Praticante Oficial de Náutica cumpre seu Estágio embarcado

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Praticante Oficial de Náutica cumpre seu Estágio embarcado

PON Rodrigo Santiago, CMG Santiago e o CLC Ricardo Monteiro.

O Praticante Oficial de Náutica Rodrigo Santiago cumpriu recentemente o seu Período de Praticagem, que é um estágio embarcado onde se coloca em prática toda a teoria recebida durante o Ciclo Escolar na nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar). Na foto, ele aparece ao lado do seu genitor, o Capitão de Mar e Guerra José Alexandre Santiago da Silva, que exerceu a função de Capitão dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e o colunista, por ocasião da Cerimônia de Entrega de Prêmios Escolares em 2021. O Praticante já efetuou entrada na sua documentação para ascender à função de 2º Oficial de Náutica da Marinha Mercante Brasileira, bem como sua certificação, quando aguardará então o seu próximo embarque. O pai Santiago está muito contente e entusiasmado com o filho, que agora deverá seguir sua carreira mercante com dedicação e honra, num momento em que o mercado de trabalho está bastante aquecido, com muitas ofertas de empregos. O colunista deseja sucesso ao futuro 2º oficial de Náutica Rodrigo Santiago, com as benções de Deus! (Foto: Luís Celso).

NT “Marcílio Dias” realiza Cerimônia de Entrega de Certificados.

Uma grande Cerimônia foi realizada a bordo do NT “Marcílio Dias”, em 04 de Agosto, quando os Certificados de “Exploradores do Estreito de Magalhães” foram entregues ao Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz com sua valorosa e honrada tripulação. O evento seguiu de um coquetel, com os tripulantes demonstrando mais um dever cumprido ao passar por um dos locais de grande beleza e com navegação requerendo maior segurança, em virtude dos canais, correntes e presença constante de mau tempo. O Estreito de Magalhães é muito conhecido mundialmente, desde a época das grandes navegações, quando as caravelas de Fernão de Magalhães descobriram o local. Os Certificados, entregues pelos Práticos, é uma cortesia da Marinha de Guerra Chilena ao navio e a toda tripulação, quando navegaram pelo estreito. O navio tem como destino os portos de Valparaíso, no Chile. Parabéns ao Comandante e Tripulação do NT “Marcílio Dias”

CLC Diniz com os Práticos do Estreito de Magalhães.

Tripulação do NT “Marcílio Dias”.

Túnel do Tempo: CLC Ronaldo Cevidanes a bordo do VLCC “José Bonifácio”

O Túnel do Tempo desta Edição data novamente de 1996, a bordo do VLCC “José Bonifácio”, quando o Superintendente da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape), Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado, despedia-se da Tripulação. O momento dessa ocasião era a Passagem de Comando do CLC Paulo Afonso ao CLC Milhomem. Na época, era comum ocorrer esse tipo de Cerimônia a bordo, contando com presenças de personalidades civis e militares, além de familiares. Na foto, temos o Oficial Superior de Máquinas Emmanuel e o Comandante Paulo Afonso em despedida do Comandante Ronaldo no Portaló.

CLC Ronaldo Cevidanes com CFM Emmanuel (acima) e CLC Paulo Afonso (abaixo).

Encontro com os Alunos do 1º Ano da EFOMM do CIAGA

No dia 03 de Agosto, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar esteve no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), interagindo com os Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Os futuros Oficiais estão na iminência de realizar um grande passo em suas carreiras: a escolha das categorias de Náutica ou Máquinas. Quando ascenderem ao 2º Ano, já terão em suas platinas a estrela, representando Náutica, e a Hélice, para aqueles que seguirão Máquinas. Os que optarem por Náutica poderão ascender até a categoria de Capitão de Longo Curso. Já os que escolherem Máquinas, chegarão a Chefe de Máquinas em navios de grande porte. Boa sorte aos Alunos do 1º Ano nas escolhas das suas respectivas categorias!

CLC Gondar com os Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIAGA

MARÉ ALTA.

Aprendizados através dos livros. Esse com certeza serão os tipos de ensinamentos que jamais se deixarão de lado, seja através do meio físico, ou através do meio eletrônico. Na Marinha Mercante, temos vários livros de Comandantes contando sua história (biografia), técnicos (relatando viagens internacionais) e históricos (empresas e formações). Muitos deles conhecemos de renomadas expressões do setor.

MARÉ BAIXA.

Falta de Navio-Escola para a Marinha Mercante Brasileira. Com isso evitaria que muitos Praticantes oriundos das EFOMM’s do CIAGA e do CIABA aguardassem estágios a bordo dos navios de bandeiras brasileiras. Para ter ideia dessa demora, tem Praticantes formados em 2020 e 2021 que ainda realizam o Período de Praticagem. Torçamos para que futuramente tenhamos um navio para esse fim.

