Maior navio de guerra da América Latina atracou pela primeira vez em Belém (PA)

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Maior navio de guerra da América Latina atracou pela primeira vez em Belém (PA)

Tripulação do NAM "Atlântico" formando a palavra BELÉM.

O Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, Capitânia da Esquadra Brasileira, atracou no porto de Belém (PA) no último sábado (05), procedente de sua base do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), na Ilha das Cobras. Sua principal missão será compor o aparato de segurança da Cúpula da Amazônia, que reúne Presidentes e representantes de todos os países amazônicos na capital paraenses entre os dias 08 e 09 de Agosto. Em toda a história de Belém do Pará, é o maior navio da Marinha a atracar no porto, possuindo 208 metros de comprimento e 31,7 metros de boca (largura). Sua tripulação é composta por 1.100 militares. Ao final da Cúpula da Amazônia, o navio NAM “Atlântico” seguirá para a região da foz do Rio Amazonas, onde realizará operações e ações de guerra naval, visando o controle de área marítima naquela região. (Contribuição: Assessoria de Comunicação Social – Comando do 4º Distrito Naval).

Momento da chegada do NAM “Atlântico” em Belém (PA).

O NAM “Atlântico atracou no Armazém 101, próximo ao Ver-o-Rio.

Visita do CLC Alvaro José de Almeida Júnior ao Centro dos Capitães

Uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, visitou recentemente o Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM). O Comandante Alvaro é natural do Pará, tendo presidido o Centro por longos anos. Em sua gestão, foram criados o Hino e a Bandeira da Marinha Mercante, além do Livro que conta a História da nossa instituição e a Medalha de Mérito Marítimo. Também lançou sua biografia, intitulada “O Mar como Destino”, contando sua saída da área ribeirinha, passando pela Escola de Marinha Mercante do Pará, até chegar ao Comando dos grandes navios na Aliança. Na foto temos o CLC Alvaro ao lado da CLC Hildelene, CLC Gondar e o sobrinho Marcello. O Comandante Gondar deu um grande abraço no CLC Alvaro, amizade essa de muito tempo. Atualmente o CLC Alvaro exerce a função de Presidente de Honra do CCMM

Sr. Marcello, CLC Gondar, CLC Alvaro e CLC Hildelene.

Pelo seu conteúdo, publicamos na íntegra mensagem do CLC Carlos Alberto Costa.

Boa tarde, meu caro amigo. Parabéns por mais uma excelente edição do “Convés Principal”. Homenagem justíssima aos mortos em período de guerra. Na linha de frente, como na defesa do nosso território. E um especial Bravo Zulu ao CLC Ronaldo Cevidanes, uma personalidade ímpar da nossa Marinha Mercante. Parabéns pela missão que a você e ao Comandante Albano foi designado. Tenho certeza que os nobres Comandantes somarão conhecimento e força para executar com “maestria”. Sempre que possível, divida conosco esse conhecimento da rota no “Convés Principal”. É motivo de muito orgulho saber que nossa empresa está conquistando os mares do mundo. E que nossos profissionais são muito bem preparados e estão na “frente de batalha” para executar missões como essa. Desejo ao amigo e tripulação do NT “José do Patrocínio” uma ótima travessia até seu destino! CLC Carlos Alberto Costa.

CLC Carlos Alberto Costa.

Homenagens aos Heróis de Guerra da Marinha em Salvador (BA).

A Cerimônia em Homenagem aos Mortos da Marinha em Guerra, realizada no dia 24 de Julho, na Sede do Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA), foi emocionante e patriótico. A memória desses marinheiros que participaram de conflitos bélicos sempre será honrada. Militares das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública, representantes do Governo e membros da Comunidade participaram do evento, lembrando àqueles que deram suas vidas ao nosso país, seja nos campos de batalhas ou nos mares. Tais quais nos eventos já divulgados na coluna, houve tiro de fuzilaria e toque do silêncio ecoando sobre a Baía de Todos os Santos. A lancha da Capitania dos Portos da Bahia, “Stella Maris”, depositou flores nas águas calmas. Viva o Brasil! (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).

Cerimônia no Comando do 2º Distrito Naval.

MARÉ ALTA.

A Campanha do Dia da Marinha do Brasil, celebrado no dia 11 de Junho, com a vitória na histórica Batalha Naval do Riachuelo, conquistou a atenção e engajamento do público em várias regiões do país, destacando a relevância da nossa Força de Mar para a sociedade. Em Belém (PA), o colunista teve a honra e prazer de levar a família para visitação nos navios de guerra em frente da Escadinha da Estação das Docas. Dia inesquecível.

MARÉ BAIXA.

Todos conhecem o vilão “Duas Caras”, que costuma enfrentar o Batman. Ao acordar e dormir, sempre enfrentamos, seja na vida real ou imaginária, no trabalho ou no parque de diversão, próximo ou longe. “Alguns líderes atacados por todos os lados tentam escapar da realidade ignorando os problemas crônicos; outros lançam os seus subordinados uns contra os outros numa suposta competição que acaba subvertendo todos os objetivos comuns. O preço da liderança incompetente é, obviamente, uma organização incompetente”. (Livro “Este Barco Também é Seu”).

