Tripulante é promovido a Contramestre a bordo do navio “Log-In Pantanal”

Coluna Convés Principal - CLC - Ricardo Monteiro

Tripulante é promovido a Contramestre a bordo do navio “Log-In Pantanal”

Capitão de Longo Curso Allan Moreira ao lado do Contramestre Rogerio Floriano.

No dia 15 de Maio foi realizada Cerimônia de Promoção do Contramestre (CTR) Rogerio Floriano a bordo do navio FC “Login Pantanal”, que agora assume a função de Mestre da embarcação. A Cerimônia foi presidida pelo Comandante do navio, Capitão de Longo Curso Allan Moreira, e contou com a presença de toda a tripulação, prestigiando e homenageando o tripulante por sua dedicação, profissionalismo e disciplina. O Comandante fez uma breve explanação a importância de se manterem as tradições marinheiras, fazendo menção sobre a iniciativa de se realizar tal evento, pois certamente muito representa na carreira de um aquaviário a ascensão na carreira e o reconhecimento por parte da administração de bordo e da empresa. Também completou sobre a importância que tem o Mestre a bordo, pois como manda a tradição, é o único subalterno cuja função precede do pronome de tratamento “Senhor” (Sr.), assim devendo ser tratado por todos como Sr. Mestre. A coluna parabeniza o CTR Rogerio Floriano pela sua honrosa promoção, bem como deseja sucesso na função que irá desempenhar, e ao Capitão de Longo Curso Allan Moreira pela sua iniciativa em manter as tradições navais e prestigiar sua tripulação.

O evento a bordo do FC “Login Pantanal” contou com a presença da tripulação.

Aspirantes da Escola Naval prestam solene Juramento à Bandeira Nacional.

Nesta semana (05), a Escola Naval, que é o estabelecimento de ensino superior mais antigo do país, realizou a tradicional Cerimônia Militar de Juramento à Bandeira e Entrega de Espadins para os Aspirantes do 1º Ano. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que também contou com as presenças de várias autoridades civis e militares, além de familiares dos futuros Oficiais da nossa Força de Mar. A turma denominada “Almirante Cochrane” é composta por 173 jovens aspirantes de diversos estados do país, tendo também seis estudantes de Marinhas Amigas. Desse total, dozes Aspirantes são do segmento feminino. O juramento à Bandeira se constitui no ato de compromisso com o país e os princípios que os guiam. Também receberam os tradicionais espadins, que representam os símbolos do Aspirante na Marinha. Sucessos aos Aspirantes e que bons ventos venham em suas carreiras. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Aspirantes do 1º Ano da Escola Naval em formatura para a Cerimônia

Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante visita a IMO.

No dia 05 de Junho, o Capitão de Longo Curso Dayvison Sarah Lima visitou a IMO (International Maritime Organization), tendo prestigiado o importante encontro com o representante da CONTTMAF junto a RPB-IMO, Oficial Superior de Máquinas Nilson Lima, na Sessão do Comitê de Segurança Marítima. O CLC Dayvison Lima participou do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) em 2017. Atualmente comanda uma das mais modernas embarcações na navegação de Apoio Marítimo da empresa DOF do Brasil. Parabéns aos representantes da Marinha Mercante Brasileira.

OSM Nilson Lima e CLC Dayvison Lima no Comitê de Segurança Marítima da IMO

CLC Dayvison Lima no encerramento do Curso na ESG.

Praticante Oficial de Máquinas Wendel vem se destacando a bordo do NT “Garrincha”.

Na foto temos o Comandante do NT “Garrincha”, Capitão de Longo Curso Aroldo Caleber, o Praticante Oficial de Máquinas Wendel e a 2º Oficial de Máquinas Marina Leal. O PON Wendel é oriundo do ACOM do CIABA. Já esteve embarcado com este colunista, como Condutor-Mecânico, a bordo do NT “Abdias Nascimento”. Segundo o tripulante, sua Praticagem está sendo bem produtiva, conseguindo absorver os ensinamentos de condução da Praça de Máquinas, de forma tranquila e segura, sempre aprendendo algo diferente a cada dia. Em breve irá encarar novos desafios. Sucessos para ele.

CLC Caleber, POM Wendel e 2OM Marina.

MARÉ ALTA.

Alterações na Nomam-21 (Norma da Autoridade Marítima) criou novos brevês para os cursos de aperfeiçoamentos em diversas categorias, tais quais existem para os Oficiais de Náutica e de Máquinas (APNT e APMA). Com certeza os tripulantes que farão jus aos novos brevês usarão com orgulho em seus uniformes a bordo, uma vez que são merecedores. Parabéns a DPC pela iniciativa.

MARÉ BAIXA.

Em todas as empresas, sejam de qualquer segmento, temos pessoas infelizes que visam prejudicar os outros, pelo simples fato que isso satisfaz seus egos ou querem demonstrar que mandam e desmandam. “Alguns chefes são impiedosos, ainda que eficazes, e você não tem outra escolha a não ser suportá-los, até que eles se destruam sozinhos ou aposentem” (Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff – Esse barco também é Seu). Qual acontecerá primeiro?

