Navio-Patrulha da Marinha atracou com o veleiro “KIEL”

Embarcação foi flagrada e apresada com aproximadamente três toneladas de haxixe

Navio-Patrulha da Marinha atracou com o veleiro “KIEL”

O Navio-Patrulha “Guaratuba” atracou na Base Naval de Aratu (BNA), na madrugada do domingo (12), por volta de 0h30, rebocando o veleiro “KIEL”, interceptado enquanto transportava aproximadamente três toneladas de haxixe. A apreensão é resultado de uma ação interagências entre a Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF), ocorrida na tarde da sexta-feira (10), a 196 milhas náuticas (363 quilômetros) da costa, na altura da cidade de Salvador (BA).

Os quatro tripulantes do navio-veleiro presos são de nacionalidade brasileira. Eles foram conduzidos pela PF, que também recolheu toda a droga. A embarcação ficará sob a guarda da Marinha na BNA, localizada na capital baiana, até o trâmite jurídico, a fim de definir a sua destinação final.

As cerca de três toneladas de haxixe, segundo a pesagem da PF, representam a segunda maior apreensão desse tipo de entorpecente no mar brasileiro. O recorde aconteceu em 2021, quando o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” apreendeu 4,3 toneladas da droga, a cerca de 360 km da costa, na altura de Recife (PE), em mais uma ação interagências entre a MB e a PF, em coordenação com autoridades estrangeiras.

Outras apreensões nesta semana

Além da apreensão de haxixe, a Marinha participou de mais duas ações nos últimos dias, ocorridas no estado do Paraná. A primeira delas foi na madrugada da última sexta-feira e resultou na apreensão de 165 quilos de maconha, no rio Paraná, na altura do município de Foz do Iguaçu. A ação, denominada de Operação “Iguaçu”, foi coordenada junto ao Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM) e o Exército Brasileiro, com o apoio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP).

Já a ação mais recente foi realizada neste sábado, com a apreensão de 175 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, que estavam a bordo de uma embarcação no lago de Itaipu na altura do município de São Miguel do Iguaçu. Equipes do NEPOM e do Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil do Paraná realizaram o flagrante e acionaram militares da CFRP, que realizavam o patrulhamento no lago, para ajudar na retirada da embarcação.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br