AIEB-Brasil realiza 2º Fórum Regional em Belo Horizonte (MG)

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

AIEB-Brasil realiza 2º Fórum Regional em Belo Horizonte (MG)

No último sábado (22), a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEBBrasil) realizou seu 2º Fórum Regional de Condecoração e Concessão de Medalhas, na cidade de Belo Horizonte (MG), em Cerimônia que marcou para muitos dos homenageados. Diversas personalidades civis e militares, entre eles Oficiais da gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais, foram agraciadas com as Medalhas de Méritos da própria instituição e Associações parceiras da AIEB-Brasil. Entre as condecorações destacam-se a Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil e a Medalha Duque de Caxias, além de vários colares de honra. O evento foi realizado na Sede da OAB-MG, no salão conhecido como Plenário Jair Leonardo Lopes, contando com público que mais uma vez tornou a Cerimônia como uma das principais da cidade. A emissora “Record” fez a cobertura da Cerimônia. O próximo evento será no dia 28 de Julho com o 24º Fórum Nacional. Parabéns aos homenageados! (Contribuição e Foto: AIEB-Brasil).

Comendador Rodrigo Agostini (à esquerda) com Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

Imposições das Medalhas aos agraciados pelo Comendador Rodrigo Agostini.

Comemoração do Jubileu de Ouro do VLCC “José Bonifácio”.

Assim como tem pessoas que eternizam seus nomes na história, tal qual acontece com as embarcações. No dia 06 de Julho se comemorou o Jubileu de Ouro de um dos maiores navios que a Frota Nacional de Petroleiros (Fronape) já teve: O VLCC “José Bonifácio”. O navio já teve Comandantes de renomes como o Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado e o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, que são grandes expressões da nossa Marinha Mercante Brasileira. Participaram do evento grandes personalidades de nosso setor naval, como o Almirante de Esquadra (RM-1) Eduardo Bacellar Leal Ferreira, O Contra-Almirante (RM-1) Gilberto Cesar Lourenço e o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior. Cabe ressaltar que o VLCC “José Bonifácio”, após cessar as navegações, tornou-se por muito tempo a P-35, que atualmente se encontra em descomissionamento e posterior desativação total de suas atividades. Um efusivo Bravo Zulu ao VLCC “José Bonifácio” e a todos os tripulantes que fizeram parte de sua história.

Alunos do CIAGA com CLC Álvaro (centro), Vice-Almirante Lourenço (esquerda) e CLC Menezes (direita)

Novos Aquaviários formados pela Capitania dos Portos do Amapá.

A Marinha Mercante Brasileira passou a contar com mais 60 novos aquaviários, nas funções de Marinheiro Fluvial de Máquinas (MFM) e Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), aprovados no Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ). A formatura ocorreu no dia 17 de Julho, no município de Santana (AP), realizada pela Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), contando com as presenças de autoridades civis e militares, além dos familiares e amigos daqueles que tripularão as embarcações em nossos rios e lagoas. O Capitão dos Portos do Amapá premiou os primeiros colocados em seus respectivos cursos, conforme ingresso na Marinha Mercante como 2º Grupo – Fluviários. Parabéns aos formandos e sejam bem vindos. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Formatura na Capitania dos Portos do Amapá.

Novos Aquaviários formados em Marabá (PA).

O Curso de Formação de Aquaviários, para Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas (CFAQMAF/MMA) e o Curso Especial de Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) foram realizados pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) na cidade de Marabá (PA), entre os dias 10 e 19 de Julho. A Cerimônia de Encerramento ocorreu no Auditório da Escola José Mendonça Virgolino, com as entregas das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR|) e certificados de conclusão, habilitando 29 novos aquaviários e 28 servidores públicos. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Os Aquaviários estão aptos a exercerem suas novas funções.

MARÉ ALTA.

Excelente as iniciativas de turmas da EFOMM, tanto do CIAGA quanto do CIABA, em comemorar suas décadas e por aí vai. Com certeza prega união e profissionalismo, além de rever colegas que sentaram nos bancos escolares. O colunista, em 2017, participou do festejo de 20 anos da Turma ”Ayrton Senna da Silva”, realizado no Grêmio “Savi” da nossa “Universidade do Mar”. Na época o Comandante era o Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, que fez questão de estar presente. Boas lembranças.

MARÉ BAIXA.

Quando achamos que a tecnologia, como a informática, veio para facilitar o trabalhador, em alguns casos veio para atarefar e criar mais requisitos para se cumprir. E o pior, a papelada só aumentou. No caso dos navios, sempre digo que se retirássemos toda a “papelada” de bordo, o calado diminuiria alguns centímetros. Aumento, mas não invento.

PASSADIÇO.

O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho vem realizando relevantes serviços à frente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Último encontro com o colunista foi em 2022, quando ainda era Presidente do Tribunal Marítimo (TM).

Os agradecimentos do colunista ao Capitão de Longo Curso Jeferson L. Marques Santos, Comandante do NT “Dragão do Mar”, pelo convívio e troca de experiência durante os 7 dias de embarque. Sucesso na missão de descarga em Angra dos Reis (RJ).

