Prêmio ANTAQ condecora 39 empresas e trabalhos voltados ao setor Aquaviário

As premiações aconteceram em cinco categorias: Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-científicos, Índice de Desempenho Ambiental, Conformidade Regulatória e Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Travessia

Prêmio ANTAQ condecora 39 empresas e trabalhos voltados ao setor Aquaviário

A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou na quinta-feira (23) a 6ª edição do Prêmio ANTAQ, que visa reconhecer e estimular as melhores práticas e ações do segmento pelos representantes da área. Ao todo 39 empresas, entidades e pessoas ligadas ao setor aquaviário;

O Prêmio ANTAQ é um reconhecimento àqueles que contribuem para a melhoria da prestação de serviços das empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência, além de incentivar a pesquisa e a produção técnico-científica.

A premiação condecorou empresas atuantes na prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários que tenham adotado iniciativas geradoras de melhorias institucionais, contribuindo para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade.

Também empresas e indivíduos que colaboraram para o aumento da eficiência e sustentabilidade na prestação de serviços e que possam servir de referência para que outros empreendimentos possam adotá-las também serão contempladas.

Em seu discurso de abertura do Prêmio ANTAQ, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, falou sobre a importância da evolução da premiação e sobre o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), ranking que inspirou a criação do prêmio.

Esse é um evento muito importante e marca o primeiro Prêmio ANTAQ fora de Brasília. A premiação é fruto de todo um esforço da equipe técnica da Agência, por meio da instituição do IDA. A Agência foi precursora ao estabelecer este índice, que gerou uma competição saudável entre os portos e terminais do país. Ao longo dos anos, novos assuntos, pautas ESG e regulatórias foram sendo incorporados, o que trouxe mais robustez para a nossa premiação”, disse.

Mais cedo foi realizado Summit ANTAQ 2023. Organizado em parceria com o Grupo Tribuna, o evento objetiva promover um diálogo aberto sobre a regulação da Agência com autoridades governamentais e entidades ligadas ao setor aquaviário

O evento contou com uma palestra magna do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que anunciou a atual secretária de Portos, Mariana Pescatori, como nova secretária executiva da Pasta. Ela será a primeira mulher da história a assumir o cargo dentro do Ministério.

Além do diretor-geral, o Summit e Prêmio ANTAQ contaram com a presença de todo o corpo diretivo da Autarquia: Diretora Flávia Takafashi e diretores, Wilson Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias.

Confira a lista completa dos vencedores das cinco categorias do Prêmio ANTAQ 2023 na imagem ao fim da matéria.

ESG e Inovação

Com a categoria tema deste ano – intitulada “Iniciativas Inovadoras em Melhores Práticas ESG e Inovação” – a premiação reconheceu estratégias ambientais, sociais e de governança no setor, produções técnico-científicas e iniciativas que disseminam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Nesta categoria, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) sagrou-se campeã seguida pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Desenvolvimento Ambiental

Além da categoria Iniciativas Inovadoras em Melhores Práticas ESG e Inovação, outros segmentos foram premiados, outro destaque fica para a premiação da categoria inspiradora do Prêmio ANTAQ, o IDA.

A honraria premia as Administrações Portuárias responsáveis por três Portos Organizados e por três Terminais de Uso Privado (TUPs), com base no ciclo de avaliação de 2022

A categoria IDA é dividida em duas modalidades: Maior Índice de Desempenho Ambiental e Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental. A primeira modalidade premiou os Portos Organizados de Itaqui (MA) – primeiro lugar – Porto de Itajaí (SC) – segundo lugar – e Porto de Suape – terceiro lugar – por apresentarem os melhores Índices de Desempenho Ambiental apurados em 2022.

Já na seção dos Terminais de Uso Privado (TUPs) o primeiro lugar ficou para Portonave (SC), seguido por Porto Itapoá (SC) e finalizando com o Terminal de Petróleo do Açu/Toil – Vast Infraestrutura – no Rio de Janeiro.

De acordo com a gerente de Meio Ambiente do Porto do Itaqui, Elaine Lemos, o primeiro lugar condecora uma série de iniciativas feitas pela autoridade portuária em prol da sustentabilidade e cultura ESG.

“O Porto se dedica à sustentabilidade há muitos anos e vem crescendo paulatinamente no índice de desempenho. Hoje foi a coroação dessa série de esforços que historicamente o porto vem fazendo nesta pauta, desde a quantidade de técnicos trabalhando em prol do meio ambiente, treinamento e engajamento com a comunidade portuária passando por todas as áreas que buscam a sustentabilidade”, falou.

Artigo técnico-científico

Outra categoria de destaque foi a “Artigos Técnico-científicos”, onde foram premiados trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas e Infraestrutura e Logística e áreas afins que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação de competência da ANTAQ.

Em primeiro lugar ficou o economista Marcio Nora Barbosa, seguido pela engenheira Ana Carolina Coutinho Carvalho e a pesquisadora Thalita Mirian Santos Furtado. O podium completa com a Engenheira Elisa Helena Leão Fernandes.

O vencedor da categoria, Marcio Barbosa, falou sobre a felicidade em ser agraciado com o prêmio ANTAQ. Explicou ainda sobre o seu trabalho que teve como objetivo falar sobre a os impactos econômicos do Programa de Estímulo à Cabotagem no Brasil, “o BR do Mar”.

Foi uma honra ser o primeiro colocado nesta categoria. Trabalhamos exatamente nesta área de inovação e tecnologia. O nosso artigo buscou tratar sobre os impactos do BR do Mar, mostrando quais setores terão mais benesses com o regulamento, além de mostrar prováveis consequências no PIB brasileiro”, explicou.

PSU-Travessia

Nesta edição também foram premiados os primeiros colocados na Pesquisa de Satisfação dos Usuários – Serviços de Travessia (PSU-Travessia), concluída em 2022.

A pesquisa faz parte da Agenda Plurianual de Estudos 2021-2024 da Agência e tem como objetivo analisar a percepção dos usuários quanto aos serviços prestados pelas Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) autorizadas pela ANTAQ a operar na navegação interior de travessia, tanto no transporte de passageiros como no de veículos.

A pesquisa abrangeu 136 empresas que operam em 32 linhas de navegação, selecionadas por critérios de essencialidade e importância. A PSU-Travessia é a primeira realizada para avaliar o grau de satisfação dos usuários desse modo de transporte com os serviços oferecidos.

A categoria foi dividida segundo os critérios estabelecidos na Pesquisa: Empresas prestadoras de serviço de transporte de passageiros e empresas prestadoras de serviço de travessia de veículos/passageiros

Para o gerente administrativo da Pipes Empreendimentos LTDA, empresa que obteve o melhor resultado dentre as empresas prestadoras de serviço de travessia de veículos/passageiros, o primeiro lugar da pesquisa se deve graças a uma parceria com a ANTAQ na busca de entendimentos dos regramentos que regem o setor.

Esse prêmio tem que ser dividido com a ANTAQ porque, graças a parceria entre a empresa e a Agência, pudemos entender todas as resoluções e normas instituídas no setor de travessia. A partir daí, fomos ajustando o nosso operacional para que pudéssemos ter uma qualidade de serviço. Também acredito que a nossa empresa se diferenciou na agilidade dos serviços”, comentou.

Homenagens

A premiação homenageou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a secretária-Executiva da Pasta, Mariana Pescatori, o superintendente Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, o diretor-Presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, o comandante de Operações Navais e diretor-geral de Navegação da Marina do Brasil, Almirante Wladmilson Borges de Aguiar.

Também esteve presente o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (SP), Anderson Pomini.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br