Capitão dos Portos de Brasília substitui platina do CLC Allan Moreira

Coluna Convés Principal

Capitão dos Portos de Brasília substitui platina do CLC Allan Moreira

CLC Allan Moreira ao lado do Capitão de Fragata Gubio Oliveira

No dia 05 de Maio, foi realizada nas dependências da Patromoria da Capitania Fluvial de Brasília a Cerimônia de Troca de Platinas do agora Capitão de Longo Curso Allan Moreira. O evento foi presidido pelo Capitão dos Portos de Brasília, Capitão de Fragata Gubio Oliveira, contando com as presenças de militares da Tripulação da Capitania, familiares e amigos do Comandante Allan Moreira. Por motivos de agenda, O Vice-Almirante Alvarenga, Comandante do 7º Distrito Naval, não pôde comparecer à Cerimônia, porém enviou mensagem de incentivo e apoio a iniciativa do Capitão dos Portos e do novo Capitão de Longo Curso. Ele que sempre apoia e motiva as tradições marinheiras e enaltece a Marinha Mercante Brasileira. O Capitão dos Portos efetuou a leitura da ordem de serviço alusiva a ascensão de categoria de aquaviários, agradeceu aos mercantes pelo que representam ao nosso país e parabenizou o CLC Allan Moreira pela merecida ascensão. O colunista teve a grata satisfação de tê-lo na sua tripulação em 2021, a bordo do navio que comandou. Na época, exercendo a função de Imediato, o então CCB Allan Moreira realizou serviço exemplar, destacando-se na Tripulação. Hoje atua como Comandante da Log In. A Cerimônia representou muito não só para o agora CLC Allan Moreira, mas para toda a classe! Bravo Zulu!

Comandante Allan Moreira com as novas platinas de CLC e etiqueta da CIR.

CLC Allan Moreira ao lado de familiares e amigos

Marinha resgata tripulante indiano de navio mercante no Pará

No dia 02 de Maio, a Marinha do Brasil realizou a evacuação médica de um tripulante indiano de 33 anos, que estava a bordo de navio mercante com bandeira da Singapura, nas proximidades do distrito de Mosqueiro (PA). O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, no Norte do País, foi acionado pelo navio, após o tripulante inalar um gás nocivo e apresentar quadro de choque anafilático. O Navio-Patrulha “Guarujá”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, foi enviado ao local, escoltou a embarcação e resgatou o enfermo, que fez exames clínicos, sob os cuidados de uma equipe médica da Marinha, e foi mantido estável até a chegada na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), de onde foi encaminhado para um hospital na capital paraense. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – 4º Distrito Naval).

Paciente em atendimento médico pela Marinha do Brasil.

CIABA realiza abertura do Ano Cultural da EFOMM

A tradicional “Universidade do Mar”, que é o nosso querido Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), realizou a abertura do Ano Cultural da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) no dia 03 de maio. O Evento, que é uma das atividades extracurriculares produzidas pela Sociedade Acadêmica Vikings (SAVI), oferece aos alunos momentos de lazer e descontração, de extrema importância para ajudálos a deixar um pouco a intensa rotina de estudos e treinamentos, e divertirem-se com seus amigos, professores e instrutores. A abertura contou com a apresentação da banda dos alunos, seguida dos concursos de fotografia, poesia e escolha do mascote do Aviso de Instrução Braz de Aguiar (AvIn). Ainda contou com a participação da banda Georocks, que encantou os presentes com clássicos do rock nacional e internacional. O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, esteve entre os convidados, tendo a honra de efetuar a entrega de prêmios aos vencedores do concurso de poesia. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

O evento contou com a apresentação da banda

Rio de Janeiro recebeu primeiro navios de grande porte equipado com velas rotativas

No mês de Abril, o Rio de Janeiro recebeu o primeiro navio de transporte de minério de ferro equipado com sistema de velas rotativas (rotor sails), atracando no terminal da Vale, que fica em Mangaratiba. A embarcação, um Guiabamax da categoria VLOC (Very Large Ore Carrier), tem a capacidade de carregar 325 mil toneladas. As velas rotativas são rotores cilíndricos, com quatro metros de diâmetro e 24 metros de altura. O que equivale a um prédio de sete andares. O “Sea Zhoushan” saiu de Singapura no dia 23 de Janeiro e tem como destino a China.

Navio “Sea Zhoushan”

MARÉ ALTA.

A 2ª Revisão da Norma da Autoridade Marítima (NORMAM-21), que trata sobre o uso dos uniformes da Marinha Mercante Nacional, entrou em vigor no dia 02 de Maio, contendo algumas alterações e exclusões. As mudanças relevantes, que servirão de incentivos para os aquaviários, são as criações de brevês para os cursos de aperfeiçoamento de diversas categorias, tais quais existem para Náutica e Máquinas. Outra grande mudança foi nos critérios para concessão do Distintivo de Comodoro. Esse agradou uns e desagradou outros.

MARÉ BAIXA.

