10ª Festa dos Oficiais da Marinha Mercante Brasileira

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

10ª Festa dos Oficiais da Marinha Mercante Brasileira

Confraternização de Oficiais da Marinha Mercante - O Salão Nobre da Assembleia Paraense, no Centro de Belém, foi palco de uma grande confraternização de marítimos e familiares: a 10ª Festa de Oficiais da Marinha Mercante Brasileira, em suas várias gerações presentes. O evento, comemorado sempre na época dos festejos do Círio de Nazaré, aconteceu no último dia 13 de Outubro, ocorrendo anualmente para todos aqueles que estiverem ou residem na “Cidade das Mangueiras”. Conforme anunciamos anteriormente na coluna, essa confraternização foi idealizada pelo Capitão de Longo Curso Luz, em conjunto com outros Oficiais Mercantes, com o objetivo de reunir anualmente em um baile festivo, onde todos possam participar juntamente com seus familiares. Infelizmente, o colunista deixou de atender o convite em virtude de embarque e viagem ao exterior, mas cumprimenta a todos os mercantes que participaram do prestigiadíssimo evento.

Vai chegando na reta final as festividades do Círio de Nazaré 2023

As festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré se encerrarão na próxima segunda-feira (23), com a Procissão do Recírio, após mais de 15 dias de festividades entre romarias e shows na Praça da Basílica Santuário. A história do Círio de Nazaré remonta a Outubro de 1700, quando uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada às margens do igarapé Murucutu. Desde então, Belém celebra a famosa festividade todos os anos, com diversas romarias e eventos. A celebração é tão significativa que ficou conhecida como o “Natal dos Paraenses”. A imagem original, encontrada há mais de três séculos, ainda é venerada na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Círio Fluvial deste ano foi bastante organizado.

Pelo seu especial conteúdo, publicamos na íntegra mensagem do CLC Luz

A foto é um Túnel do Tempo que data de Junho de 1980, quando o então Imediato Luz estava na Cerimônia de Entrega do navio ao Comandante Marinho e sua Tripulação, no Estaleiro Ishikawajima do Brasil. De paletó preto o Superintendente do Departamento de Transporte da Petrobrás, Almirante Telmo Becker Reifschnider. Apertando a mão está o Superintendente da Fronape, Comandante Barcellos. Importante mensagem enviada ao colunista pelo Capitão de Longo Curso Luz, na qual transcrevemos na íntegra:

"Meus sinceros parabéns ao Fidalgo por esta conquista. Lamento tanto no meu período de embarcado, nós que demos parte da nossa juventude e parte da vida a FRONAPE, não fazer este tipo de incentivo. Mas fico muito feliz por hoje ser diferente. O Homem do mar merece todo o meu apoio e respeito, E você, Ricardo, tem uma importância muito grande em fazer essas divulgações... nós mercantes precisamos disso. Forte abraço e tenha uma excelente quarta-feira". CLC Luz

Entrega do NT “Maísa”

Dia do Maquinista e do Eletricista foi comemorado em 17 de Outubro

No dia 17 de Outubro celebrou-se o Dia do Maquinista e Dia do Eletricista, tanto na Marinha de Guerra quanto na Marinha Mercante Brasileira. A coluna presta as devidas homenagens aos tripulantes que fazem parte da Seção de Máquinas dos navios e embarcações de apoio, sendo responsáveis pela manutenção, conservação e funcionamento de todos os equipamentos e sistemas de bordo, portando, os “Guardiões das Máquinas”. A profissão de maquinista remonta ao período da Primeira Revolução Industrial, época em que ocorreram inovações tecnológicas e grandes transformações. A navegação a vapor estava apenas começando, sendo os maquinistas os responsáveis por manter as fornalhas acesas e os depósitos de carvão abastecidos. Hoje, o cenário é bem diferente. Com o alto nível de automação e tecnologia, os maquinistas precisaram se adaptar aos novos tempos, porém as responsabilidades permaneceram as mesmas: garantir que tudo funcione perfeitamente. Parabéns, Maquinistas e Eletricistas!

Maquinistas em atividades na Praça de Máquinas.

MARÉ ALTA.

Vai se encerrando mais uma festividade do Círio de Nazaré. Muitos devotos devem está sentindo aquela saudade da festa que se estendeu por mais de quinze dias. Mas ainda não acabou. Teremos o encerramento no domingo a noite e a Procissão do Recírio na segunda pela manhã. Agora os votos se renovam para mais um ano de espera, com toda a devoção e bondade na alma, para o próximo Círio em 2024.

MARÉ BAIXA.

Quanta falta de empatia vemos nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) de algumas empresas do Offshore. Chega até ser covardia as tabelas salariais aplicadas, dizendo ainda que são compatíveis com o mercado. O pior é quando ficam devendo ou não pagam. Lastimável! Ainda bem que, para combater esse tipo de abuso, temos a Conttmaf e o Sindmar. Se não fosse por eles, a coisa poderia ser bem pior.

