Comemoração do Dia Marítimo Mundial

Coluna Convés principal - CLC Ricardo monteiro

Comemoração do Dia Marítimo Mundial

CLC Menezes, Almirante de Esquadra Borges e CCB Gustavo. - No dia 28 de Setembro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a Comunidade Marítima para celebração do Dia Marítimo Mundial. A Cerimônia Militar foi presidida pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguia, atual Comandante de Operações Navais (CON) e Diretor Geral de Navegação (DGN), contando ainda com o Diretor de Portos e Costas (DPC), Comandante do CIAGA e Oficiais das Forças Armadas. A Comunidade Marítima se fez representar pelo Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM), pela Conttmaf e as empresas de navegação, além dos diversos segmentos do setor. Durante o evento houve outorgas da Medalha do Mérito Marítimo e o título de “Comodoro da Marinha Mercante”, além da aposição floral. A Cerimônia foi encerrada com o Desfile da Guarda de Honra do CIAGA. Um coquetel foi servido aos presentes.

O evento contou com a presença da Comunidade Marítima.

Marinha realiza treinamento para a Romaria do Círio Fluvial 2023

Um grande treinamento foi realizado no dia 22 de Setembro envolvendo os órgãos de coordenação que participarão da Romaria do Círio Fluvial, em conjunto com a Marinha do Brasil, visando a segurança dessa grande procissão das águas. A Baía do Guajará será o palco de mais um Círio, que neste ano de 2023 acontecerá no dia 07 de Outubro (sábado), véspera do grandioso e famoso Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Esse treinamento contou com as presenças de militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), do Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte (GrEOpRibN), da Base Naval de Val de Cães (BNVC) e do Exército Brasileiro (EB). Também participaram o Grupamento de Patrulha Fluvial de Segurança Pública do Estado do Pará (GFlu), 1º Grupamento Marítimo Fluvial (1º GMaF), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Praticagem. Que tudo ocorra de forma tranquila e segura nesse Círio Fluvial. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Embarcações da Marinha do Brasil durante o treinamento.

Centro dos Capitães participa da Cerimônia do Dia Marítimo Mundial.

O Centro dos Capitães da Marina Mercante (CCMM) participou da Cerimônia do Dia Marítimo Mundial, realizada na última quinta-feira (28) no CIAGA, com a sua Presidência e Diretoria. O Capitão de Longo Plínio Rodrigues Calenzo (Presidente do CCMM), Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior (Presidente do Conselho Superior), Capitão de Longo Curso Joselito Câmara (1º Vice-Presidente) e o Sr. Julio Barcellos (Diretor) representaram uma das instituições de renome, na qual também faz parte da Marinha Mercante Brasileira. Parabéns ao CCMM!

Diretor Julio Barcellos, Presidente Calenzo, Presidente Alvaro e 1º Vice-Presidente Câmara

CLC Calenzo, CLC Brazuna, CLC Freire e CLC Câmara.

Curso da Escola de Guerra Naval.

Apesar dos inúmeros pedidos, e apoios, de colegas da Comunidade Marítima, o colunista não foi o escolhido, pela Diretoria de Transporte Marítimo para o Curso de Política e Estratégia Marítimas (CPEM) da Escola de Guerra Naval (EGN). Contudo o trabalho continuará. Devido importante conteúdo, publicamos mensagem da Gerência Executiva de Operações de Navios:

Escola de Guerra Naval.

"Caro CLC Monteiro, boa tarde, Inicialmente gostaríamos de agradecer suas gentis palavras com votos de sucesso na gestão da nossa frota. Os desafios são enormes, contudo, com o habitual apoio das nossas honrosas tripulações, teremos a certeza que cumpriremos a missão que nos foi confiada. Acredita-se que o sucesso é um trabalho em equipe. A respeito da sua candidatura ao relevante curso do C-PEM, agradecemos a sua disponibilidade e informamos que já temos indicado pela Transpetro um capitão de longo curso, o qual irá nos representar nessa jornada. Ressalta-se que, com os recentes Planos de Demissão Voluntária, temos enfrentando um grande desafio de guarnecer os nossos navios que operam em “world wide”, com Capitães de Longo Curso experientes, que possam continuar a representar a companhia da melhor forma possível, com segurança e eficiência operacional. Ante o exposto, informamos que o seu pleito se juntará com outras indicações, e certamente será apreciado, em uma próxima oportunidade, assim como os demais colegas que compõe o seleto grupo de Capitães de Longo Curso da Transpetro. Agradecemos antecipadamente e desejamos sucesso continuado. Gerente Executivo".

MARÉ ALTA.

A Cerimônia do Dia Marítimo Mundial, realizada no CIAGA, com certeza absoluta foi uma das melhores nos últimos tempos, com a Comunidade Marítima e Instituições enviando suas representações. Pra finalizar, o Desfile da Guarda de honra saudou com maestria um belo evento que deixou a Marinha Mercante empolgada com os futuros Oficiais, onde em breve guarnecerão nossos navios e frota de apoio marítimo.

MARÉ BAIXA

Bem que a leitura da mensagem do Secretário da Organização Marítima Internacional (IMO) deveria ter sido executada por um aquaviário, na Cerimônia do Dia Marítimo Mundial. Temos vários representantes, que são verdadeiras expressões da Marinha Mercante Brasileira. Acredito que o ideal seria a leitura pelo Embaixador da IMO no Brasil, que atualmente é exercida pela Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, ou pelo Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM), que é o Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo. Fica a dica para o próximo ano.

