Comando do 4º Distrito Naval realiza Cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Comando do 4º Distrito Naval realiza Cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra

Cerimônia realizada no convés do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”.

No dia 21 de Julho, solenidades ocorreram a bordo do Navio-Auxiliar “Pará”, considerado Capitânia do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, além do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” e Navios-Patrulha “Bracuí”, “Bocaina” e “Guanabara”, celebraram a Memória aos Mortos da Marinha em Guerra. A data faz alusão ao afundamento da Corveta “Camaquã”, que naufragou em 1944, durante tormenta no litoral pernambucano, deixando 33 mortos, após cumprir missão de escoltar comboio de navios mercantes. Alguns anos atrás, o colunista realizou significativa Cerimônia, quando comandou o NT “Abdias Nascimento”, reunindo a tripulação para leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e o posterior lançamento de flores ao mar, com o som da Canção dos Ex-Combatentes da 2ª Guerra Mundial, de autoria do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil)

Solenidade a bordo do Navio-Patrulha “Guanabara”.

Alunos da EFOMM do CIABA participam de Regata em Barcarena (PA)

Os Alunos da nossa tradicional “Universidade do Mar”, que é o poderoso “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), participaram da Regata de Verão realizada na praia do Caripi, no município de Barcarena (PA), coroando o penúltimo final de semana das férias de Julho. A equipe de Vela da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) celebrou a vitória, após intensos treinos e dedicação, conquistando os três primeiros lugares na categoria masculina, com os Alunos Da Silva, Gomes e Apolonio. Já na equipe feminina, o resultado não poderia ser outro. A Aluna Giovana Dias mostrou impressionantes habilidades, garantindo o primeiro lugar. A coluna parabeniza os vencedores e, principalmente, os participantes, que demonstraram amizade e espírito de equipe. Parabéns CIABA! (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Aluno participando da Competição de Vela em Barcarena (PA).

Alunos festejando suas premiações.

Oficiais Mercantes em visita institucional ao Comandante do CIABA

Na foto temos o Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro, acompanhado do Oficial Superior de Máquinas Zuza, no momento da entrega de camisa comemorativa ao Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga, Comandante do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA). A Turma da EFOMM-CIABA de 1978 (TEC-1978), através desses dois representantes, fez recente visita ao CMG Márcio Braga, na ocasião entregando convites e a camisa alusiva ao evento de 45 anos de formatura, para o Baile de Reencontro dos Ex-Alunos na Sede Social da Assembleia, no dia 11 de Outubro de 2023. Quando esses bravos Oficiais eram lançados em suas carreiras no mar, o colunista tinha apenas 2 anos de idade. Quis o destino que, após vários anos, a carreira mercante fosse o principal objetivo. Parabéns a Turma de 1978, com certeza será um evento brilhante para rever amigos, parentes e colegas.

CMG Marcio Braga com o OSM Zuza e CLC Darlei

Aniversariante do dia 06 de Julho: Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado

A coluna de hoje parabeniza uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira: o Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado. O Comandante Ronaldo Cevidanes é autor do livro “A Rota da Solidão”, que conta a história técnica da ida de seu navio ao Japão. Também foi Superintendente da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape) da Petrobrás, onde exerceu essa função por longos anos. Saúde, paz, fé e esperança são os nossos desejos ao CLC Ronaldo Cevidanes.

CLC Ronaldo Cevidanes ao lado do Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar e Alunos da EFOMM-CIAGA.

MARÉ ALTA.

O Sistema Informatizado de marcação de presença nas Capitanias, para resoluções e renovações de certificações de marítimos e afins, têm se mostrado essencial, uma vez que se pode agendar sem sair de casa. É uma boa sacada, já que as Capitanias proporcionam ao aquaviário um melhor atendimento, com hora marcada e pontualidade.

MARÉ BAIXA.

Uma pena que o protocolo emitido pela Diretoria de Porto e Costas (DPC) só é válido em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). Quem vai para o longo curso fica “a ver navios”. Contudo, as Capitanias tem se utilizado do carimbo de revalidação temporária, com postergação em meses. Melhor isso do que nada.

PASSADIÇO.

Nosso Editor-Chefe do Portal da Navegação Edson Sabbá, que também é colunista, sempre atualizando os assuntos sobre a Marinha Mercante e nosso setor marítimo, fluvial e lacustre.