PASSADIÇO.

O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho vem realizando grande administração à frente de um dos Comandos mais movimentados do Brasil: o 4º Distrito Naval.

Ele que tem grande apoio do Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior, Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval. Estão de parabéns pela grande atuação junto à Sociedade Nortista.

O Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa vem participando ativamente das missões a bordo dos navios pertencentes ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho já navega pela área de exclusão, com destino a Khor Fakkan, nos Emirados Árabes Unidos, onde cumprirá sua próxima missão.

O Coronel Régis Lermen já nos preparativos para a grande Cerimônia da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL), no final de Junho.

O Capitão de Longo Curso Allan Moreira vem se destacando no Comando do FC “Login Pantanal”, à frente de uma tripulação de primeira qualidade. Para frente, para ação, bravos marinheiros.

O Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller vem representando de maneiras exemplar a categoria marítima à frente do Sindmar e da CONTTMAF. Estamos sempre torcendo pelo seu sucesso nas missões.

Agradecimentos ao amigo Prático da Pará River, Sr. Marcelo Salgado, pelas palavras motivadoras e se colocando a disposição caso o colunista necessite de apoio. Graças a Deus, tudo está tranquilo.

O Capitão Fluvial Eladir Castro vem com grandes projetos futuramente. Com a devida confirmação, estaremos publicando também na coluna.

A Auxiliar de Saúde Gisênia já esteve embarcada sob o Comando do colunista em um grande suezmax. Ela que recebeu a Medalha de Mérito Marítimo merecidamente.

NAVEGANDO

Na Cerimônia da Data Magna da Marinha, que anualmente acontece no dia 11 de Junho ou próximo, o uniforme utilizado é considerado um dos mais belos da nossa Força de Mar: o Alexandrino. A farda constitui na calça e sapatos brancos, com o jaquetão azul marinho e gravata preta laço vertical.

Em Belém, a Cerimônia da Data Magna da Marinha se realizará no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), em 15 de Junho, onde em breve o Comando do 4º Distrito Naval enviará os convites para o belo evento. Um dos pontos alto serão os tiros de canhões nas margens do Rio Pará. Emocionante.

O Estaleiro “Rio Maguari” trabalhando continuamente para vencer os desafios para exportações de embarcações. Até 2025, a companhia tem entregas locais garantidas. A escala de produção é o principal fator de competitividade em comparação com concorrentes de mesmo porte em outros países. Com certeza é o orgulho do nosso Pará e da nossa Amazônia.

A Navalshore Amazônia, ocorrida no mês de Maio em Manaus (AM), foi organizada pela Navalshore Organização de Eventos, tendo como mídia oficial a Portos e Navios e o patrocínio Master da Super Terminais, além dos patrocínios diamante da Internacional AkzoNobel, Thotech, Luanjo, Governo do Amazonas e Reintjer.

Mais de 5 mil navios, somando porte bruto superior a 600 milhões de toneladas, serão reciclados nos próximos dez anos. Esse é mais que o dobro da quantidade reciclada nos dez anos anteriores, conforme dados da Bimco, A Índia e a Turquia são os dois maiores países de reciclagem de navios, bem como produtores de aço.

Em 06 de Junho se comemorou o Dia “D”, quando as Forças Aliadas invadiram as praias da Normandia para fazer frente aos nazistas e libertar as populações europeias do regime de Hitler. O mundo viu a maior Marinha, composta por navios de guerras de vários países, que bombardearam as praias, antes dos desembarques das tropas de assaltos.

Não nos esqueçamos dos Paraquedistas, que foram essenciais para as tomadas de pontos estratégicos, como pontes, ferrovias e cidades, contribuindo com o sucesso da missão. Infelizmente, muitos nem chegaram vivos ao solo. Foram atingidos ainda na descida. Fato triste, que hoje é considerado crime de guerra.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) em 11 anos já entregou mais de 5 mil cestas básicas, iniciando no Rio de Janeiro e se estendendo para famílias de Minas Gerais. Possui o Projeto “Páscoa Solidária”, trabalhando na entrega de chocolates para crianças carentes.

No primeiro dia de Junho, em comemoração ao Dia da Marinha, o Comando do 1º Distrito Naval realizou evento de Assunção da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), situado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). As memórias de 492 marinheiros estão guardadas no local.

O colunista já foi liberado, na semana passada, pelo Setor Saúde, para assumir sua função, com algumas restrições a serem cumpridas e orientadas pelos médicos. Agradecimentos aos familiares (Esposa Cinthia Duarte e filha Sophia Monteiro), além dos médicos (Dr. Rafael Martins e Dr. Augusto) que ajudaram nesse difícil período de recuperação. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC - Ricardo Monteiro

ricardo.monteiro@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com