com os custos da exportação. Criado em 1991, o Proex concede financiamentos às exportações brasileiras em condições equivalentes às do mercado internacional. A prática é autorizada pelas normas internacionais de comércio.

O CMN também instituiu um prazo de 60 dias para que as instituições financeiras que operem linhas do Proex informem ao Banco do Brasil – agente responsável pelo programa – sobre eventuais valores a serem restituídos ao Tesouro Nacional. As quantias deverão ser repassadas nos casos de liquidação antecipada dos financiamentos, inadimplência e mudança dos índices de referência das taxas de financiamento.

Estimativas do mercado para a inflação e o PIB permanecem estáveis. Para este ano, expectativa para expansão da economia é de 2,92%. Segundo o Boletim Focus, a previsão do IPCA para 2023 permanece em 4,86%.

Seca: 23 cidades estão em situação de emergência e 35 em situação de alerta no Amazonas.

O ICMBio vai apurar causas da morte de botos no Amazonas. Há indícios de que o calor e a seca histórica dos rios estejam provocando as mortes de peixes e mamíferos na região.

As temperaturas em outubro ficarão acima da média na maior parte do país, segundo o INMET. Em Mato Grosso, no Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia, as temperaturas devem passar de 29ºC.

A estabilidade no sistema energético do país é um dos motivos pelo qual o governo não pretende adotar o horário de verão este ano. Medida vigorou no país todos de 1985 até 2018.

Brasil registra geração de 220,8 mil empregos em agosto. No acumulado do ano, saldo é de 1,38 milhão de vagas criadas. São Paulo foi o estado que teve o melhor desempenho, gerando 65.462 postos no mês.

Dia das Crianças: Inmetro inicia operação Criança Segura para fiscalizar produtos infantis. Além de garantir segurança às crianças, a meta da iniciativa é coibir a venda de brinquedos e outros itens irregulares.

O Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, da Marinha do Brasil, encerrou no domingo (), uma série de atividades que incluíram exercícios e workshop de abordagem de navios suspeitos, com militares da Marinha da Namíbia, no Porto de Walvis Bay.

Nos últimos dias, a Marinhado Brasil, prestou apoiou a Canoas-RS, na distribuição de cestas básicas e kits de material higiênico aos atingidos pelas fortes chuvas do último dia 26. As Forças Armadas estão, há quase 30 dias, apoiando os municípios atingidos pela chuva no RS.

Entre as ações da Marinha, estão: o resgate da população ilhada - por meio de embarcações, aeronaves e viaturas - no Vale do Taquari, em Cristal-RS e nas Ilhas dos Marinheiros e de Torotama; além de apoio médico ao Distrito de Povo Novo e Vila da Quinta, em Rio Grande-RS.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo.

 

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil, Agência/MB, Ascom/MPor, Ascom/DNIT e Inform/Portos.

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br