Capitão de Longo Curso Gondar recebe várias premiações na literatura brasileira

Coluna Convés Principal - CLC - Ricardo Monteiro

Capitão de Longo Curso Gondar recebe várias premiações na literatura brasileira

No mês de Maio, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, recebeu várias premiações, desta vez no campo da literatura nacional. A primeira delas foi no 6º Concurso Literário Cristovão Pereira de Abreu (foto), conseguindo o segundo lugar na Categoria Trova Literária, realizado no sul do país, representando o Estado do Rio de Janeiro. Já a Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro (FALARJ), promoveu o “Concurso Literário Relâmpago Virtual 2023” com o Tema sobre a “Mulher”. O Comandante Gondar conseguiu o 1º Lugar na categoria “Poesia” e o 2º lugar em “Trova”. O Comandante é um grande escritor, tendo lançado varias publicações, dentre elas os volumes dos livros “Marinheiras e Brejeiras”, muito lidas a bordo por colegas que curtem a arte da leitura. Parabéns ao CLC Gondar pelo sucesso e os prêmios recebidos!

Desfiles Naval e Aeronaval celebram o Dia da Marinha no Rio de Janeiro (RJ).

A Marinha do Brasil celebrou seu dia no Rio de Janeiro (RJ) com espetáculos impressionantes dos Desfiles Naval e Aeronaval ocorridos na manhã de domingo (11) na orla, percorrendo o Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste e Forte do Leme (Zona Sul). Os navios que participaram da Parada Naval foram as Fragatas “Defensora”, “Constituição”, “Liberal”, “União” e “Rademaker”; a Corveta “Júlio de Noronha”; os Navios-Patrulha “Gurupá” e “Macaé”; o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”; o Submarino “Tikuna”; o Navio de Socorro Submarino “Guillobel”; e o Navio-Hidroceanográfico “Taurus”. Já a Parada Aeronaval teve as participações de duas aeronaves HU-12 “Esquilos”, duas HU-15 “Super Cougar”, um SH-16 “Seahawk”, um AH-11B “Wild Lynx” e duas aeronaves de asa fixa AF-1 “Skyhawk”. Os desfiles ocorrem a décadas, mostrando para a população os navios e aeronaves que protegem o território nacional e as riquezas da Amazônia Azul. (Colaboração e Fotos: Marinha do Brasil).

Desfile Naval em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).

Desfile Aeronaval teve participações de diversas aeronaves.

Integrantes da Turma de 1975 e 1982 do CIABA se reúnem em confraternização

No mês de Maio, houve grande encontro em Belém do Pará dos integrantes das Turmas de 1975 e 1982, capitaneados pelos Capitães de Longo Curso Roberto Brabo e Roger Arero. Foi um momento de descontração, relembrando os velhos tempos de escola e as grandes navegações que realizaram, onde alguns realizam até os dias atuais. O colunista recebeu o atencioso convite, porém, devido embarque, não pôde comparecer, e agradece a todos pela participação.

Mercantes das Turmas de 1975 e 1982.

Banda Marcial e Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais agitam o público em Copacabana e Maracanã

Ainda em comemoração ao Dia da Marinha, as Bandas Marcial e de Música do Corpo de Fuzileiros Navais realizaram apresentaram na Praia de Copacabana e no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Em Copacabana, além dos clássicos musicais, a Banda Marcial realizou evoluções, formando a “âncora”, símbolo da Marinha do Brasil, entoando a Canção “Cisne Branco”, entusiasmando os presentes. Já no Maracanã, momentos antes da partida entre Flamengo e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, a Banda Marcial encantou os torcedores presentes, arrancando aplausos com os clássicos “Aquarela do Brasil” e “Cidade Maravilhosa”. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil)

Banda Marcial realizando evoluções em Copacabana.

A Banda Marcia também se apresentou no Estádio Maracanã.

MARÉ ALTA.

O Apoio Marítimo oferece vagas em todas as empresas do setor, atuando na Bacia de Campos, Bacia de Santos, em várias regiões portuárias e agora na Bacia Equatorial, onde a Bram já possui algumas embarcações em Belém. Há quem diga que os salários oferecidos no offshore são bem mais elevados do que nas empresas de cabotagem. Como por exemplo, um Sub-Chefe de Máquinas no Offshore ganha mais do que um Chefe de Máquinas na Cabotagem. Mercado em alta e capitalismo é isso.

MARÉ BAIXA.

Passageiros estão usando as embarcações fluviais para cometerem delitos, como é o caso dos transportes de drogas e entorpecentes, nos rios do Pará. Só um detalhe: os órgãos da Segurança Pública, que envolve a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar já estão de olho nesse tipo de crime. Várias apreensões já se realizaram, bem como prisões efetuadas. O fluviário trabalha para garantir seu salário “suado”, enquanto que alguns preferem dinheiro fácil. Quando são pegos, dá no que dá.

PASSADIÇO.

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, proferiu excelente Ordem de Serviço sobre o Dia da Marinha no último domingo. Postaremos na próxima edição.

O Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo receberá amanhã a Medalha da Ordem do Mérito Naval, no Grau de Cavaleiro. Parabéns ao Comandante. Condecoração merecida.

O nosso amigo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar se recuperando bem da saúde. Logo estará de volta no batente. Estamos torcendo por ele.

O Capitão de Longo Curso Alex, Comandante do NT “Carlos Drummond de Andrade” representou bem os marítimos no evento que Celebrou os 25 Anos da Transpetro.

Também o Capitão de Longo Curso Helton Guilherme Pereira, Comandante do gaseiro NT “Jorge Amado”, escreveu emocionante texto em comemoração a essa data.

O Editor-Chefe do Portal da Navegação, nosso ilustre Edson Sabbá, sempre mantendo contato com o colunista. Com ele as notícias são de primeira linha para todos os leitores.

O colunista deixou saudades aos Oficiais de Náutica Herbert Prestes e Júlio Azevedo, atualmente a bordo do NT “André Rebouças”. Dois ótimos Oficiais.

O Chefe de Máquinas Sérgio Miranda Costeira com bastante dor de cabeça com o nosso Paysandu. Esperamos reabilitação para poder disputar uma possível classificação. Remota, mas existe.

Outros dois também com dores de cabeça são os Capitães de Longo Curso Roberto Brabo e Panda Carvalho. O Remo ainda tá na pior.

O Contramestre José Dantas de Amorim Filho é detentor da Medalha de Mérito Marítimo. Mesmo na aposentadoria, sempre se atualiza com as informações do nosso setor através da coluna

NAVEGANDO

A MSC (Mediterranean Shipping Company), empresa suíça especializada em transporte marítimo, está negociando a compra da empresa brasileira Wilson Sons, uma das companhias mais longevas do país, fundada há quase 200 anos. Trata-se de uma transação de cerca de R$ 5 bilhões. Se fechar, será a segunda aquisição de uma empresa nacional pela MSC em um ano: em 2022, comprou a Log-In.

Ação iniciada em Maio, liderada pelo “Portos Rio”, prevê as retiradas de 42 embarcações de madeira da Baía de Guanabara, ainda neste ano de 2023.Já os cascos metálicos, que demandam trabalhos mais complexos devem demorar. Contudo, são previstas remoções de 55 embarcações soçobradas até 2024.

As empresas de apoio marítimo pretendem mapear principais demandas e reabrir debates sobre a formação de marítimos em virtude do aquecimento de atividades offshore. Para isso, um dos principais assuntos será a verificação, junto a Autoridade Marítima, se a média anual de formandos garantirá quantidade de profissionais suficiente para tripular embarcações. Oferta de mercado pode significar boa remuneração e repouso.

A Navalshore Amazônia, realizada no mês de Maio em Manaus (AM) teve 100% do espaço de exposição comercializado. Foram 54 estandes, representando mais de 100 marcas nacionais e internacionais, contribuindo para que a 1ª Edição na Região Norte tivesse o total sucesso, conforme anunciamos anteriormente.

A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu no rio Paraná próximo ao arroio Riachuelo, na Argentina. Foi um enfrentamento entre a esquadra paraguaia e a brasileira, sob o comando do então Almirante Barroso. O resultado foi decisivo para a consolidação da posição do Brasil e dos aliados na guerra contra o Paraguai.

Excelente inciativa da Marinha do Brasil que, juntamente com o Porto de Recife, proporcionaram experiência inesquecível para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down ao visitarem o NavioPatrulha (NPa) “Grajaú” no último domingo (11) em comemoração ao Dia da Marinha. Posteriormente os portões foram liberados para o público em geral.

No dia 12 de Junho, a Força Aérea Brasileira celebrou o Dia da Aviação de Transporte, setor responsável por unificar nosso vasto território nacional e conectar o Brasil com o mundo. A data rememora uma das mais notáveis missões dessa divisão: o primeiro voo do Correio Aéreo Nacional.

O Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper completou seu primeiro aniversário de criação no dia 03 de Junho. Um grande encontro foi realizado entre Diretores e Associados contando com a presença da Presidente Neide Benchimol. Segundo o Diretor de Protocolo, José Cândido, foi “dia de muita alegria, felicidade e leveza”.

Infelizmente a Polícia Rodoviária Federal registrou aumento na taxa de mortalidade durante o feriado de Corpus Christi 2023. Porém, houve queda de 45% no número total de acidentes e de 41% em relação a pessoas feridas. Abordados o total de 2.726 veículos e 2.984 pessoas nas rodovias federais, sendo lavradas 1.232 autuações.

Amanhã, o Comando do 4º Distrito Naval realizará a Cerimônia Militar de Imposição da Medalha Ordem do Mérito Naval, encerrando as comemorações do Dia da Marinha. Infelizmente alguns colunistas amigos não receberam o convite. Isso não acontecia desde 2015 quando essas personalidades da imprensa paraense sempre cobriam as matérias em suas colunas. Em solidariedade aos amigos de imprensa e por motivos de saúde, esse colunista não poderá comparecer ao brilhante evento. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

ricardo. monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com