Toyota do Brasil reforça compromisso com a descarbonização no Ethanol Talks da Indonésia

Participantes da 9a edição do Ethanol Talks realizado em Jacarta, Indonésia

Toyota do Brasil reforça compromisso com a descarbonização no Ethanol Talks da Indonésia
  • Montadora enfatiza soluções práticas e acessíveis em tecnologias de transporte limpo
  • Cooperação Brasil-Indonésia em foco: assim como para a Índia, governo brasileiro oferece apoio para explorar oportunidades de avanço no uso de biocombustível

 

São Paulo, outubro de 2023 Em sua contínua jornada de inovação e sustentabilidade, a Toyota do Brasil marcou presença na nona edição do Ethanol Talks em Jacarta, Indonésia.

O evento, uma iniciativa da Apla - Brazil Sugarcane Bioenergy Solution e Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia,  Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Embaixada do Brasil em Jacarta, com apoio de parceiros locais, reuniu líderes e especialistas da indústria com um propósito comum: explorar o potencial dos biocombustíveis para a descarbonização do setor de transportes, aproveitando a vasta experiência do Brasil na utilização do etanol, motores flex e híbridos flex.

O propósito era a partir dos resultados econômicos, sociais e ambientais alcançados no Brasil e estimular o governo indonésio a avançar com a sua agenda de mistura de etanol na gasolina, hoje em estágio bastante inicial. Em junho, a empresa estatal de energia anunciou o início das vendas de gasolina com 5% de etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, em duas cidades – Jacarta e Surabaya (ilha de Java).

Roberto Matarazzo Braun, diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota do Brasil, foi um dos palestrantes destacados do evento. Em sua apresentação, Braun abordou as rotas tecnológicas disponíveis e a escolha da Toyota pela tecnologia híbrida flex para o Brasil, destacando sua praticidade, sustentabilidade e acessibilidade. Adicionalmente, compartilhou a visão da empresa sobre o potencial de alternativas tecnológicas que combinam o uso do etanol com a eletrificação.

Já comercializamos a tecnologia híbrida flex, temos intenção de desenvolver um híbrido plug-in flex e estamos participando de um projeto para testar um veículo a célula combustível com hidrogênio produzido a partir de etanol”, disse.

Com 35% de biodiesel no diesel, a Indonésia é hoje reconhecida como o país que apresenta o maior índice de mistura de biodiesel no combustível utilizado em veículos comerciais, isso graças à sua liderança na produção de óleo de palma.

Com relação ao etanol, a possibilidade de aumento da sua mistura na gasolina depende da maior disponibilidade do produto, cuja produção hoje está limitada pela oferta de matéria-prima e capacidade de produção das usinas. O governo brasileiro se colocou à disposição para apoiar o governo indonésio a promover o aumento da mistura do etanol na gasolina, principalmente por meio do compartilhamento de políticas públicas adotadas no País.

Evandro Gussi, CEO da Unica, ressaltou a importância das reuniões produtivas que aconteceram em paralelo ao Ethanol Talks. “Estamos aqui para avançar na agenda de cooperação e garantir que nossos esforços se traduzam em resultados benéficos para ambos os países”, comentou Gussi. Ele também mencionou a surpresa expressa por Kukuh Kumara, secretário-geral da Gaikindo (Associação de Indústrias Automotivas da Indonésia), sobre os impactos positivos do uso de etanol no Brasil.

Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas.A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019 a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 55 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex em circulação pelo Brasil. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações: Toyota Global e Toyota do Brasil.

Mais informações

Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação

Lilian Assis – lassis@toyota.com.br

Kelly Buarque – kbuarque@toyota.com.br 

Kessia Santos – kosantos@toyota.com.br

 

Fonte: Guilherme Magna 

guilherme.magna@rpmacomunicacao.com.br

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br