Dia Nacional do Amigo da Marinha

Marinha do Brasil

Dia Nacional do Amigo da Marinha

MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA

BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS

Nº 1014 DE 06 DE Novembro DE 2023

 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

Brasília, DF, 06 de novembro de 2023.

ORDEM DO DIA Nº 3/2023

Assunto: Dia Nacional do Amigo da Marinha

 

O mar não é um obstáculo, é um caminho”. Valho-me da frase do escritor, navegador brasileiro e Amigo da Marinha, Amyr Klink, para sublinhar a importância do dia 6 de novembro, Dia Nacional do Amigo da Marinha. É com júbilo e orgulho que hoje homenageamos e saudamos a esses brasileiros que, voluntariamente, se dedicam a conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do mar e de nossas águas interiores para o País. A data remete ao nascimento do Patrono da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Ministro da Marinha à época da fundação dessa egrégia associação, em 1979.

Cônscios de que o Brasil é inviável sem o mar e suas hidrovias, é determinante desenvolver a mentalidade marítima! Portanto, releva voltar o olhar de todos os brasileiros para a importância de se preservar e proteger o imensurável patrimônio existente nas águas salgadas da Amazônia Azul, com cerca de 5,7 milhões de km² de área marítima. Com indubitável vocação marinheira, o País conta, ainda, com quase 8.000 km de litoral e com cerca de 60.000 km de vias navegáveis. A “economia azul”, decorrente desse imponente capital marítimo, gera milhares de empregos, riqueza e prosperidade para a nossa sociedade.

Nessa nobre tarefa de desenvolver a mentalidade marítima, contamos com o prestimoso apoio e iniciativas da SOAMAR, reforçando que o mar é caminho compulsório para o nosso desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e social. Nesse contexto, os Amigos da Marinha são elos-chave entre a Marinha do Brasil (MB) e a sociedade em geral, contribuindo para o aproveitamento de todo o potencial do mar, com hábitos e atitudes de uso racional e sustentável, evidenciando sobremaneira a necessidade de investimentos no Poder Naval Brasileiro, compatíveis com as inúmeras tarefas atribuídas à Força Naval e com as ameaças presentes no mar que nos pertence.

Assim, uno-me em coro aos Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis de toda a MB para reconhecer e agradecer a todos os “soamarinos” e “soamarinas” pelo valoroso trabalho e dedicação diuturnos para o engrandecimento do Brasil e da Marinha.

BRAVO ZULU!

BRASILEIROS, RUMO AO MAR! VIVA A SOAMAR!

VIVA A MARINHA!

VIVA O BRASIL!

ALEXANDRE TAUMATURGO PAVONI

Contra-Almirante

Diretor

 

Fonte: DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br