PASSADIÇO.

O Capitão de Longo Curso Albano Silva Fidalgo transmitirá o Comando do NT “José do Patrocínio” ao colunista, no porto de Punta Arenas, no Chile, onde o navio trocará boa parte da tripulação. Realizou palestra no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar o nosso ilustre amigo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar. O Capitão de Longo Curso Antônio Creão Garcia se recuperou bem da cirurgia realizada. Aos poucos vai retornando às suas atividades normais. Boa sorte ao mestre. Sinceras mensagens elogiosas são enviadas pelo Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa a cada edição lançada da coluna. Agradecimentos e sucessos ao amigo. Reunião com os Embaixadores da Paz acontecerá no retorno do colunista a Belém. Nosso amigo jornalista Antônio Cattete é o atual Delegado Regional da AIEB-Bras.

NAVEGANDO

Que me perdoem se eu estiver errado. Mas ouvir de próprios tripulantes que existem empresa de apoio marítimo que faz sonegação fiscal ou deixa de pagar os marítimos está bem fora de cogitação. É sempre o armador querendo lucro e mais lucro, tendo que escravizar para conseguir seus intentos. Os Oficiais passam 3 anos de escola e mais um ano de Praticagem, para realizarem seus sonhos, acabam caindo, por algumas vezes, em algumas furadas. Portanto, olho vivo. O Rio Amazonas e seus afluentes continuam com a seca rigorosa, o que vem reduzindo as escalas dos navios. Alguns, considerados de pequenos portes, já realizam operações Ship to Shhip em frente à cidade de Codajás (AM), como nos casos dos gaseiros que abastecem Manaus, Belém e São Luís. As companhias torcem para que a estiagem logo passe e os rios voltem a subir de níveis. Depois da CGA CGM e Aliança, agora é a vez da Maersk suspender os serviços de transportes para o porto de Manaus. A situação crítica é percebida pelos leitos dos rios, onde os banhistas presenciam grande faixa de areia. Segundo fontes do site “Porto Manauara”, o nível de água é o mais baixo desde que os registros foram estabelecidos em 1902. E o rio continua secando. O colunista sente muita saudade do tempo em que comandava os navios gaseiros, sendo o principal deles o NT “Oscar Niemeyer”, quando navegava pelo norte e nordeste, cumprindo várias missões, com bravura dos navegantes. As notícias na coluna do Alyrio Sabbá eram elogios, bem como do Comando do 4º Distrito Naval. Bem que a Transpetro poderia presentear o colunista com o retorno aos navios de GLP. Por falar em Transpetro, hoje temos vários marítimos na Direção da empresa, que já estiveram embarcados no passado. Já algum tempo que essa administração vem auxiliando os navios e suas tripulações no rumo certo da empresa. Entre os que se destacam, podemos citar o Comandante Nunes, Comandante Menezes e Chefe de Máquinas Figueiró, que hoje curtem aposentadorias ao lado de suas respectivas famílias. Também a Fronape (Frota Nacional de Petroleiros) teve um Comandante como Superintendente. Trata-se do Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado, que por muito tempo navegou a bordo dos grandes navios VLCC’s. Ele, juntamente com o Comandante Menezes, como Inspetor Geral (Inger) sustentava o pilar forte da companhia. Louvável e digna de aplausos foi a iniciativa do Hospital Naval de Recife (HNRe) em homenagear a história e contribuição da Força Naval do Nordeste, que prestou relevantes serviços à Nação Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. A Força era composta por 12 navios de diferentes classes. A Cerimônia ocorreu no dia 05 de Outubro. Um efusivo Bravo Zulu ao Hospital Naval. O Estaleiro Brasil Sul, que fica em Itajaí (SC), vem se destacando na construção das Fragatas Classe Tamandaré (F200) em ritmo acelerado. Serão quatro embarcações que devem atingir capacidade operacional de proteger as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), com tecnologia de ponta, contribuindo para o desenvolvimento da indústria local e construção naval no país. No próximo dia 23 de Outubro será comemorado o Dia do Aviador. A data celebra o primeiro voo do “14 Bis” por Alberto Santos Dumont. A primeira vez que essa comemoração, em solo brasileiro se realizou, foi no ano de 1936, 30 anos depois do grande voo. Tal fato marcou o surgimento da aviação. Hoje temos grandes empresas construtoras de aeronaves de alta tecnologia, como a Embraer. O Dia das Crianças foi muito bem aproveitado pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). A Escola Municipal de Bom Jesus, que fica localizada na Ilha de Bom Jesus dos Passos, receberam os militares no dia 10 de Outubro. Cerca de 130 crianças foram beneficiadas com palestras educativas e doação de coletes salva-vidas. As empresas parceiras foram a Enseada Indústria Naval e Campomar Náutica. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteirp

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Por: (LCN) Luis Celso News

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