Comando Militar do Norte realiza operação conjunta com Marinha e Força Aérea em defesa do litoral norte do Brasil

Comando Militar do Norte

Comando Militar do Norte realiza operação conjunta com Marinha e Força Aérea em defesa do litoral norte do Brasil

Rio de Janeiro (RJ) - Com o objetivo principal de defender o território nacional, pelo extremo norte do Brasil, o Comando Militar do Norte (CMN) realizou a 'Experimentação Doutrinária – A Força Terrestre na Defesa do Litoral', atividade que conta com a participação efetiva do Ministério da Defesa, da Marinha e da Força Aérea. 
Entre os dias 7 e 18 de agosto, mais de 130 militares das três Forças coirmãs estiveram reunidos nas instalações do Centro de Adestramento - Leste, na Guarnição da Vila Militar do Rio de Janeiro, para realizar o planejamento das ações simuladas do Exercício. Dentro do contexto, a principal ação foi uma operação de Assalto Anfíbio, que consiste em uma infiltração pelo mar em direção a terra, no litoral do Amapá e na Foz do Amazonas. 
A gente parte do princípio de que toda operação de defesa do território nacional é uma operação conjunta. Em alguns momentos teremos a prevalência de ações navais e outros, de ações terrestres. A Marinha do Brasil está sempre disposta a contribuir com as operações que visam a integridade territorial brasileira”, destacou o Capitão de Mar e Guerra Dirlei, Imediato do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais.
Esta atividade se torna primordial, primeiramente, porque faz parte da nossa missão, principal que é a defesa da pátria, e estamos trabalhando nesta área, atualmente, porque é estratégica para o CMN e está na política de defesa nacional. Esse treinamento conjunto é um grande ganho doutrinário”, destacou o General Sá Corrêa, comandante do Centro de Coordenação de Operações do CMN.
Como parte dos trabalhos da fase Construtiva, os militares puderam desenvolver as tarefas de ataque e defesa por meio de um sistema de computador, chamado COMBATER, softwere oficial de treinamento do planejamento do Estado-Maior utilizado pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste). O exercício estava sendo aplicado ao mesmo tempo no Rio de Janeiro e em Macapá, com os militares da 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Esta é a primeira vez que Exército, Marinha e Força Aérea realizam este tipo de treinamento virtual juntos.
Esta atividade contribui para a integração e a interoperabilidade entre as Forças Singulares, com nivelamento de conhecimento sobre o assunto e obtendo avanços para a Doutrina Militar.
A gente ressalta que a força aérea teve uma participação efetiva durante todas as etapas da experimentação doutrinária. Tudo com o objetivo de operar sinergicamente com as demais forças”, disse o Tenente-Coronel Fabiano, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
O Exercício reuniu militares de 56 Organizações Militares das três Forças, agregando capacidades necessárias para a natureza da operação, incluindo o novo conceito do Exército com as Operações de Convergência.
A razão de ser do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas é a interoperabilidade. Então essa atividade tem sido de essencial importância para a troca de conhecimentos”, concluiu o Coronel Jacaúna, do Ministério da Defesa. 

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br