Novo sistema inovador no sistema offloading testado na Bacia de Santos

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Novo sistema inovador no sistema offloading testado na Bacia de Santos

Embarcação CTV “SeaLoader 2” em operação na Bacia de Santos.

O colunista, a bordo do NT “José do Patrocínio”, participou de uma manobra que envolveu a embarcação CTV (Cargo Transfer Vessel) “SeaLoader 2”, durante a operação com a P-69, na Bacia de Santos. Trata-se de um sistema inovador, que oferece mais segurança ao navio envolvido na operação de transbordo de petróleo (offloading), bem como nas transferências de operadores que auxiliarão nas manobras, conforme se vê na foto. A embarcação CTV foi construída especificamente para esse tipo de atividade. No momento da operação, ela realizava sua 30ª manobra, restando apenas 3 para completar essa fase de teste, que vem dando certo no mercado marítimo brasileiro. Ao final, o Comandante do navio se sentiu seguro com a manobra auxiliado pelo CTV, que ficou em Posicionamento Dinâmico (DP), bem como salvaguardou as tripulações do navio e da FPSO. Conforme informamos, a carga da P-69 tem como destino o porto de Share Point, nos Estados Unidos.

Túnel do Tempo: a bordo do VLCC “José Bonifácio”

A foto data de 1996, a bordo do VLCC “José Bonifácio”, mostrando em primeiro plano o CLC Menezes, acompanhado do CLC Milhomem, e mais atrás o CLC Ronaldo Cevidanes, acompanhado do CLC Paulo Afonso e CFM Emmanuel. O evento marcou a Passagem de Comando desse Gigante dos Mares, que por muito tempo operou pela Fronape. Na ocasião, o CLC Paulo Afonso transmitiu o comando ao CLC Milhomem. O CLC Ronaldo Cevidanes era o Superintendente e o CLC Menezes, o Inger. Como noticiamos recentemente, foi comemorado no restaurante do Hotel “Windsor Guanabara”, que fica no Centro do Rio de Janeiro (RJ), o Jubileu de Ouro do VLCC “José Bonifácio”, que hoje é a P-35 em fase de descomissionamento. Nesse evento, além do CLC Ronaldo Cevidanes e CLC Menezes, também se fizeram presentes o CLC Calenzo, CLC Plinio Calenzo, OSM Figueiró, CLC Afonso, ON Lisbôa, Sr. Cabral, Sr. Rúa, Sr. João, além dos Comandantes Bento e Engenheiro Langer. Agradecimentos ao VLCC “José Bonifácio” que muito contribuiu para a Nação Brasileira.

Passagem de Comando do VLCC “José Bonifácio”

Pelo seu especial conteúdo, publicamos na íntegra mensagem do CLC Darlei Pinheiro

Os Almirantes Alípio Jorge e Mauro César da MB são exemplos de: - Quanto maior a liderança, mais fácil é a comunicação, as ações históricas e o rastro de boas lembranças em todos os setores por onde passaram. - Comando do 4º Distrito Naval. - Representante Permanente do Brasil junto a IMO/RPB-IMO. - Por que não lembrar, também, de uma inteligência rara, talento admirável para defender assuntos relacionados ao transporte marítimo do Brasil e amizade fácil, à época, para assessorar o RPB-IMO e defender em plenário e GT’s assuntos relevantes, entre os quais, os relacionados ao Elemento Humano (os Marítimos)? Refiro-me ao CMG Resano, à época, Representante Alterno da RPB-IMO. CLC Darlei Pinheiro Representante da CONTTMAF e SINDMAR junto a RPB-IMO no período de 2002 a 2006.

CLC Darlei (à esquerda) ao lado do CMG Fábio e o colunista

Ainda sobre o 2º Fórum Regional da AIEB-Brasil em Belo Horizonte (MG)

Nesta edição, postamos algumas fotos do grandioso evento da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil), realizada no dia 22, em Belo Horizonte (MG). O evento, denominado 2º Fórum Regional de Condecoração e Concessão de Medalhas, homenageou diversas personalidades civis e militares, na OAB-MG. Parabéns AIEB-Brasil! (Contribuição e Fotos: AIEB-Brasil).

A Bandeira Nacional sempre presente nos Fóruns da AIEB-Brasil

Delegado Regional da AIEB-Brasil em Belo Horizonte com Oficiais da Polícia Militar condecorados.

MARÉ ALTA.

As tripulações dos navios sempre se ajudam, independente da nacionalidade. Isso é provado nas operações de busca e salvamento, quando são nomeados para participarem das manobras de homem ao mar ou socorro. Acompanhamos alguns dias atrás, os pescadores resgatados na costa brasileira, onde a Marinha do Brasil e um rebocador da Marinha Mercante foram em busca dos náufragos.

MARÉ BAIXA.

Para clandestinos que se arriscam em viajar no leme e outros locais do navio. É uma manobra arriscada por pessoas de países pobres, como os africanos, que ficam por muitos dias com pouca comida e água, além de ficarem expostos ao tempo. Recentemente acompanhamos o resgate de quatro nigerianos que viajaram no leme de um navio mercante da África até o Brasil, no total de 14 dias.

