Excelência: JF de Oliveira é campeã na edição do Prêmio ANTAQ 2023

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social" - Domingo

Excelência: JF de Oliveira é campeã na edição do Prêmio ANTAQ 2023

A JF de Oliveira, empresa do Grupo Chibatão, celebrou uma conquista expressiva ao ser reconhecida como a grande campeã na categoria Conformidade Regulatória Longitudinal de Cargas durante a 6ª edição do Prêmio ANTAQ 2023, que aconteceu na noite da quinta-feira (23). O prêmio destacou as empresas que, no período de 2018-2022, demonstraram as melhores conformidades regulatórias, conforme o novo modelo de perfil de risco da fiscalização.

A Diretora Executiva da JF de Oliveira, Sra. Lucielma Ramos, recebeu a distinção das mãos do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery. A cerimônia, que aconteceu em um ambiente de prestígio, reuniu líderes e influenciadores do setor aquaviário. Este ano, o tema "Melhores Práticas ESG e Inovação" foi central, reconhecendo iniciativas que promovem práticas ambientais, sociais e de governança.

A vitória da JF de Oliveira destaca não apenas o compromisso com a excelência regulatória, mas também a capacidade da empresa em adotar práticas inovadoras alinhadas aos princípios ESG. A JF de Oliveira, integrante do Grupo Chibatão, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência, contribuindo não apenas para a logística e o comércio local, mas também para o desenvolvimento socioeconômico da região. A premiação destaca a empresa como referência no setor, consolidando sua posição como um player chave no cenário nacional. Além da conquista em conformidade regulatória, a ANTAQ promoveu o Summit ANTAQ 2023, proporcionando um espaço para diálogo sobre regulação, com a participação de autoridades governamentais e entidades ligadas ao setor aquaviário. (Matéria completa do evento no site: www.luiscelsonews.com.br)

Lucielma Ramos (JF de Oliveira) e Eduardo Nery (Diretor da ANTAQ)

Diretores da ANTAQ

Os premiados

PALESTRA

Nos dias 20 e 21 de novembro, aconteceu o festejos ao “Primeiro FIPAM” do Cinquentenário deste NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. “Na condição de Coordenador desta Mesa Redonda, integrante dos festejos do Cinquentenário deste NAEA, João Tertuliano Lins e meus companheiros palestrantes: José Freire, Edna Castro e Maria Elvira Sá, cumprimentamos e agradecemos suas honrosas presenças neste evento, bem como, e,principalmente,  aos dirigentes do NAEA, Professores Doutores Armim Mathias e Marineide Chaar Bahia, que nos convidaram para falar sobre o FIPAM, como primeiro curso originário deste NAEA”. 

Inicialmente, temos a dizer que, dos 30 alunos integrantes da turma do FIPAM, cinquenta anos atrás, ainda somos 11 remanescentes, 06 dos quais aqui presentes (levantem-se por favor e eu, José Freire, Edna Castro, Maria Elvira, Antonio Fiock e Walter Alexandre), devemos agradecer e festejar este memorável fato histórico de, como remanescentes da turma dos 30 alunos, termos constituído o curso pioneiro deste também cinquentenário NAEA.

Mesa dos alunos do FIPAM nos 50 anos do NAEA   Walter Alexandre, Fiock, Maria Elvira, Tertuliano, Edna e José Freire.

LOGÍSTICA

O MPor está em Santos-SP para inaugurar obras importantes na região. Novo píer do Porto de Santos, voltado para produtos granéis líquidos. Com o píer, teremos mais agilidade no escoamento da produção, aumentando em 25% a capacidade de atracação para navios.

Outra inauguração importante foi de duas áreas na Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos para estacionamento de caminhões, que vai criar 260 vagas para enfrentar e resolver uma demanda de mais de duas décadas.

O terminal aeroportuário João Corrêa da Rocha passa a ser administrado pela concessionária espanhola Aena. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

O Terminal de Contêineres de Salvador apresentou um aumento na exportação de frutas de 304% no período de janeiro a outubro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Movimentando 2.997 contêineres de produtos, com destaque para o limão, a manga e a uva, as cargas vêm do norte de Minas Gerais, de Sergipe, da Bahia e têm como destino Europa e América do Norte, principais mercados consumidores de frutas do Brasil.

DNIT Informa - Usuários do km 246 da BR-116/RS e da ERS-240! A partir desta segunda (27) inicia a interdição para veículos pesados na passagem inferior de Adão Hoefel, em São Leopoldo. A restrição de circulação no local está prevista para permanecer até fevereiro de 2024.

Devido às chuvas fortes que atingem os três estados da Região Sul, alguns trechos se encontram com intervenção total, parcial ou operando com sistema de PARE e SIGA nas rodovias.

Nesta segunda-feira (27), será iniciada uma interdição entre o km 121,05 e o km 121,5 da BR-101/RN, nas proximidades do Posto de Pesagem PIAF, essa medida se faz necessária para viabilizar o avanço das obras de implantação do Posto de Fiscalização.

NEWS
Irritados com o veto integral do presidente Lula ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia no país, parlamentares já se articulam pela derrubada do dispositivo no Congresso.

O foco da irritação está direcionado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que defendeu ontem a inconstitucionalidade do benefício e minimizou a possibilidade de demissões. Haddad prometeu, porém, apresentar medidas alternativas.

A agenda sustentável do Brasil na COP28, em Dubai, destaca a recuperação e a conversão de pastagens degradadas como prioridades. O governo brasileiro, desde o lançamento do plano safra atual, enfatiza a sustentabilidade como um pilar essencial. Marcelo Morandi, chefe da assessoria internacional da Embrapa, destaca a expertise brasileira na recuperação de pastagens ao longo dos anos.

A produção de café mundial estimada para o ano-cafeeiro de outubro de 2022 a setembro de 2023, atingiu um volume físico total equivalente a 171,3 milhões de sacas de 60 kg. A performance representa uma ligeira recuperação de 1,7%, na comparação com os mesmos doze meses do período anterior.

Desse volume total da safra mundial, 98,6 milhões de sacas, que correspondem a 57,5%, são da espécie de coffea arabica e 72,7 milhões de sacas (42,5%) da espécie de coffea canephora (robusta+conilon).

O estudo tem como base e fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – outubro 2023, da Organização Internacional do Café (OIC), que está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

A demanda aquecida por carne bovina no último trimestre do ano, impulsionada pela entrada do décimo terceiro salário, bonificações, criação de empregos temporários e festividades de fim de ano, contribuiu para a manutenção dos preços. As informações são da Safras & Mercado.

A oferta de animais confinados está próxima do limite, enquanto a presença de animais terminados a pasto no Centro-Norte brasileiro é limitada devido ao clima adverso, caracterizado por chuvas irregulares.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira.

 

Fontes: (CLCN), Canal Rural, Ascom/MPor e Ascom/DNIT.

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br