Também externamos os agradecimentos ao Capitão de Longo Curso Albano Silva Fidalgo pelo recebimento do colunista e já se preparado para viagem aos Estados Unidos.

O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho é incansável no trecho Rio de Janeiro x São Paulo. Quem procura a Deus, os caminhos são curtos e vale a pena. Um grande abraço ao Comandante.

Nove Aspirantes do Grêmio Católico da Escola Naval estiveram na Canção Nova – PHN 25 Anos, juntamente com o Capelão Heliton.

O professor e mestre Capitão de Logo Curso Antônio Creão Garcia, que por muitos anos esteve lecionando no CIABA, aplaudiu a operação Ship-to-Ship realizada no Porto de Itaqui (MA).

Contato cordial com o 1º Oficial de Náutica Luiz Henrique Anselmo de Oliveira. Ele que já foi Diretor do Grêmio de Náutica do CIAGA. Excelente profissional com reconhecimento mundial.

O 1º Oficial de Náutica Ricardo de Sá Mendonça atua na área de psicanálise, dando ênfase para marítimos. Estamos na torcida para que cumpra mais essa nobre missão que lhe foi conferida.

O segundo afilhado da Turma “Atlante” a embarcar com o colunista é o Praticante de Náutica Thiago Henrique Fagundes, a bordo do NT “José do Patrocínio”.

A primeira afilhada a bordo do NT “André Rebouças foi a Praticante Máquinas Raíra, hoje 2º Oficial de Máquinas. Felicidade ter os afilhados a bordo.

NAVEGANDO

O destino de alguns navios da classe “ITA” foi marcado por tragédias ocorridas durante a 2º Guerra Mundial. Os navios “Itapagé” e “Itagiba” foram torpedeados e afundados por submarinos alemães. O Itapagé encontrou seu fim em 26 de Setembro de 1942, próximo da costa de Alagoas, perdendo 22 dos seus 106 ocupantes. Já o Itagiba soçobrou em 17 de Agosto de 1942, ao sul de Salvador, com perdas de 36 vidas. Na próxima edição teremos um fato curioso sobre essa classe.

Ainda repercute positivamente o 33º Encontro Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocorrido nesse mês de Julho, na cidade Montes Claros (MG). Tivemos a grata honra de noticiar tal evento, que contou com as presenças de 3 veteranos. Agora sim, o Brasil dando real valor merecido.

Recebido significativo vídeo lembrando a comemoração dos 40 anos da Turma de 1983 da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA). Os integrantes, cantando o Hino da EFOMM, demonstram o amor que sentem pela Escola Querida. Entre eles, o amigo Marcus Vinícius Lisbôa. Bravo Zulu e parabéns à Turma.

A Capitania dos Portos do Amapá celebrou seu 124º Aniversário homenageando personalidades civis e militares com o Diploma “Amigo da Capitania”, pelo destaque no relacionamento com a Marinha do Brasil, reforçando o compromisso da instituição em valorizar e fortalecer as relações institucionais.

No dia 21 de Julho comemorou-se o Dia de Memórias dos Marinheiros Mortos em Guerra. São os heróis invisíveis que a Marinha do Brasil reconhece a bravura e o sacrifício dos homens do mar, tendo lugar de destaque na nossa história, tais como a Guerra da Independência, Guerra da Cisplatina, a Guerra contra Oribe e Rosas, a Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo Paraguaio, além da 1ª e 2ª Guerras Mundiais.

Atuação conjunta entre a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 3º Distrito Naval, juntamente com a Polícia Federal, resultou na Operação de Apresamento no Litoral do Ceará entre os dias 06 e 08 de Julho. O Navio Patrulha “Macau” realizou Patrulha Naval ao norte do Cabo Calcanhar, apreendendo a embarcação “Eclipse LS”.

O Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra de Salvador, passou a ser ponto fixo para observação de baleias, abrindo a “Temporada de Observação de Baleias com Ciência Cidadã”, promovendo envolvimento dos visitantes em uma experiência única. Desde o dia 17 de Julho, equipes do Projeto Baleia Jubarte estão no local, que irá até 15 de Outubro.

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tradicional estabelecimento de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), abriu horizontes e estendeu seus domínios até o Ceará, revolucionando a educação e economia da região. Tudo isso porque dos 168 alunos aprovados, 124 pertencem ao estado. Cerca de 40% se preparam em Fortaleza.

Na terça-feira (25), às 20 horas, teremos a 3ª Reunião Ordinária do Período 2023/2024 do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, com a Palestra “Como o Programa “Jovem Destaque” mudou minha vida”, pelo Sr. Lucas Ferreira Gameiro. Com certeza um grande assunto da atualidade, principalmente para aqueles que desejam abraçar tal programa.

Na última quinta-feira (20), atendendo a um chamado gerencial, o colunista desembarcou do NT “Dragão do Mar” e embarcou no NT “José do Patrocínio” com a finalidade de assessorar o Comandante Albano na viagem que realizará aos Estados Unidos, na costa que fica pelo Oceano Pacífico, quase fronteira com o Canadá. (RM).

 

Fonte: (CCP) Cluna Convés Principal

ricardo.monteirobr@gmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br