DIA DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA

Diretoria de Portos e Costas - ORDEM DO DIA Nº 06/2023

DIA DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA

O Decreto n° 482 de 1962 estabeleceu o dia 28 de dezembro como o Dia da Marinha Mercante Brasileira. Aescolha da data remete ao nascimento de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Figura proeminente no Brasil do século XIX, Mauá desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do país, tendo identificado o mar como via de crescimento e projeção do Brasil no cenário mundial. Suas obras, seu espírito empreendedor e sua visão vanguardista foram alguns dos motivos pelos quais foi escolhido como o Patrono da Marinha Mercante Brasileira.

O legado do Barão de Mauá vai além de suas realizações tangíveis. O exemplo de Mauá influenciou o setor, moldando a trajetória do transporte marítimo no Brasil. Seu espírito empreendedor, patriotismo e comprometimento com o desenvolvimento do país continuam impulsionando o setor marítimo e fluvial e inspiram os milhares de profissionais que têm nos mares e rios a sua fonte de sustento.

Os desafios impostos há mais de 200 anos ainda permeiam a trajetória da Marinha Mercante Brasileira, que diariamente é instigada a incorporar novas tecnologias aos seus navios, métodos cada vez mais sustentáveis à construção naval e práticas de ESG às atividades portuárias e de navegação, de modo a integrar de forma definitiva o Brasil ao comércio marítimo global.

Ocupando posição estratégica na economia brasileira, dado os 7.500 km de extensão da nossa costa e os cerca de 13.000 km de vias interiores navegáveis, a Marinha Mercante é de vital importância para o desenvolvimento econômico do país. Em um mundo interconectado, onde as cadeias de suprimentos se estendem além das fronteiras, a Marinha Mercante desempenha um papel crucial na facilitação do comércio internacional, conectando diferentes regiões e países, além de exercer a importante função de vetor de transformação social por meio dos empregos que gera e, também, por meio do desenvolvimento que alcança comunidades longínquas do nosso país.

Ciente da importância da atividade mercante para o Brasil, a Autoridade Marítima Brasileira se orgulha em desempenhar seu papel, estabelecido pela Lei Complementar n° 97/99, que designa à Marinha do Brasil a honrosa função de orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades correlatas, observando primordialmente a promoção da segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental causada por embarcações, plataformas e suas instalações de apoio.

Não obstante a função regulatória ser de singular relevância, desempenhar o papel de responsável pela formação técnico-profissional dos mais de 190.000 aquaviários brasileiros em atividade, é motivo de orgulho para a Autoridade Marítima Brasileira. No ano de 2023 foram entregues ao mercado de trabalho 14.437 profissionais formados e aperfeiçoados nos 71 Órgãos de Execução do Sistema do Ensino Profissional Marítimo que realizaram mais de 640 cursos do Programa de Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários.

Pelos motivos acima mencionados, no dia de hoje devemos homenagear a superlativa Marinha Mercante Brasileira, que tem a cada dia sedimentado sua importância na vida dos brasileiros e no desenvolvimento da nação. Tal qual seu patrono, o Barão de Mauá, a essência desbravadora da Marinha Mercante nos estimula a cada dia mais buscarmos no horizonte um futuro de desenvolvimento, tomando cada novo desafio como uma oportunidade de crescimento para o país!

Viva a Marinha Mercante Brasileira! Viva o Brasil!

SERGIO RENATO BERNA SALGUEIRINHO

Vice-Almirante - Diretor

 

Fonte: Agência/MB

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com