PASSADIÇO.

O Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar acumula os cargos de Comandante de Operações Navais e Diretor Geral de Navegação. Em ambos, exerce as funções com desenvoltura. O Capitão de Longo Curso Walter Albuquerque da Silva foi o marítimo que recebeu o maior grau da Medalha de Mérito Marítimo: 4 Âncoras – Passador de Ouro, em virtude dos seus 8.658 dias de embarque. Já os Capitães de Longo Curso Josemar Rocha de Souza (7.965 dias) e Luiz Otávio Virgens da Silva (7.952 dias) receberam a Medalha com 4 Âncoras – Passador de Prata. O colunista foi o 1º Oficial de Náutica do então Capitão de Cabotagem Luiz Otávio Virgens da Silva, que na ocasião realizava seu primeiro comando a bordo do gaseiro “Grajaú”. O primeiro Imediato no Comando do colunista foi agraciado com a Medalha de 4 Âncoras – Passador de Bronze. Trata-se do Capitão de Longo Curso Helton Guilherme Pereira (5.868 dias). O Consultor Marcus Vinícius Lisbôa palestrou na XIX Slom realizadas entre os dias 27 e 29 de Setembro. O assuntou foi sobre controle e combate da poluição. Parabéns, “the best”. O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar participou da Confraternização no Clube Naval em apoio ao projeto voluntárias Cisne Branco e obras do Berço. O amigo Altair Souza atualmente exerce o cargo de Engenheiro de Segurança, na função de Gerente de Segurança & Saúde do Projeto Nova Ponte Tocantins. Em breve encontro amistoso com o jornalista Antônio Cattete e Diretor Márcio Oliveira, ambos da Rede TV de Belém do Pará. Muitos assuntos para colocar em dia. O Condutor Francisco Mendessonhh defendeu sua tese para o Mestrado de Direito e foi aprovado com louvor. Parabéns ao amigo por mais esse sucesso.

NAVEGANDO

Há 125 Anos, Rui Barbosa escreveu em “A Lição das Esquadras”: “... O mar é um curso de força e uma escola de previdência. Todos os seus espetáculos são lições: não os contemplemos frivolamente...”. Sem dúvida nenhuma, uma das grandes mensagens que nos deixou, principalmente para os homens do mar. O Porto de Itaqui realizou mais uma grande operação envolvendo dois navios tanques de uma conceituada subsidiária de estatal. No Cais 106 aconteceu a transferência de 65 metros cúbicos de diesel, numa manobra conhecida como “Ship to Ship”. Isso se deu entre os dias 22 e 24 de Setembro, sendo feita com sucesso, consolidando como hub de combustíveis. O Porto do Rio de Janeiro recebeu três plataformas de petróleo, procedentes da Bacia de Campos, fundeando antes da ponte Rio-Niterói. A estimativa é que essas plataformas fiquem pelo menos um mês, passando por manutenções e reparos, atualizações de maquinários e equipamentos, além da troca da tripulação, quando possível. As empresas Acelem e Bunker One firmam importante parceria para operação de bunker no porto de Itaqui, no Maranhão. Tanto a Refinaria quanto a Comercializadora avaliam que a estratégia representará direcionamento de até 10% das exportações de combustível marítimo para atendimento do mercado doméstico. É o porto do Arco Norte em crescente desenvolvimento, trazendo divisas para o país. Na última terça-feira (26) o Governo Federal liberou o montante de R$ 41 milhões para as obras emergenciais de dragagem no canal de navegação do Rio Solimões, entre as cidades de Tabatinga e Benjamin Constante, ambas no Amazonas. Os trabalhos devem iniciar no dia 06 de Outubro e durarão 45 dias. Atualmente presenciamos uma das secas mais rigorosas nos rio da região amazônica. Por outro lado, devido as cheias na Lagoa dos Patos e Rio Guaíba, com enchentes causando destruição e remanejamentos, as operações na capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estão suspensas, conforme determinação da Prefeitura local, que também ordenou o fechamento das comportas. O Rio Guaíba atingiu 3,17 metros acima do normal, representando nível mais alto desde 1941. Grande apreensão de drogas no Amazonas foi realizada pela Marinha do Brasil, durante a Operação “Ágata”, no combate ao tráfego no rio Solimões. Uma embarcação, transportando 1,3 toneladas de entorpecentes “Skank” e 90,78 Kg de pasta base de Cocaína, foi interceptada por militares, durante Patrulha e Inspeção Naval. Parabéns a nossa Força de Mar. A AMAZUL marcou presença na 67ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), destacando os avanços nucleares brasileiros em evento global, na cidade de Viena, na Áustria. A comitiva foi liderada pelo Diretor-Presidente, Vice-Almirante (RM1) Newton de Almeida Costa Neto, representando muito bem o nosso país, num dos maiores eventos globais na área nuclear. O Comando de Operações Terrestres (COTER) do glorioso Exército Brasileiro visitou no dia 19 de Setembro o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Marinha do Brasil, localizada na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. O principal objetivo foi de conhecimentos da estrutura organizacional e das instalações, além da oportunidade de familiarização com a aeronave SARP ScanEagle. O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, em homenagem ao Dia Marítimo Mundial, iluminou seu Painel e Prédios com luzes azuis, dando destaque merecido e relevante a essa importante data do Calendário Marítimo. De praxe, no sábado (30), realizou importante Regata. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br