Coluna Luís Celso Borges – Cerimônia do “Dia do Corpo de Engenheiros da Marinha”

Coluna Luís Celso Borges – Cerimônia do “Dia do Corpo de Engenheiros da Marinha”

Coluna Luís Celso Borges – Cerimônia do “Dia do Corpo de Engenheiros da Marinha”

O Comando do 4° Distrito Naval realizou a Cerimônia alusiva ao 133° de aniversário do Corpo de Engenheiros da Marinha, que foi presidida pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho na Base Naval de Val de Cães em Belém/PA. Imposição da medalha “MÉRITO ENGENHARIA DA MARINHA

A medalha Mérito Engenharia da Marinha é concedida em reconhecimento aos militares que se destacaram por dedicação exemplar á profissão e pelo admirável interesse no aprimoramento de sua atuação na área de Engenharia no Comando da Marinha.

Foram agraciados militares: De acordo com a portaria, N° 42 de 16 de fevereiro de 2023. O Diretor-Geral do material da Marinha, no uso das suas atribuições, concede:

A medalha “MÉRITO ENGENHARIA DA MARINHA” em bronze, com passador de bronze – três esferas armilares sobre ferros aos militares:

CAPITÃO DE MAR E GUERRA ENGENHEIRO NAVAL OTÁVIO HENRIQUE PAIVA MARTINS FONTES, por ter alcançado o total de 8.202 dias de atividades de Engenharia.

e ao SO-NA EMERSON LOBO LISBÔA, por ter alcançado o total de  8.739 dias em atividades de Engenharia.

O SO LOBO recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha, o qual foi concedido  pelo Diretor  de Engenharia Naval pela portaria N° 27 de 07 março de 2023.

Medalha “MÉRITO ENGENHARIA DA MARINHA” em bronze, com passador de braonze  - duas esferas armirales sobre ferro concedida aos militares: CF ENGENHEIRA NAVAL ELAINE RODINO DA SILVA

Por ter alcançado o total 6.211 dias de atividades de Engenharia, ao SO-ML WELLINGTON FRANCISCO SOSINHO LOBATO, por ter alcançado o total 6.244 dias de atividades de Engenharia, e ao 1SG-ML RAIMUNDO NONATO ALVES DA SILVA, por ter alcançado o total de 6.005 dias de atividades de Engenharia.

Medalha “MÉRITO ENGENHARIA DA MARINHA” em bronze, com passador de bronze  - uma esfera armilar sobre ferro concedida aos militares: CC Engenheiro Naval LUIS CANDIDO CHRISTO CUNHA, por ter alcançado o total 4.089 dias de atividades de Engenharia, ao CC Engenheiro Naval JAISON DE MOURA CARDOSO, por ter alcançado o total de  4.005 dias de atividades de Engenharia. e ao SO-EL BERNARDO NUNES DAMASCENO, por ter alcançado o total de 4.584 dias de atividades de Engenharia.

O SO-EL BERNARDO, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha o qual foi concedido pelo diretor de Engenharia Naval pela portaria N° 27 de 07 de março de 2023.

A cerimônia foi encerrada, O Comandante da Base Naval de Val de Cães agradeceu a presença de todos e os convidou para um congraçamento que foi realizado no pátio coberto. (Fotos MN-RM2 AYRAM).

DESPEDIDA

Comandantes de Organizações Militares, chefes de seção, diretores, entre outros militares da Guarnição de Belém despediram-se do Comandante Militar do Norte, Gen Ex Costa Neves, na manha da sexta-feira (14). O evento também contou com a participação de veteranos, membros da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg-PA) e integrantes da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (AORE-PA).

Na ocasião, o chefe do Estado-Maior do CMN, Gen Wellington, destacou o legado deixado pelo atual comando, não somente no aspecto de melhorias estruturais, mas relacionado aos ensinamentos, profissionalismo, dedicação e camaradagem, características marcantes do Gen Ex Costa Neves.

Em suas palavras de agradecimento, o Comandante Militar do Norte destacou a importância do CMN em cumprir as vocações estratégicas, a exemplo da defesa da Foz do Amazonas, bem como a continuidade dos projetos recentemente implantados, como estratégias para desenvolver capacidades a fim de alcançar os desafios do CMN em dez anos de criação. (Texto e Fotos da Ascom/CMN).

ANTAQ REUNIÃO

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), participou da reunião com a CLIA Brasil, no Porto de Santos (SP). Na ocasião, foram apresentados dados sobre os impactos econômicos, geração de emprego, propostas de atividades de navios de cruzeiros no país e o plano da temporada de cruzeiros 2022/2023.

