Escassez de navios de carga rolante desafia a logística mundial

Com apenas 500 navios Ro-Ro em circulação no globo, a crise vai desde aumento no preço do frete marítimo até falta de espaço para embarcar as cargas

Escassez de navios de carga rolante desafia a logística mundial

São Paulo, novembro de 2023 – No mundo hiperglobalizado de hoje, os desafios logísticos são numerosos. Além da situação de seca no Canal do Panamá, o transporte de carga rolante enfrenta uma questão crítica: de acordo com a empresa de pesquisas SkyQuestt, há apenas 500 navios de carga rolante (também conhecidos como navios Ro-Ro) estão em operação nas américas. Essa escassez de espaço nos navios Ro-Ro desencadeou uma crise no transporte de cargas rolantes, levando a um aumento exponencial nos custos de frete. Os impactos dessa crise são profundos e afetam diversas indústrias, destacando a urgência de encontrar soluções inovadoras para superar esse desafio premente.

Uma das soluções emergenciais encontradas pela DHL Global Forwarding, uma das líderes globais em serviços de frete e logística, é adotar uma abordagem de embarques "breakbulk", na qual as cargas são carregadas individualmente em navios. Essa estratégia permite uma gestão mais eficiente do espaço disponível, ajudando a mitigar os efeitos da escassez e reduzindo os custos para os seus clientes.

Estamos comprometidos em oferecer soluções personalizadas que não apenas atendam às necessidades imediatas de nossos clientes, mas também preparem o terreno para uma logística global mais inovadora e flexível”, afirma Cláudio Ramos, diretor de Projetos Industriais e Energia Renovável da DHL Global Forwarding. “Ao adotar práticas como embarques breakbulk, estamos demonstrando nosso compromisso de liderar a indústria em meio a desafios complexos.”

Essas medidas não apenas respondem à crise presente, mas também indicam uma mudança fundamental na logística global. Ao adotar estratégias inovadoras como os embarques "breakbulk", a indústria está se transformando para enfrentar desafios complexos. Essa adaptação não só resolve preocupações imediatas, mas também aponta para uma evolução radical na forma pela qual o mundo pensa sobre transporte e logística.

DHL – Excellence. Simply delivered.

A DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de "fulfillment", transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, "life sciences" e "healthcare", engenharia, manufatura e energia, automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como “a empresa de logística para o mundo”.

A DHL faz parte do Grupo DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 94 bilhões em 2022. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo DHL visa alcançar uma logística de zero emissões líquidas até 2050.

 

Fonte: Sofia Andreassa 

sofia.andreassa@rpmacomunicacao.com.br

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br