Núcleo do PROFESP do 2° BtlOpRib realiza visita ao Memorial da FAB na Amazônia e à Receita Federal no Aeroporto Internacional de Belém-PA

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social"

Núcleo do PROFESP do 2° BtlOpRib realiza visita ao Memorial da FAB na Amazônia e à Receita Federal no Aeroporto Internacional de Belém-PA

Nos dias 13 e 15 de junho de 2023, 100 crianças beneficiárias do Núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do 2ºBatalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), participaram de uma visita às Instalações do Memorial da Força Aérea Brasileira (FAB) na Amazônia, localizado na ALA 9, em Belém-PA, e ao Departamento da Receita Federal (ADUANA), localizado no Aeroporto Internacional de Belém-PA, respectivamente.

Por ocasião da visita ao Memorial, as crianças puderam observar, por meio de painéis e materiais em exposição, toda a história e evolução das atividades e das aeronaves da Força Aérea Brasileira que atuaram no Pará e na Região Amazônica desde a década de 1930, passando pela Segunda Guerra Mundial, até os dias atuais.

Durante a visita à Receita Federal, no Aeroporto Internacional de Belém, os alunos, inicialmente, tiveram uma palestra sobre as atividades desenvolvidas pela Receita Federal. Em seguida, as crianças puderam conhecer o Aeroporto, assistir a decolagem de uma aeronave de perto, além de apreciar uma apresentação do Cão farejador K-9.

O PROFESP é um programa desenvolvido pelo batalhão, em suas instalações, e destina-se ao atendimento de crianças, jovens e adolescentes, preferencialmente em situações de vulnerabilidade social, regulamente matriculados na rede pública de ensino, e tem como  finalidade a promoção da valorização do indivíduo, a redução de riscos sociais e o fortalecimento da cidadania, da inclusão e da integração social de seus beneficiados, por meio de acesso à pratica de atividades esportivas, educacionais e de atividades socialmente inclusivas.

Excelência das Operações Ribeirinhas na Amazônia Oriental

ACONTECIMENTOS

A maravilhosa Pedagoga de Educação Infantil, Marta Damarchi, que reside em Florianópolis/SC, esteve comemorando o seu aniversário com seus familiares na segunda-feira (19), parabéns, que Deus continuem te abençoando.

Na quinta-feira (15), o Comando da 4º Distrito Naval, realizou a Cerimônia alusiva ao “Dia da Marinha”, a coluna postando mais imagens da cerimônia militar.

LOGÍSTICA

O Governo Federal lança, nesta quarta-feira (21), às 11h, o programa Aeroportos+Seguros. O objetivo do pacote de medidas é aumentar a proteção de passageiros e bagagens nos principais terminais aeroportuários do país.

As medidas, que incluem inspeção de bagagens nas esteiras, novos equipamentos de raio-x e detectores de líquidos e explosivos, serão detalhadas pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pelo diretor-presidente da ANAC, Tiago Sousa Pereira, e pelo diretor de Polícia Administrativa da Polícia Federal, Rodrigo Teixeira.

Os aeroportos de Congonhas/SP e Santos Dumont/RJ estão mais inclusivos! Os terminais acabam de ganhar salas multissensoriais que foram projetadas para melhorar a experiência de pessoas neurodivergentes que utilizam os aeroportos

Em Congonhas, o ambiente ganhou piscina de bolas iluminadas, máquina de bolhinhas de sabão e projetor de efeitos e vídeo. O espaço fica localizado na sala de embarque, próximo ao portão 4.

Já no Santos Dumont, o local possui aromaterapia, globo de luzes e equipamento de som com acionamento por bluetooth. A sala fica no terminal de embarque, logo após o Raio-X.

O transporte de carne congelada de frango para exportação pela Brado registrou dois recordes nos primeiros três meses deste ano e crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Março teve a maior movimentação, com 3.068 contêineres, cerca de 82,8 mil toneladas. Janeiro foi o segundo melhor resultado da Companhia.

Os números acompanham o crescimento desse mercado, que vem batendo recordes sucessivos. O Brasil registrou aumento de 15,1% nas exportações no primeiro trimestre, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral), o Paraná, maior produtor e exportador do País, foi responsável por 42,1% desse volume.