PASSADIÇO.

Gente fina é outra coisa, como dizia nosso mestre Alyrio Sabbá. O Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva agradeceu, lá da Suíça, a matéria publicada em sua homenagem, sentindo-se honrado pela lembrança e distinção.

O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, que recentemente comandou o CIAGA, reside na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O colunista terá o convite para encontro na primeira oportunidade.

O colega e amigo de Turma Germando Araújo da Costa se encontra no Rio de Janeiro para realização de exames médicos e posterior retorno à vida marítima, através de estágio supervisionado.

O Capitão de Longo Curso Antônio Creão Garcia reconhece uma das qualidades do Almirante de Esquadra Alípio Jorge: grande orador.

O colunista teve a grata surpresa de encontrar, a bordo do NT “Dragão do Mar”, o Sr. Cesar Paes Filho, que presta relevantes serviços pela Classificadora “ABS”, em Angra dos Reis (RJ).

No momento do embarque, realizamos chamada de vídeo com o jornalista Antônio Catete, em Belém do Pará. Bom sempre ter notícias de amigos.

O Contramestre Dantas é um profundo conhecedor de marinharia. Ele que recebeu a Medalha de Mérito Marítimo na Capitania dos Portos do Espírito Santo. Lembram?

A Auxiliar de Saúde Gisênia teve um embarque relâmpago com o colunista. O Comandante Conor a requisitou para sua embarcação.

Por falar no amigo Catete, mensagem significativa postou no grupo de Embaixadores da Paz. O colunista sentiu lisonjeado com tantos adjetivos. Abraços ao amigo.

O grande Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, foi Superintendente da Fronape na década de 90.

NAVEGANDO

Conforme anunciamos, um fato curioso dos navios da classe “ITA” foi na nossa cultura popular. Dorival Caymmi compôs em 1940 a música “Peguei um Ita no norte”, que em 1993 viria a fazer parte do enredo da Acadêmicos do Salgueiro. Na letra, relata a jornada de um migrante nortista que chega ao Rio de Janeiro a bordo de um Ita. Foi um dos maiores sucessos do compositor. A Escola de Samba conquistou seu oitavo título, quebrando jejum de 8 anos. Na próxima edição, colocaremos o último parágrafo da classe Ita.

Na época das grandes navegações, seja mercante ou para a guerra, podemos citar quatro grandes navegadores que a história exalta: Cristóvão Colombo, Vasco da Gama, Fernão de Magalhães e Jaime Cook. De todos eles, foi Fernão de Magalhães quem teve a determinação e coragem de levar a cabo a mais assombrosa viagem que o arrojo humano empreendeu.

O maior porta-contêineres do mundo foi nomeado como “Michel Cappellini” em 17 de Julho, pertencendo a MSC (Mediterranean Shipping Company). A embarcação possui 400 metros de comprimento e capacidade para transportar até 24.346 contêineres. Sua bandeira será da Libéria e a classificadora DNV.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) numa iniciativa conjunta com o Ministério de Portos e Aeroportos visa modernização e desburocratização no setor portuário e aquaviário. O Programa “Navegue Simples” tem o objetivo de simplificar as práticas no setor. A primeira etapa já se encontra em andamento.

No dia 21 de Julho comemora-se o Dia de Memórias dos Marinheiros Mortos em Guerra. O incidente que marca a data é o naufrágio da Corveta “Camacuã” atingida por grandes ondas, quando navegava próximo de Recife (PE). Sua missão de escolta de numeroso comboio foi cumprida. A tragédia custou a vida de 83 militares, incluindo o Comandante do navio.

O Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” em breve passará por plano de revitalização, com consequente aumento de sua vida útil na Marinha do Brasil. Vários fornecedores estão visitando a embarcação. A CSENO/Abimaq participa de grupo criado pela Emgepron que discute aumento de índices de nacionalização.

O Comando do 1º Distrito Naval realizou significativo exercício que consistiu de contenção de derramamento de óleo na Baía de Guanabara, testando a eficácia das ações de combate à poluição hídrica nessa região, bem como reafirmando o compromisso da Marinha do Brasil com a proteção do meio ambiente. Nota 10.

Em homenagem aos 150 Anos de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) realizou Concerto Especial em Brasília, no dia 20 de Julho, misturando música clássica e popular.

A 16º Brigada de Infantaria de Selva comemorou os seus 30 anos de presença na cidade de Tefé, no coração do Amazonas, com o Projeto “Soldado por 1 Dia”, que proporcionou experiência inesquecível para um grupo de crianças locais. O objetivo de despertar nelas o respeito e o interesse pelas atividades militares foi alcançado.

O colunista, já a bordo do NT “José Patrocínio” realizou as operações de cargas nas plataformas P-69 e P-66, ambas localizadas na Bacia de Santos. É provável que até a divulgação desta edição, o navio esteja empreendendo viagem aos Estados Unidos. Naveguem conosco! (RM).

 

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

Ricardo.monteiro br@hotmail.com

Por: (LCN) LUis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br