17 de julho – Dia do Submarinista

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social"

17 de julho – Dia do Submarinista

No dia 17 de julho é comemorado nesta data a “Força de Submarinos” e completou 109 anos. O aniversário da “Força de Submarinos”, cuja a origem foi a “Flotilha de Submersíveis”, composta pelo submersíveis F 1, F 3 e F 5, com sede no Comando da Defesa Móvel na Ilha de Mocanguê Grande.

Ao longo dos cento e nove anos, opera com onze classes de submarinos, totalizando vinte e sete submarinos e seis navios de apoio e, além disso, foram incorporadas novas tecnologias e procedimentos operativos para a Marinha do Brasil. Desenvolvimentos e capacidades para formamos Submarinistas, Escafandristas, Mergulhadores de Combate, Médicos e Enfermeiros Hiperbáricos e Psicólogos de Submarinos, com o apoio de militares e funcionários civis.

O segundo quarto do século vinte e um apresenta novo desafio para a Força de submarinos, preparar os militares que operarão o primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear. Este desafio será proporcional como à primeira imersão a bordo do F 1 na Itália em 1913 onde brasileiros, liderados por nosso patrono o Capitão de Fragata Felinto Perry, iniciaram a jornada.

Militares e funcionários civis da Força de Submarinos, os senhores e senhoras, são a alma desta força que possibilita atender aos desafios que se apresentam a cada dia de nossa Jornada. Submarinistas, Escafandristas, Mergulhadores de Combate, Médicos Enfermeiros Hiperbáricos e Psicólogos de Submarinos somos responsáveis pelo legado deixado por todos que pertenceram à “Força de Submarinos” e pelas gerações de marinheiros até de baixo d’água que darão continuidade a nossa Força”.  Contra-Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso, Comandante. (Fonte: Ascom/MB).

SOAMAR-PA

A Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar-PA). Foi fundada em 19 de outubro de 1989 e teve Alfredo Paes Barreto como seu primeiro presidente.
Desde então, seus membros têm trabalhado para a divulgação da Marinha e da vocação natural do Estado do Pará para os assuntos inerentes à navegação fluvial e marítima. A Soamar-PA possui, dentre outras finalidades, a de difundir os conceitos doutrinários e culturais relacionados ao desenvolvimento e ao progresso do Brasil, sobretudo, no que diz respeito aos assuntos do mar e das vias navegáveis, sendo, portanto, um precioso elo entre a Marinha e a sociedade paraense.
Em janeiro de 2018, a SOAMAR-PA recebeu a declaração de reconhecimento de Utilidade Pública do Governo do Estado do Pará.


O atual presidente em exercício é o empresário
Carlos Raimundo Albuquerque Nascimento.

LOGÍSTICA

Os portos do Paraná fecharam o primeiro semestre com movimentação de 30.898.006 toneladas embarcadas e desembarcadas. O desempenho ajudou o Paraná a alcançar o recorde de exportações num primeiro semestre e reforça a expectativa positiva para o segundo.

Os portos do Paraná fecharam o primeiro semestre com movimentação de 30.898.006 toneladas embarcadas e desembarcadas, o que representa aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2022 (com 29.013.459 toneladas). Especificamente em junho, entre importações e exportações, 5.677.557 toneladas de cargas passaram pelos terminais de Paranaguá e Antonina nos 30 dias. Comparado a junho do ano passado, que registrou 3.181.077 toneladas, o aumento foi de 12%.

O desempenho nos seis primeiros meses ajudou o Paraná a alcançar o recorde de exportações num primeiro semestre e reforça a expectativa positiva para o segundo semestre, conforme avaliam dirigentes da empresa pública Portos do Paraná. Junho registrou a quarta alta mensal consecutiva – março abril e maio também tiveram elevação nos volumes.

A balança comercial brasileira teve superávit de US$ 1,559 bilhão na segunda semana de julho e corrente de comércio de US$ 11,282 bilhões – soma de exportações de US$ 6,42 bilhões e importações de US$ 4,862 bilhões.

No mês, as exportações somam US$ 14,126 bilhões e as importações, US$ 9,79 bilhões, com saldo positivo de US$ 4,336 bilhões e corrente de comércio de US$ 23,915 bilhões.

No acumulado do ano, as exportações totalizam US$ 179,806 bilhões e as importações, US$ 130,405 bilhões, com saldo positivo de US$ 49,401 bilhões e corrente de comércio de US$ 310,211 bilhões. Dados foram disponibilizados na segunda-feira (17/7), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A Santos Brasil fechou contrato com o armador panamenho CTM – (Corporación de Transportes Marinos), representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil, e passa a receber a nova linha de navegação no seu terminal de contêineres de Imbituba (SC) a partir de agosto. Com esta conexão o Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de quatro anos.

O serviço iniciará com o navio X-press Moy, tendo escalas a cada três semanas em Imbituba e, quando atingir a sua capacidade máxima, a CTM tem planos de inserir o MV Theodor como segundo navio da rota. No primeiro semestre de 2023, estes dois navios realizaram três viagens ao Brasil e têm como principais destinos os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina, na República Dominicana, e Mariel, em Cuba, os quais atuam também com Hub-Ports para a América Central e Caribe. Nos últimos embarques, transportaram, principalmente, alimentos como arroz, açúcar, óleo de soja, milho, congelados e materiais de higiene pessoal e de limpeza.

