Porto de Itaqui (MA) realiza Primeira Operação Ship-toShip de combustíveis

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Porto de Itaqui (MA) realiza Primeira Operação Ship-toShip de combustíveis

A Operação STS aconteceu no Píer 106 do Porto de Itaqui.

No dia 12 de Julho, um fato inédito aconteceu no Píer 106 do Porto de Itaqui, no Maranhão: a primeira operação de combustíveis na modalidade de transferência via Ship-to-Ship entre duas embarcações. O navio MT “Flagship Violet”, procedente dos Estados Unidos, atracou diretamente no píer, tendo o MT “Nave Atria”, vindo de Belém (PA), atracado a contrabordo, por boreste. O teste teve como objetivo demonstrar a segurança da manobra às autoridades envolvidas no processo de autorização, entre elas a Capitania dos Portos do Maranhão, subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval. Também se destaca que, com a aprovação e liberação para realização desse tipo de operação, será possível efetuar o transbordo de combustíveis entre navios ocupando apenas um dos berços do Porto de Itaqui, flexibilizando a fila de atracação. A foto mostra o momento em que os dois navios estavam operando na modalidade STS.

Túnel do Tempo: Desfile Cívico-Militar de 07 de Setembro em Belém do Pará.

Na foto, os Alunos do 2º Ano (Náutica e Máquinas) e do 1º Ano (Unificado) que representaram o Destacamento Escolar da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA). No Desfile Cívico-Militar de 07 de Setembro de 1995, a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval, participou com sua Banda de Música, Destacamento Escolar do CIABA, uma Companhia de Marinheiros e uma Companhia de Fuzileiros Navais. O colunista participou do Desfile (primeiro da esquerda para direita) ao lado de mais 35 Alunos, portando os fuzis muito utilizados durante a 2ª Guerra Mundial. O Comandante do CIABA era o Capitão de Mar e Guerra João Luís Lemos Pinto. Das turmas que participaram, poucos Oficiais foram formados: 24 em 1997 (11 de Náutica e 13 de Máquinas) e 21 em 1998. Com certeza a foto traz boas recordações.

Destacamento Escolar do CIABA no desfile de 07 de Setembro de 1995.

43º Aniversário do ingresso da mulher na Marinha do Brasil

A Lei Nº 6.807 de 07 de Julho de 1980 criava o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, tornando a Força de Mar como pioneira do ingresso da mulher no meio militar, consagrando há mais de quatro décadas a admissão de forma regular e sistemática. Baseado nesse fato, o Comando do 4º Distrito Naval comemorou o 43º Aniversário do Ingresso da Mulher nas fileiras da Marinha do Brasil, em Cerimônia Militar realizada na Base Naval de Val de Cães, no dia 12 de Julho. O evento foi presidido pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, atual Comandante do 4º Distrito Naval e contou com as presenças de militares e servidoras civis das Organizações da Marinha em Belém (PA). Parabéns para todas elas!

Militares femininas receberam homenagens pelo Comando do 4º Distrito Naval.

Participações de Capitães de Longo Curso em evento internacional.

Os Capitães de Longo Curso Ferrucio, atualmente exercendo a função de Assessor Náutico no Terminal de São Sebastião (SP), e Patrick Telles, que é Assessor Náutico em Manaus e Coari (AM), participaram de importante Evento Internacional da SLOM (Sociedad Latinoamericana de Operadores de Terminales Marítimo Petroleros y Monoboyas), realizada em Lima, no Peru, representando importante empresa estatal. Os dois Capitães comandaram grandes navios petroleiros em suas carreiras, tendo nos currículos viagens internacionais.

CLC Ferrucio (3º esq. para dir.) e CLC Patrick (4º esq. para dir.) ao lado de participantes do evento.

Participantes da SLOM.

MARÉ ALTA.

O vídeo institucional da nossa “Universidade do Mar”, que é o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) é sensacional, demonstrando o que seu referido Aluno passa no dia a dia a bordo da instituição. O Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga e sua tripulação estão de parabéns.

MARÉ BAIXA.

Os condutores de embarcações na nossa região tendem sempre a burlar as regras e práticas seguras da navegação, alegando que não há fiscalização. Ora, a responsabilidade começa em cada um de nós. Não é porque a fiscalização não ocorra constantemente que dará o direito de fazer o errado. Portanto, olho vivo, como dizia nosso mestre Alyrio Sabbá.

PASSADIÇO.

O estimado amigo e colega Capitão de Longo Curso Allan Moreira, curtindo o repouso junto à família, sempre velejando em sua embarcação em Brasília (DF).

