Oficial Mercante conquista o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Atletismo Master

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Oficial Mercante conquista o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Atletismo Master

O Oficial de Máquinas Renato conquistou o 3º Lugar. - Uma das provas tradicionais do atletismo mundial, os 400 metros livres, teve representante da Marinha Mercante na disputa. Trata-se do 2º Oficial de Máquinas Renato Pinto da Silva, amigo e colega da turma “Ayrton Senna da Silva”. O Campeonato Brasileiro de Atletismo Master foi disputado na cidade de Recife (PE), entre os dias 20 e 22 de Outubro, contando com atletas de nível nacional e internacional. Desde a época de EFOMM-CIABA, o Renato já disputava provas de corrida, fazendo parte da equipe de atletismo, sendo os 100 metros a sua especialidade, onde ganhou várias medalhas em competições. O colunista teve a honra de poder participar, juntamente com ele, de uma das equipes da nossa “Universidade do Mar” que mais trazia medalhas, com treinamento sério e aplicado. Parabéns ao Oficial de Máquinas Renato, por mais essa bela vitória em sua carreira. Bravo Zulu!

Em 121 anos, Rio Negro bate recorde histórico e atinge menor nível

Sabemos que a Bacia Amazônica vive uma das secas mais rigorosas dos últimos 121 anos. O Rio Negro, também atingido, passa por problemas significativos, com morte da vida aquática e problemas de transportes. Muitas escolas de Manaus tiveram o ano letivo interrompido em virtude das comunidades ribeirinhas enfrentarem problemas na locomoção. A Prefeitura já decretou “Situação de Emergência” desde o final de Setembro. Os dois principais fatores apontados pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) é o fenômeno “El Niño”, que elevou a temperatura das águas superficiais do oceano na região do Pacífico Equatorial, e o aquecimento do Atlântico Tropical Norte. Torçamos para que logo as águas voltem a subir, para que o povo da Bacia Amazônica possa ter a certeza de que retornarão em breve às suas atividades normais. É preciso ficar atendo às mudanças climáticas!

Extensa faixa de areia às margens do Rio Negro.

Navio-Escola “Amerigo Vespucci” atraca no porto do Rio de Janeiro (RJ)

Chegou no dia 22 de Outubro, no porto do Rio de Janeiro (RJ), o Navio-Escola da Marinha Italiana “Amerigo Vespucci”. A embarcação, considerada a mais bonita do mundo, atracou no Terminal de Cruzeiros Píer Mauá. O navio está aberto a visitação pública até às 19h30 de hoje, devendo retornar a viagem no dia 26 de Outubro, com destino a Buenos Aires, na Argentina. Registra-se que dará volta ao mundo em 20 meses, tendo iniciado no dia 1º Julho de 2023 e finalizará em Fevereiro de 2025. Seu objetivo principal é oferecer atividades de formação para os Alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, passando por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos.

Navio-Escola “Amerigo Vespucci”.

Mercantes no Social

A coluna registra dois grandes momentos dos nossos queridos mercantes. Na primeira foto, o casal Pedro Martins e Sueli Lima, recebeu o casal CLC Gondar e Célia Regina para um encontro amistoso no Bar da Praça em Belém (PA). O CLC Gondar esteve na cidade das mangueiras, onde realizou palestra da Aliança no CIABA. No dia 24 de Outubro retornou ao Rio de Janeiro (RJ). Na segunda foto, o OSM Pedro Martins se preparando para a Corrida do Círio que aconteceu na última semana das Festividades de Nossa Senhora de Nazaré, ao lado da esposa Sueli Lima. A coluna saúda os dois casais, que compõe a família mercante.

Sra. Sueli Lima, Sra. Célia Regina, CLC Gondar e OSM Pedro Martins.

Sra. Sueli Lima e OSM Pedro Martins na Corrida do Círio.

MARÉ ALTA.

As várias palestras para os Alunos do 3º Ano, tanto do CIAGA quanto do CIABA, contribuem para que tenham informações sobre as possíveis empresas das quais embarcarão brevemente, em sua Praticagem. Com certeza foram bem assimiladas pelos futuros Oficiais onde, nas perspectivas deles, escolherão as melhores para realizar seu Período embarcado.

MARÉ BAIXA.

Tem gente que não dá “ouvido” aos seus colaboradores, achando-se os donos da razão. Isso não é bom para uma organização ou instituição, pois as vezes do mais simples empregado podem surgir inovações ou revoluções. “Deixe sua tripulação à vontade para se pronunciar. As pessoas que concordam sempre com tudo, as “vaquinhas-de-presépio”, são o câncer de qualquer organização, além de perigosas” (Este Barco também é Seu – Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff).

PASSADIÇO.