Agradecimentos ao amigo colunista Luiz Omar Pinheiro pela citação deste Comandante em sua coluna do último domingo. Forte abraço e boas navegações.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho chegando ao Brasil nos próximos dias, vindo de grande viagem internacional. Boa chegada e operações tranquilas.

O Oficial Superior de Máquinas Edson Magalhães curtindo o frio de Buenos Aires, na Argentina, onde se encontra no momento. Boa viagem ao grande Chefe.

O 2º Oficial de Máquinas Germando Araújo da Costa vibrando ao vestir novamente o bege da Marinha Mercante Brasileira. Desejamos bom embarque e estágio.

Dia inesquecível para o Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade quando esteve a bordo do navio do colunista, o NT “Oscar Niemeyer”, em 2016.

Também a bordo esteve o Capitão de Mar e Guerra Aristide de Carvalho Neto, quando era Capitão dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Saudades dessa época.

Já de volta ao batente o Capitão de Longo Curso André Leal, no Comando de navio da “Log In”. Dizem, não sei, que o seu navio sempre é um dos melhores. Acredito!

Outro amigo que presta relevantes serviços na Log In é o 1º Oficial de Náutica Daniel Moura, que já serviu nas fileiras do Exército Brasileiro.

O irmão, Coronel Paraquedista Moura, mesmo na reserva, continua prestando relevantes serviços na Força Terrestre do Brasil.

NAVEGANDO

Nesta edição postaremos a última informação sobre os navios da classe “ITA”. Mesmo esquecidos por muitos, os navios dessa classe foram ícones da navegação brasileira, deixando uma grande marca na cultura popular, conforme noticiamos. Os feitos servem como um lembrete da riqueza e diversidade da nossa história marítima.

Logo mais, às 14 horas, a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) realizará seu 24º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas. Um seleto público prestigiará a Cerimônia que ocorrerá no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Publicaremos fotos do evento nas próximas edições.

A Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) em breve terá novos Acadêmicos Titulares. Contudo, já estão abertas as indicações de personalidades civis e militares para condecorações de medalhas, em evento que se realizará no mês de Novembro. O colunista, como Acadêmico Emérito, espera estar presente se assim Deus o permitir.

O Estaleiro Mauá, que fica em Niterói (RJ) ampliou sua área de atracação, ao liberar o berço 1.1 (mais 140 metros), após 10 anos. Essa empresa deverá participar das licitações de construção de novos navios, revitalizando a indústria naval e offshore que ficou ociosa nos últimos anos.

“Navegando no Futuro: Segurança em Primeiro Lugar” será o Tema da Organização Marítima Internacional (IMO) no ano 2024. A celebração ocorrerá no dia 26 de Setembro, sempre na última quinta-feira do referido mês. Neste ano, será comemorado no dia 28 de Setembro. A Comunidade Marítima se preparando para a data.

Promovendo a segurança e a cultura naval, a Marinha do Brasil participou ativamente da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, com a largada dada através do estrondoso tiro de canhão de salva do NavioVeleiro “Cisne Branco”. O evento começou no dia 23 e vai até amanhã.

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) formou novos Marinheiros Auxiliar de Máquinas e Marinheiros Auxiliar de Convés em Cerimônia realizada no dia 20 de Julho, em Fernando de Noronha. São 23 novos aquaviários que participaram do Curso de Formação e agora estão aptos a embarcar.

A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE), em parceria com o Abrigo do Marinheiro, promoveu Colônia de Férias para os filhos dos militares, entre os dias 17 e 20 de Julho. Foi uma grande iniciativa, onde as crianças puderam aproveitar idas ao cinema e passeios pela orla de Fortaleza (CE).

Ainda repercute positivamente nos meios navais e marítimos a série apresentada pela Rede TV de Belém do Pará sobre o dia a dia da rotina do Aluno da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar). Com certeza ficará sempre na lembrança dos jornalistas Catete e Márcio Oliveira.

Hoje, o colunista sairá de águas jurisdicionais brasileiras (AJB), passando a navegar por águas internacionais do Uruguai e, posteriormente, da Argentina, com rumo apontando para o Estreito de Magalhães. Conforme informações que chegam, o frio está intenso nessa região. (RM).

 

Fonte: (CCP) Coluna Covés Principal - CLC Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br