O Capitão de Mar e Guerra (RM1-IM) Marcus Gorjão sempre enviando mensagens ao colunista. Ele que foi Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe). Grande abraço ao amigo.

O Capitão de Longo Curso Eider Santos recentemente assumiu o Comando do NT “Milton Santos”. Desejamos bom embarque para o Comandante.

O amigo Capitão de Cabotagem Fábio Rolim vem demonstrando excelente profissionalismo em sua embarcação offshore. Marítimo dos bons.

Exemplo a ser seguido é da ilustre Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia. O motivo é que sempre procura ajudar as pessoas, seja com palavras ou atos.

Outro grande exemplo é o Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel. Não é a toa que ostenta grandes condecorações da Marinha do Brasil.

O nosso estimado mestre Capitão de Longo Curso Antônio Garcia vibrou com sua participação no segundo episódio da série da rotina do Aluno da EFOMM do CIABA, realizada pela Rede TV de Belém do Pará.

O amigo Altair Souza, que presta relevantes serviços em nossa região, lembrou sua época de Petrobrás ao ver o exercício simulado de homem ao mar.

O Capitão de Longo Curso Milton Imbiriba é um fanático pelo seu Flamengo que chega a chorar quando perde. Futebol tem dessas coisas.

O Cozinheiro Bergson Marques, a bordo do NT “Milton Santos”, sempre mantendo contato com o colunista. Ele que já esteve a bordo conosco. Agradecimentos.

NAVEGANDO

Na história brasileira, um grande capítulo considerado importante e muitas vezes esquecidos é o da classe de navios chamados ITA, que eram movidos a vapor e pertenciam à Companhia Nacional de Navegação Costeira. Por muito tempo atuaram na cabotagem durante a metade do século 20. Seus nomes: Itaberá, Itagiba, Itaguassu, Itaimbé, Itapé e Itapema. Voltaremos com mais notícias sobre essa classe.

Representações laborais (sindicatos) e Sinaval defendem, entre outras medidas, discutir bases para novos programas de renovação da frota de apoio marítimo e de navios com bandeira brasileira. A cada dia temos a certeza de que o projeto sairá do papel para se tornar realidade.

A Frente Parlamentar da Indústria Naval apresentará plano de trabalho até o dia 14 de Agosto. No lançamento realizado em 04 de Julho, deputados governistas defenderam setor como contribuição para processo de reindustrialização do país, bem como criticaram a “BR do Mar” e taxas de juros.

O navio “Login Discovery”, pertencente à empresa de navegação “Log In”, recentemente realizou sua segunda viagem para Manaus (AM), oferecendo um novo serviço para a cabotagem. Essa embarcação tem a capacidade de realizar o trecho Manaus x Santos em nove (9) dias, sem escalas.

Tribunal Superior do Trabalho acatou ação de marítimo, julgando inválido acordo coletivo sobre férias, já que é um direito social trabalhista inegociável. A empresa de apoio offshore foi condenada a pagar em dobro as férias reivindicadas pelo trabalhador. Se essa moda pega!

No dia 05 de Julho, a Marinha do Brasil criou a sua mais nova Organização Militar na capital federal. Trata-se do Centro de Intendência em Brasília (CeIMBra) cujo objetivo central é de contribuir para o aprestamento e o emprego das Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, subordinadas ao Comando do 7º Distrito Naval.

A Fragata “Defensora” se destacou no exercício multinacional denominado “Unitas LXIV-2023”, tendo como principal objetivo aperfeiçoar respostas a desastres naturais. Essa operação ocorre a cada dois anos, sendo a atual realizada na Colômbia, com diversos países participando, entre ele Equador, México, Panamá e Peru.

Equipe de militares da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) resgataram 41 pessoas na tarde do último sábado (15), em uma escuna que navegava pelo mar de Guarapari (ES). A equipe realizou o transbordo de todos os passageiros da embarcação avariada para uma outra escuna próxima, de forma segura e eficiente.

A nossa famosa “Esquadrilha da Fumaça” celebrou os 150 Anos de Alberto Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), fazendo demonstrações na cidade de Porto Velho, em 07 de Julho, e na cidade de Manaus, em 08 de Julho. O objetivo principal foi alcançado: maior integração com a sociedade.

O colunista realizará sua primeira manobra a bordo do NT “Dragão do Mar” ainda durante essa semana, quando atracará no Terminal de Angra dos Reis (RJ). Excelente as paisagens das ilhas na localidade, com presença maciça de embarcações de passeios. Segurança da navegação é dever de todos. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

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Por: (LCN) Luís Celso News

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