Mergulhadores da Marinha e agentes da PF apreendem mais de 200 kg de cocaína

Ação conjunta localizou drogas escondidas em navio no Porto de Santos com destino à Alemanha

Mergulhadores da Marinha e agentes da PF apreendem mais de 200 kg de cocaína

Mergulhadores da Marinha do Brasil (MB) apreenderam, na terça-feira (2), 212 quilos de cocaína que estavam em um navio mercante, no Porto de Santos (SP), e tinha como destino a Alemanha. A apreensão foi feita com a participação de agentes do Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação “Lais de Guia”, que integra as ações de Garantia da Lei e da Ordem.

Os oito pacotes de droga estavam escondidos na “caixa de mar” da embarcação, uma abertura localizada abaixo da linha de flutuação, que serve para o suprimento de água para resfriamento de motores, e também alimentação do sistema de combate a incêndios.

O Oficial de Operações da Força-Tarefa "Lais de Guia", Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Daniel Marques Rubin, conta que a operação foi iniciada ainda na tarde da terça-feira, a partir de uma informação encaminhada pela Polícia Federal. "A PF fez a solicitação do apoio de mergulhadores da MB e, prontamente, atendemos ao pedido. É importante salientar a relevância das operações interagências, nesse caso específico com a PF, atuando com a parte de inteligência e gerando a demanda, e nós, da Marinha, atuando com a capacidade de emprego dos mergulhadores”, detalha.

“Lais de Guia”

A ação no Porto de Santos (SP) contou com o apoio de militares da MB, pois acontece durante o período de validade do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permite a atuação de militares das Forças Armadas na prevenção de delitos em fronteiras, portos e aeroportos.

Desde o dia 6 de novembro de 2023, militares da MB estão sendo empregados no fortalecimento das ações de prevenção e repressão a delitos, como o tráfico de drogas e de armas, no âmbito da operação de GLO, prevista para durar até 3 de maio de 2024, conforme o Decreto Nº 11.765, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de novembro de 2023.

Por meio da Operação “Lais de Guia”, nomeada em referência ao nó marinheiro conhecido por sua utilidade e confiabilidade, a Marinha atua em coordenação com órgãos de Segurança Pública nas áreas terrestres e marítimas dos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

Por: (LCN) Luís elso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com