Após três dias de exercícios na floresta, militares americanos recebem o brevê de SELVA

Comando Militar do Norte

Após três dias de exercícios na floresta, militares americanos recebem o brevê de SELVA

Belém (PA) – Foram três dias incansáveis no meio da floresta amazônica, aprendendo técnicas de sobrevivência. Desta forma, cerca de 150 militares norte-americanos receberam o brevê de SELVA da tropa brasileira, do 2° Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), responsável pelas instruções.

A Formatura foi presidida pelo General de Divisão André Laranja Sá Correa, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte. Ele destacou a resistência dos militares americanos diante dos desafios do ambiente de selva e ainda elogiou a equipe de instrução que conduziu as atividades. “A gente considera que o resultado foi muito bom. Talvez a maior dificuldade para eles foi aclimatação no nosso ambiente operacional. No mais, acredito que conseguimos alcançar o nosso objetivo principal que é a integração entre as forças”.

O Estágio de Adaptação e Vida na Selva (EAVS) marcou a primeira etapa do Exercício CORE23  (Combined Operation and Rotation Exercise), um exercício bilateral entre os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA). “Nós tivemos várias instruções principalmente relacionadas a sobrevivência na selva, construção de abrigos, como obter alimentos, água, fogo, mas também as relacionadas as orientação e técnicas fluviais.”, destacou o coronel Rodrigo Ribeiro, comandante do 2º BIS.  

Durante as instruções, a típica chuva de Belém batizou os militares. Para o militar SPC Vozzela, apesar do cansaço, esta foi uma experiência ímpar. “A gente está molhado 24 horas por dia. Então, acrescenta um pouco mais de peso, mas é bom. Mantém a gente em forma. Em geral, eu amei a experiência”.

A soldado de primeira classe, Casey, destacou que esta foi a primeira vez que teve contato com a região amazônica. “Com certeza não gostei dos insetos, mas foi muito impressionante conhecer a fauna. Os exercícios foram muito divertidos, eu nunca havia feito nada como isto antes, então com certeza é algo para lembrar”.

As próximas fases da CORE23 serão realizadas no estado do Amapá, entre os dias 6 e 16 de novembro, aonde irão desenvolver atividades nos municípios de Macapá, Ferreira Gomes, Oiapoque e no Distrito de Clevelândia do Norte.

FONTE: Asom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br