PASSADIÇO.

O Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa esteve em Belém (PA), por ocasião da atracação do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Ele que já comandou o 4º Distrito Naval, irá rever colegas e amigos. O Comandante do Navio é o Capitão de Mar e Guerra Mozart Junqueira Ribeiro, que recebeu a imprensa para entrevista no dia 04 de Agosto. Voltaremos com mais informações. O Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro, atual Delegado do Sindmar em Belém (PA), sempre se faz presente aos eventos da Marinha do Brasil. Ele que é portador da Medalha de Mérito Tamandaré. Outro portador das mais altas condecorações da Marinha do Brasil é o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, entre elas se destaca a Medalha de Mérito Naval, no Grau de Comendador. Estamos nas orações pelo Mestre e Capitão de Longo Curso Antonio Creão Garcia, que se submeteu a cirurgia. Que retorne o mais breve possível ao batente. O Agente Wadson Magalhães sempre lendo a coluna lá de Salvador (BA). Aguardando a ida do colunista à Baia de Todos os Santos, de navio, é claro. O Capitão de Cabotagem Fábio Rolim confidenciou que resolveu entrar para a Marinha depois que seu pai o levou para visita na Base Naval de Val de Cães, que recentemente completou 74 anos. A Tenente Tainá Medeiros prestando relevantes serviços à Marinha do Brasil no Estado do Amazonas. Ela que é paraense da gema. Com certeza sente saudades dos familiares. O 2º Oficial de Máquinas Germando Araújo da Costa finalmente embarcará no NT “Rômulo Almeida”, na cabotagem, transportando produtos derivados do petróleo. Ele agradeceu ao colunista. Os Práticos Luiz Dominguez e Alexis Silva conduziram o NT “José do Patrocínio” pelo famoso Estreito de Magalhães, entre os dias 03 e 04 de Agosto.

NAVEGANDO

A 17ª Edição da Navalshore, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de Agosto, reunirá grandes empresas conceituadas no mercado nacional internacional, como a Wartsilla, Rolls Royce, Akzonobel, Kongsberg, Cummins, Mistsubishi Marine, Yanmar, Sotreq, entre outras. Com certeza será um sucesso. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou pedido de determinada empresa para instalação de Terminal, fora do poligonal de Itaqui, na Baía de São Marcos (MA), visando atracação de FSRU com capacidade para 150 mil metros cúbicos. O próximo passo do processo será celebração de contrato de adesão junto ao Ministério. Ainda a Navalshore 2023, o Ministro dos Portos e Aeroportos, Sr. Márcio França, confirmou sua importante presença na Cerimônia de Abertura do dia 22 de Agosto. A ascensão da indústria marítima tem boas perspectivas para os próximos anos. O evento é o principal encontro do nosso também do nosso setor. O Porto de Pecém concluiu, no dia 1º de Agosto, a maior operação de placas de aço da sua história. Isso porque ocorreu o embarque de 72 mil toneladas de placas em um único navio, denominado “Yasa Ruby”, que partiu com destino ao porto de Houston, nos Estados Unidos. O Setor de embarcações recreativas no Brasil terá aumento de 200% até o ano de 2025, conforme divulgado pela “TCP Partners – Boutique de Investimento e Gestão”. Foi apontado um forte crescimento nas modalidades como lanchas, veleiros, iates e jets-ski. Muitas dessas embarcações são produzidas no nosso país. As baleias jubartes, que são verdadeiras gigantes dos mares, encantam o Litoral Baiano até o mês de Outubro, despertando as admirações de turistas e moradores. Com isso, os cuidados na navegação devem ser redobrados, de forma consciente e respeitosa. Durante a Segunda Guerra Mundial, no mês de Agosto de 1942, três navios mercantes foram afundados na costa de Sergipe, forçando a entrada do Brasil no conflito. Já em 1º de Agosto de 1943, o Bagé, maior navio brasileiro, foi atacado por submarino alemão, tirando a vida de 27 tripulantes, incluindo o Comandante, o Capitão de Longo Curso Arthur Monteiro Guimarães. A 16ª Brigada de Infantaria de Selva¸ sediada em Tefé (AM), comemorou seu 30º Aniversário, sendo peça fundamental para a defesa da nossa Amazônia. A Cerimônia Militar contou com as presenças de autoridade civis e militares, além de veteranos e a população em geral. Parabéns, Selva! No próximo dia 09, o Tribunal Marítimo (TM) promoverá o XIV Workshop de Direito Marítimo, promovendo um maior entendimento sobre temas ligados ao assunto, contribuindo para a formação de uma mentalidade marítima mais sólida no país. O colunista passou pelo famoso Estreito de Magalhães, ganhando as águas do Oceano Pacífico (que de pacífico não tem nada) na América do Sul. Agora navega com destino a Cherry Point, nos Estados Unidos, onde em breve cruzaremos a Linha do Equador. (RM)

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br