Encontro promove comércio entre Pará e Indonésia

Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA)

Encontro promove comércio entre Pará e Indonésia

Entre 2021 e 2022, as exportações do Pará para a Indonésia foram de US$ 30.022.686 milhões, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Para fortalecer o relacionamento comercial com o país asiático, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) promoveu nesta terça-feira, 13, um encontro entre empresários paraenses e representantes do Centro de Promoção Comercial da Indonésia (ITPC), agência do Ministério do Comércio da República da Indonésia.  

Durante o evento, o diretor do ITPC, Donny Tamtama, apresentou os principais destaques da economia indonésia e o potencial de negócios que pedem ser explorados pelos paraenses no país asiático. “Estamos aqui para convidar os empresários paraenses para vender seus produtos para o nosso país. Temos concentrado nossas atividades na região sul do Brasil, e esta é a primeira vez que estamos vindo aqui em Belém, para construir uma relação de comércio com novos parceiros, especialmente do Norte do país”, explicou o representante da agência internacional. 

Para o vice-presidente da FIEPA, Nilson Azevedo, que conduziu a abertura do evento, a parceria comercial do Pará com a Indonésia ainda precisa evoluir tanto nas exportações, quanto nas importações. “Nosso relacionamento com a Indonésia ainda é tímido. Então, por isso é que promovemos encontros como este aqui, com a finalidade de reunir as indústrias do nosso Estado com representantes internacionais para que possam oferecer seus produtos para novos mercados globais”, afirmou Azevedo. 

De acordo com Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, a indústria paraense atua com diversos produtos com valor agregado e grande potencial para o comércio exterior. “Podemos destacar aqui produtos no segmento de alimentos e bebidas, mais especificamente as indústrias de fruticultura, que têm ainda o diferencial da Amazônia. Nesse sentido, aproveitamos para sugerir que a nossa FIPA - Feira da Indústria do Pará, assim como o no Fruit Amazon Business Meeting, e as nossas rodadas de negócios internacionais realizadas pelo CIN/FIEPA, entrem para o calendário de ações permanentes do ITPC, que são ações trabalhadas em parceria com o Sebrae no Pará”. 

No ranking nacional, o Pará é o 12º estado que mais exporta para a Indonésia e o 16º que mais importa produtos do país asiático. Hoje, os principais produtos comercializados pelo Estado para a Indonésia são minérios de ferro e seus concentrados; carnes desossadas de bovino; caulim; farinhas, sêmolas e pós; doces purês e pastas de frutas; e madeira serrada. Entre os principais produtos da Indonésia comprados pelo Pará estão equipamentos como escavadoras; partes de máquinas e aparelhos de terraplenagem; objetos de cozinha; e partes de motores diesel e semidiesel. 

Fonte: Gerência de Comunicação FIEPA 

comunicacao@fiepa.org.br

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br