LOGÍSTICA

Tem recorde sendo descarregado no Porto de Imbituba! Em março, foram movimentadas 710,3 mil toneladas, o melhor resultado para o mês e o segundo melhor número na história do porto! E os recordes não param por aí! No trimestre, foram 1,7 milhão de toneladas movimentadas.

Os destaques foram o coque de petróleo, farelos de milho e soja, contêineres, milho e sal, que foram os principais responsáveis por esse resultado incrível.

Os portos movimentam a economia do Brasil! Com 95% das exportações do país passando por lá, são peças fundamentais do comércio internacional.

Entre janeiro e fevereiro de 2023, os portos públicos movimentaram incríveis 58,5 milhões de toneladas de cargas.

O Porto de Itaguaí (RJ), administrado pelo Portos Rio, foi responsável pela movimentação de 6,8 milhões de toneladas. Já o Porto do Itaqui (MA) movimentou 4,1 milhões de toneladas, e o Complexo de Suape (PE) movimentou 4 milhões.

O Aeroporto de Congonhas/SP completa 87 anos. Um dos mais importantes aeroportos do País segue sendo referência em eficiência e agilidade para o setor aéreo.

O primeiro dirigível brasileiro foi autorizado para operação comercial pela ANAC! O ADB-3-3, da Airship do Brasil, recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade Padrão (CA Padrão) após passar por vistoria da agência. Essa é a segunda certificação da aeronave, a primeira foi obtida no ano passado e permitiu a produção do dirigível.

O DNIT avança com as obras de construção do desvio a partir do km 102 da BR-364/AC, em Balneário Quinoá. O serviço, iniciado na última quarta-feira (12), atende um pedido da comunidade para melhorar as condições de trafegabilidade neste trecho da rodovia.

Foi assinado na sexta-feira (14), a Ordem de Serviço para atuação imediata com serviços emergenciais de manutenção do pavimento, sinalização e dispositivos de segurança viária na AL-110, no segmento compreendido entre a BR-316/AL e a BR-101/AL, no município de Taquarana.

NEWS

CBF oficializa candidatura do Brasil para sediar Copa Mundo de futebol feminino de 2027.

China abre novo mercado para produto brasileiro de origem animal. Protocolo assinado pelo MAPA define regras para exportação da farinha usada em rações.

Você sabia que a carne suína é mais consumida na Alemanha em comparação com as outras carnes? A produção de suínos é destaque no país, sendo a principal exportadora da proteína para os demais países do continente europeu.

Contudo, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia está causando uma crise energética na Europa, afetando o fornecimento de energia elétrica para vários países do continente, incluindo a Alemanha. Como resultado, o rebanho de suínos no país está em queda, o que pode afetar a oferta de carne suína para os alemães.

Uma medida a ser anunciada em breve pelo governo para reprimir o contrabando de mercadorias causou polêmica nesta semana. Quer entender como funciona a tributação de importação por pessoas físicas.

Brasil e China assinam memorandos para nova industrialização. Documentos tratam de economia digital e facilitação do comércio.

Na quinta-feira (13), mergulhadores do Grupamento Naval do Sul-Sudeste, em conjunto com a Polícia Federal, apreenderam 780 kg de drogas escondidas na parte submersa do casco de um navio mercante. Essa foi a maior apreensão dessa modalidade já realizada no Porto de Santos/SP.

Ao completar 40 anos de Operação Antártica, o Navio Polar "Almirante Maximiano" e o Navio de Apoio Oceanográfico "Ary Rongel" (na imagem) chegam ao Rio de Janeiro, por ocasião do encerramento da OPERANTAR XLI, e são recebidos pelo Navio-Veleiro "Cisne Branco".

Os volumes de chuva podem chegar aos 100 mm, acompanhados de rajadas de vento e granizo, o que tende a atrapalhar os trabalhos em campo e no desenvolvimento do milho 2º safra na região sul e sudeste.

De 15 a 19 de abril, são esperados volumes de até 150 mm em áreas do norte de Santa Catarina, Paraíba, sul de Mato Grosso do Sul, Amapá, norte do Pará e extremo norte do Maranhão e do Ceará.

No entanto, é importante ressaltar que o solo já está bastante úmido no Amazonas, Amapá e norte do Pará, e esses acumulados podem gerar transtornos nas operações em campo.

Na Bahia, o tempo deve seguir firme, agravando ainda mais a crise hídrica na região.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira.

Fontes: (CLCB), Agência /Brasil, Ascom/DNIT, Canal Rural e Agência/Marinha.

POR: (LCN) LUIS CELSO NEWS

contato@luiscelsonews.com.br - @luiscelsonews