O Chefe de Máquinas Ubirajara Santana embarcou no NT “André Rebouças” em 23 de Outubro, para mais uma missão de três meses. Que tenha navegações e operações seguras. O Coronel Régis Lermen realiza os preparativos para a 44ª Cerimônia da Abrammil, a ser realizada no dia 24 de Novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O Capitão de Fragata (T) Neto convida o colunista para um café nesse retorno a Belém, em meados de novembro. Marcaremos presença. Na passagem pelo Rio de Janeiro (RJ), o colunista terá também grande encontro com o CLC Gondar e CLC Menezes. Palavras do CLC Garcia: “Marinha Mercante é cultura! Seja do Portuário, Fluvial ou Marítimo! Do aluno, do tripulante menos graduado ao Comandante ou Oficial Superior de Máquinas”! Na passagem do colunista e sua família em Fortaleza (CE), marcaremos encontro com o CLC Luz, que por muitos anos navegou nos navios da Fronape. O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa agradecendo pelas orações em virtude de sua recuperação pós intervenção cirúrgica. No próximo dia 28 de Outubro, o Comendador Rodrigo Agostini estará entregando diversos presentes às crianças carentes, no Rio de Janeiro. Nosso amigo Jorge Sales embarcando para mais um período a bordo do NT “André Rebouças”. Por dois anos, o colunista esteve no comando da embarcação. Desembarcando do NT “André Rebouças”, o ilustre Marinheiro de Convés Lidiomar, que curtirá repouso merecido ao lado da família.

NAVEGANDO

Na nossa Marinha Mercante Brasileira está repleta de “parasitas”, que muito criticam os trabalhos dos colegas e só se preocupam com o seu bem estar. Não a toa que vemos nas empresas de navegação e de apoio marítimo esse tipo de gente. O livro “Mentes Perigosas” da autora Ana Maria Beatriz cita muitos casos semelhantes observados na sociedade. Recomendo a leitura. As Forças Armadas vem, incansavelmente, atuando em ações de socorro na nossa Região Amazônica, em virtude da grande seca que assola os rios e afluentes. Como noticiamos, a estiagem é uma das mais severas das últimas décadas. Toneladas de alimentos são transportadas todos os dias em solidariedade as comunidades ribeirinhas atingidas. Há perspectivas que os volte ao normal ainda neste ano. Torçamos. Nova Empresa Brasileira de Navegação (EBN) foi criada, numa união entre a Norsul e Hapag-Lloyd, denominada “Norcoast”. Essa companhia atuará com logística integrada, além de serviços de cabotagem e feeders. Serão 4 navios afretados com capacidade média de 3.500 TEU’s. A previsão para que as atividade iniciem está para o primeiro trimestre de 2024. Resta saber se a tripulação será brasileira, já que atuará na costa. No último dia 23 de Outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou o Dia do Aviador quando, 150 Anos atrás, o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou seu primeiro voo com o 14-BIS. Em várias Organizações Militares foram relembradas, com Cerimônias, esse feito notável histórico, colocando nosso país no mapa da aviação mundial. Parabéns, FAB! Já começam a surtir efeitos os navios verdes, tanto de passageiros como de cabotagem. O Porto de Santos criará tabelas com reduções de tarifas cobradas dos chamados “navios verdes”, que são aqueles que emitem menos poluentes. Esse é apenas um pontapé inicial dos benefícios que esses tipos de embarcações terão. Pena que o time que leva o nome da cidade vai mal das pernas no Campeonato Brasileiro. Infelizmente o colunista não pôde desembarcar nos Estados Unidos, em virtude de restrições das autoridades locais. Cada Estado tem as leis próprias. Com isso, o encontro que tanto agendou com o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar em Belém (PA) foi por “água abaixo”. Mais apenas atrasou, já que no Rio de Janeiro (RJ) teremos esse bate-papo. Esse negócio de Navio Autônomo não sei se dará certo para aqueles que transportam produtos líquidos a granel, visto que são considerados especiais. Imagina o prejuízo que daria caso a embarcação tivesse pane em alto mar. Com certeza seria bastante prejudicial. Nada vai substituir o fator humano a bordo de uma embarcação. Sem falar que a tecnologia deverá ser bastante avançada, o que custará milhões de dólares. O Navio Escola “Brasil” já cruzou o Estreito de Gibraltar e agora navega pelo Mar Mediterrâneo, com destino a Itália, cuja chegada está prevista para amanhã, em cumprimento a 37ª Viagem de Instrução dos GuardasMarinha, muito conhecida nos meios sociais como “Viagem de Ouro”. Agora fará presenças em várias cidades europeias por esse lado do mar. Entrarão em reta final as aulas dos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA) e do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA). As respectivas formaturas acontecerão em Dezembro, coroando o Período Escolar durante os três anos de internato, em duas escolas tradicionais do país. O colunista e sua tripulação já navegam pela costa do Chile, rumando para o Estreito de Magalhães. O destino será Punta Arenas, onde algumas atividades inerentes à profissão se cumprirão, para depois seguir viagem até o Brasil. Nessa viagem, que esperamos ser tranquila, o colunista assumirá, oficialmente e por tempo determinado, o Comando do navio, já que passará o Comando na chegada em Angra dos Reis. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@hotmail.com

contato@luiscelsonews.com.br