Tem certas coisas que nunca mudarão no profissional. Existem líderes que tem belos discursos na teoria, porém a prática é uma catástrofe por nunca realizarem. Líderes que falam muito e fazem pouco tendem a despertar desconfiança das pessoas ao seu redor. São os tipos “teatrinhos”. O livro “Esse Barco também é seu” do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff relata esse aspecto: “Se os líderes apoiassem as suas palavras nas ações, se praticassem o que apregoam, as palavras seriam como uma profecia inquestionável”.

PASSADIÇO.

O barco doado pelo amigo Lisboa ao CIAGA, Laser Ceci, ganhou Medalha de Ouro na regata denominada MercNav realizada no último final de semana. A estrela do Lisboa é, realmente, “The Best”.

O Grêmio de Velas do CIAGA tem como Comodoro o Aluno Barros. Ele que está em estado de graças com a vitória do barco “Ceci”.

O Comendador Rodrigo Agostini já em preparativos para o Fórum Nacional deste mês de Maio. Diversas autoridades civis e militares serão condecoradas.

O Dr. Ivanildo Alves foi reeleito Presidente da Academia Paraense de Letras. Quem muito faz pelo nosso Estado, tem seu reconhecimento nos atos e fatos. Parabéns pela reeleição.

O Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro vem se destacando à frente da Delegacia Regional do Sindmar em Belém (PA). Muito solícito e amigável, atende a todos com fina educação e profissionalismo.

O Capitão de Longo Curso Allan Moreira está muito feliz com as novas platinas. Chegou no topo da Marinha Mercante Brasileira. Acima do Comandante do navio, só temos Deus.

O Cozinheiro Alécio, como sempre, fazendo pratos deliciosos a bordo de sua embarcação na Flumar. É de dar água na boca. Profissional de muita competência.

Nasceu o pequeno Arthur (já com nome de rei) da Capitão de Cabotagem Roberta Cardoso. Parabéns e boas vindas ao mundo.

Excelente comentário do nosso ilustre Capitão de Longo Curso Antônio Filo Creão Garcia: “Os escoteiros são nossos “pequenos” marinheiros”. O Capitão de Longo Curso Roberto Brabo torcendo para a recuperação de seu time na 3ª Divisão. O futebol paraense precisa de oxigênio.

NAVEGANDO

Foi aprovado a PL 172/2023, de autoria do Vereador Serginho (MDB) da Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ), considerando a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) como Órgão de Utilidade Pública Municipal. Um grande feito já que vem atuando em prol das comunidades carentes e prestando relevantes serviços em catástrofes.

A terceira maior empresa de transporte marítimo do mundo, a francesa CMA-CGM, deixou de operar no porto de Natal (RN), sofrendo queda imediata superior a 50% em suas operações. Torçamos para que isso se reverta futuramente e a área portuária volte a ter as operações normalizadas.

No dia 31 de Maio, a Delegacia Regional do Sindmar em Belém (PA) promoverá duas relevantes palestras para o público de Associados, Aposentados e Convidados, com os temas sobre “Saúde” e “Os Direitos da Pessoa Idosa no Dia a Dia”. Com certeza serão ótimas informações para os participantes.

Tudo indicando para a retomada da Indústria Naval Naval Brasileira. Com isso a geração de empregos aumentará, tanto nos estaleiros como a bordo dos navios mercantes, além de reduzir a dependência de navios estrangeiros, principalmente na Cabotagem, fomentando a economia do país. Boa sacada!

Entre os dias 27 de Maio e 03 de Junho ocorrerá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a 20ª Conferência Internacional da AILA (International Association of Marine Lighthouse Authorities) que debaterá sobre auxílios à navegação, contando com as participações de autoridades e especialistas de todo o mundo. Será a primeira deste evento na América Latina.

A Escola de Guerra Naval (EGN) tem novo Diretor. Assumiu o cargo o Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires em substituição ao Vice-Almirante João Alberto de Araújo Lampert. A Cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha Menezes. Sucessos ao novo Diretor.

No dia 02 de Maio ocorreu a transferência das seções do Submarino “Angostura” (S-43) para o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A previsão de entrega ao Setor Operativo da Marinha está para 2025. A embarcação ampliará a capacidade de defesa da nossa Força de Mar, contribuindo para a proteção do território nacional e das águas jurisdicionais.

A partir deste mês de Maio, com fim da flexibilização concedida em 2019, o Brasil passará a aceitar apenas carteiras de marítimos de países signatários da Convenção 185 da OIT, que tem número menor de adesões de que a norma anterior.

A partir do dia 08 de Maio, as Forças Armadas do Brasil retomaram a distribuição de alimentos às aldeias localizadas no interior da Terra Yanomami, em Roraima e parte do Amazonas. Mais de 12 mil cestas básicas arrecadadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) serão entregues aos indígenas. A coluna retorna na próxima segunda-feira (15), com três edições semanais. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Covés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

contato@luiscelsonews.com.br