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) emitiu, nesta segunda-feira (19), a licença de instalação para a construção do terceiro trecho da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. Com extensão de 108,4 km, a autorização permite a construção dos trilhos entre Juscimeira e Primavera do Leste.

A diretoria aprovou abertura de audiência e consulta pública para obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos estudos para arrendamento da instalação portuária denominada MCP03, no Porto Organizado de Santana (AP). A decisão foi aprovada na Reunião Ordinária de Diretoria (ROD), na quinta-feira (15).

DNIT Informa - A partir de quarta-feira (21), o acesso da BR-280/SC à rua Hermínio Stringari estará fechado para as obras de construção do viaduto de acesso ao bairro Corticeirinha. Orientamos aos condutores que utilizem a interseção da Dibrape ou o retorno em frente à Breitkopf.

No km 57 da BR-470/SC, em Blumenau, a autarquia realiza a construção de um novo viaduto na interseção do Badenfurt. O local é o ponto de entroncamento da BR-470/SC com o acesso a Pomerode.

O DNIT realiza a manutenção de defensas metálicas e da sinalização do km 0 ao km 12 da BR-393/RJ, rodovia do contorno de Volta Redonda, próximo ao município de Barra Mansa.

Minas Gerais - As equipes de manutenção da autarquia executam o serviço de remendo profundo no km 192 da BR-367/MG.

Na BR-156/AP, o DNIT atua em trecho da rodovia com manutenção e conservação. As equipes realizam serviços de reconformação da plataforma no km 717.

Na BR-104/AL, as equipes do DNIT atuam no km 43, localizado no município de Branquinha. No trecho são realizados serviços de limpeza, poda e restauração da entrada de descida d'água.

Pernambuco - As equipes da Autarquia trabalham na BR-424/PE, próximo ao município de Pedra. Entre o km 20 e o km 21, são realizados serviços de fresagem descontínua e recomposição do revestimento com CBUQ.

NEWS

Programa Mais Médicos terá 10 mil novas vagas em todo o Brasil. Prioridade será para municípios de maior vulnerabilidade.

O Enem2023, tem mais de 4,6 milhões de pré-inscrições. Candidatos devem pagar taxa até o dia 21 para confirmar inscrição.

Mercado eleva para 2,14% projeção do crescimento da economia em 2023. Estimativa está no Boletim Focus do Banco Central.

Inscrições para o Sisu, do 2º semestre começou na segunda-feira (19). Resultado será divulgado no dia 27 deste mês.

Exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhão tem novo prazo. Regras entram em vigor em 1º de julho.

O ritmo dos trabalhos da colheita de milho em Mato Grosso segue atrasado em relação à média histórica para o período. Em Gaúcha do Norte, a retirada do grão das lavouras começou com os agricultores apreensivos diante dos baixos preços pagos pelo cereal. Para garantir o equilíbrio entre receita e despesas, tem produtor usando a renda do gergelim para amenizar o impacto no bolso.

Até a última sexta-feira (16) o estado havia colhido 8,35% dos cerca de 7 milhões de hectares semeados nesta temporada 2022/23. A média histórica, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é de 16,61% para o período.

O produtor de milho em Mato Grosso precisará colher ao menos 142 sacas por hectare na safra 2023/24 para cobrir o seu o Custo Operacional Efetivo (COE). É o que prevê o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu levantamento de custo de produção, divulgado na segunda-feira (19).

O relatório revela um Custo Operacional Efetivo de R$ 4.679,74 para semear um hectare de milho alta tecnologia na safra 2023/24. Uma queda de 0,72% no comparativo com o projetado em abril.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) assinarão um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação em programas nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e a novas fontes energéticas verdes.

Também será assinado um Protocolo de Intenções entre ANTAQ, Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).

O objetivo do documento é promover intercâmbio de informações e ações anuais conjuntas para o desenvolvimento de projetos, de ações e de boas práticas entre empresas e entidades, área acadêmica e órgãos públicos do setor portuário do Brasil. Entre os temas estão: governança; gestão de qualidade; gestão ambiental; gestão de saúde e segurança do trabalho; responsabilidade social; operações portuárias; pesquisa desenvolvimento e inovação e objetivos do desenvolvimento sustentável e ESG.  

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo.

Fontes: (CLCB), Ascom/DNIT, Ascom/MPor, Ascon;ANTAQ, Agência/Brasil e Canal/Rural.

Por; (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br