Alunos conhecem o dia a dia da 15ª Companhia de Polícia do Exército

Comando Militar do Norte

Alunos conhecem o dia a dia da 15ª Companhia de Polícia do Exército

Belém (PA) - Um dia de aula diferente. Assim foi a manhã da última terça-feira (12), para 52 alunos do Centro Educacional Nova Vida, localizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O grupo, formado por estudantes do Maternal ao 5º ano, foi conhecer o dia a dia da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE).

Na chegada, tudo era novidade. E para se sentir como um verdadeiro soldado da Amazônia, passaram por uma oficina de camuflagem e pintaram o rosto com as cores do Exército Brasileiro.

Um treinamento básico com os principais comandos utilizados pelos militares, como o “sentido”, “descansar” e a continência também estiveram entre as instruções ministradas pelos militares da 15ª Cia PE. Com as mãos junto ao peito, os alunos cantaram o Hino da Independência, entoado pela Banda de Música do Comando Militar do Norte (CMN), que apresentou um repertório todo especial composto pelos Hinos Nacional e do Pará, e ainda canções infantis.

A turminha se encantou com o ônibus do Pelotão de Choque. Na exposição de materiais, os alunos também viram de perto os equipamentos utilizados pelos militares como o capacete, os uniformes e ainda as motocicletas, muito comum no serviço de balizamento feito pelos batedores da 15ª Cia.

Mas foi a apresentação dos Cães de Guerra que encantou a criançada. Urano, Elba e Sony fizeram demonstrações de detecção de faro e dos princípios de adestramento. Sem dúvida, foi o que mais atraiu a pequena Letícia Trindade, de dez anos. A aluna do 5° ano não escondeu a emoção de estar, pela primeira vez, em uma Organização Militar. “Eu achei legal. Gostei dos cachorros, do ônibus da tropa de choque. Quero vir mais vezes”, afirmou.

Para a diretora da escola, Lourdes Freitas, a manhã foi de aprendizado. “Para nós foi muito importante esse momento de interação com o Exército Brasileiro, porque para os alunos faz com que eles tenham mais uma visão de como funciona a instituição. Dentro da nossa disciplina de História, a visita vai contribuir bastante. Cada momento ficou marcado, com certeza, na memória deles”.

O Comandante da 15ª Cia PE, Cap Gomes, ressalta que iniciativas como esta fortalecem a integração do Exército com a sociedade. "A visita da escola, com alunos de 3 a 12 anos, foi muito significativa. Eles puderam acompanhar um pouco das nossas atividades. Vibraram cantando o hino nacional e me surpreendeu que eles sabiam de cór e foi um momento muito emocionante. Sem dúvida o Exército Brasileiro ganha com essa integração com sociedade e esse dias vai ficar marcado na memória dessas crianças para sempre”, finalizou o capitão.

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

Contato@luiscelsonews.com.br