PASSADIÇO.

Um golaço a atual gestão do Vice-Almirante Antonio Capistrano de Freitas Filho trazer o maior navio da América Latina a Belém do Pará. Com certeza os paraenses jamais esquecerão. O colunista agradece ao Vice-Almirante Capistrano o gentil convite para a “Parada Após o Pôr do Sol”, a bordo do NAM “Atlântico”, realizado no dia 07 de Agosto. Devido missão no mar, não foi possível o comparecimento. O Vice-Almirante Edgar Luiz Barbosa Siqueira pôde rever os amigos que fez em nossa saudosa cidade das Mangueiras. O amigo colunista Luiz Omar Pinheiro esteve a bordo do NAM “Atlântico” acompanhando sua manobra de chegada e atracação no sábado (05), em Belém. O Capitão de Mar e Guerra Mozart Junqueira Ribeiro participou de entrevista coletiva com a imprensa, com bastante cordialidade e fina educação. O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Marcelo Baptista Santos é um competidor nato. Está sempre participando das maratonas, inclusive ganhando medalhas. Parabéns! Nosso Mestre e Capitão de Longo Curso Antonio Creão Garcia se encontra em recuperação na sua residência. As orações e rezas sempre dão certas. O Capitão de Longo Curso Fábio Guilherme Lima Torres estará na cidade maravilhosa para o evento denominado Rio Pipe. Boa participação ao amigo! O amigo Saymon Afonso continua a trilhar sua profissão como Oficial de Máquinas. Primeiro lugar de sua turma, realizou a famosa Viagem de Ouro. Segundo o Saymon, na época o Comandante do Navio-Escola era o estimado Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva.

NAVEGANDO

Após Fernão de Magalhães, somente 58 anos depois outro navegador deu a volta ao mundo atravessando o Estreito de Magalhães. Trata-se de Francis Drake. Uma coincidência trágica: no mesmo porto de São Julião onde ocorreu o julgamento e condenação dos revoltosos, também Drake sufocou uma revolta e fez executar um dos conspiradores. Diversos estaleiros nacionais estarão presentes na Navalshore 2023, que será realizada entre os dias 22 e 24 de Agosto. Destaques para o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), Rio Maguari (representando a Região Norte, mas precisamente, Belém do Pará), Belov, Mauá e São Miguel. Às 09 horas acontecerá o XIV Workshop de Direito Marítimo, promovido pela nossa Corte do Mar. Será uma oportunidade para debater questões-chave em relação à segurança marítima e à regulação de embarcações. Os painéis serão: a Natureza Jurídica e Nacionalidade das Embarcações e o Abandono e Reciclagem de Embarcações e Plataformas. Segundo dados da Abeam/Syndarma, a Frota de Apoio Marítimo fechou o 1º Semestre com 410 embarcações. Esse é o relatório mais recente já divulgado por ambas as instituições. Do total dessas embarcações, 193 são PSVs e OSRVs, além de 56 AHTS, 25 FSVs e crew boats, 19 PLSVs, 18 RSVs e 16 MPSVs operando em águas brasileiras. Concluída a Operação “Verão Amazônico 2023” pela Marinha do Brasil, na Região Norte, que abrangeu os Estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí durante as férias escolares. O período de 1º a 31 de Julho, as inspeções foram intensificadas nas áreas de maior tráfego de embarcações de transportes e de lazer. O Tribunal Marítimo (TM) sempre avaliando acidentes e promovendo conscientização sobre segurança náutica. As principais causas de acidentes no setor aquaviário são a imprudência e a imperícia. É preciso ficar de olhos abertos, pois segurança da navegação é dever de todos. O Instituto Militar de Engenharia (IME) recebeu a visita do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva¸ no dia 28 de Julho, acompanhado de autoridades militares, visando o destaque da importância da inovação. Posteriormente, assinou o Livro de Ouro da instituição de ensino. Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública uniram esforços na Operação Ágata Fronteira Norte, buscando proteger a terra indígena Yanomami e combater atividades ilegais, como o garimpo e devastação na região. A coluna sempre tem noticiadas informações a respeito do assunto. O Aniversário de 45 Anos do HEMOPA de Belém do Pará foi comemorado com militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS) contribuindo com doação de sangue, no dia 02 de Agosto. O objetivo principal foi o aumento do estoque de sangue da Fundação. Bravo Zulu. O colunista já navega pelas costas de países da América do Sul, no lado do Oceano Pacífico. O tempo agora está bom. Em breve passaremos pelo Peru e, posteriormente, cruzar a Linha do Equador. (RM).

 

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@Luiscelsonews.com.br