O Tecon Imbituba está estrategicamente localizado no centro da região Sul do país, equidistante das capitais Curitiba e Porto Alegre, e muito próximo à Florianópolis. Inserido em um dos principais polos industriais e portuários do país, o terminal é de fácil acesso rodoviário (pela BR-101), ferroviário e marítimo. O terminal também é privilegiado por estar em um porto de águas profundas e abrigado, capaz de receber sem restrições (seja em função de calado, ou em função do mau tempo) os maiores navios que já começam a acessar a costa brasileira.

O transporte marítimo mundial jamais será o mesmo a partir de 1º de janeiro de 2024. Isso porque entrará em vigor o IMO 2023, regras estabelecidas pela Organização Marítima Internacional que obriga todos os navios a calcularem seu Índice de Eficiência Energética (EEXI) e iniciarem a coleta de dados para o relatório de seu indicador anual de intensidade de carbono operacional (CII). Tendo em vista que os navios são responsáveis por 1 bilhão de toneladas de CO2 e GEE (Gases de Efeito Estufa) anuais lançadas na atmosfera, o objetivo é reduzir as emissões em prol do planeta.

NEWS

A estimativa do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2023, com base nas informações de safras de junho, é de R$ 1,148 trilhão, valor 2,6% superior ao do ano passado. As lavouras lideraram o crescimento, com aumento do VBP de 4,9%, impulsionado pelo recorde da safra de grãos e pelos ganhos de produtividade. A pecuária teve retração de 2,4% no VBP, devido à retração da carne bovina e de frango.

Os produtos com melhor desempenho este ano são o amendoim, com aumento real de 8,9% no VBP, arroz 7,8%, banana 14,3%, cana de açúcar 11,9%, feijão 19,0 %, laranja 27,8%, mandioca 33,6%, milho 3,9%, soja 3,5%, tomate 14,3% e uva 3,8%.

Na pecuária, as maiores contribuições positivas vêm sendo dadas por suínos, leite e ovos. A balança comercial da pecuária mostra, de janeiro a junho, retração das carnes de -5,1 % em dólares. Porém esse mercado mostra-se bastante favorável às transações de carne de frango e carne suína.

O uso de milheto nos três tipos de uso para a pecuária (pastejo, pré-secado e silagem) vem surpreendendo os criadores de leite e carne que o adotam na alimentação. Segundo eles, a ótima aceitação pelos animais, rápido rebrote, elevado rendimento e aumento no resultado final foram algumas das constatações.

Claudyano Gyan Andretta é de Bom Jesus do Oeste (SC) e trabalha com gado de corte. Ele destaca que usou o Valente para vacas de cria e novilhas de recria. “É o primeiro ano que usei ele, mas já tive um resultado muito bom. Tem dois principais benefícios: número de corte, em volume, e ganho de peso. Mas o ganho de peso não foi o principal. O melhor foi o aumento do número de animais por piquete. Elas ganharam mais peso, mas teve uma rotação maior de animais também”, conta.

A JBS retomou as atividades da unidade industrial da Friboi localizada na cidade de Juara (MT) na segunda-feira (17). A reinauguração da unidade resultará na criação de 350 empregos, somando-se aos 1.450 novos postos gerados com a recuperação da unidade de Diamantino (MT) e às 210 vagas abertas pela unidade de Confresa (MT) na última semana. Com esses investimentos, a companhia prevê gerar aproximadamente 2 mil novos empregos em Mato Grosso até o final do ano.

Atualmente, a JBS é responsável pela geração de mais de 9.500 empregos diretos em Mato Grosso. Com a concretização de todos os investimentos anunciados e a conclusão da reforma da unidade de Diamantino, espera-se que esse número aumente para cerca de 11.500 empregos diretos gerados pela JBS no estado.

As exportações de milho na safra 2021/22 somaram 26,42 milhões de toneladas em Mato Grosso. O volume supera em 58,44% as 16,67 milhões de toneladas do ciclo 2020/21. O montante é considerado recorde.

Ao se analisar o primeiro semestre de 2023 os embarques de milho somaram 5,26 milhões de toneladas, que tiveram 63 países como destino. Em 2022 no período o cereal teve como destino 28 países no período, que juntos adquiriram 3,41 milhões de toneladas.

Somente em junho foram 689,29 mil toneladas, volume superior as 235,06 mil toneladas de maio e as 527,76 mil toneladas embarcadas em junho do ano passado.

Somente para a China no primeiro semestre de 2023 foram enviadas 851,34 mil toneladas de milho. Já para a Colômbia 696,86 mil toneladas, Coreia do Sul 457,11 mil toneladas. O Vietnã somou 349,07 mil toneladas e o México 345,82 mil toneladas.

O mercado chinês de carbono tem operado de forma geral de maneira estável, com resultados graduais na redução de emissões, acumulando um volume total de transações superior a 11 bilhões de yuans, após dois anos de negociação de operação online.

Nos últimos dois anos, a chinesa State Power Investment Corporation (SPIC) tem participado ativamente na construção do mercado de carbono. Durante o primeiro ciclo de cumprimento, suas 78 principais unidades de emissão concluíram todas as tarefas de cumprimento e conseguiram adquirir a um custo inferior ao preço de mercado.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo

Fontes: (CLCB), Canal Rural e Informativo/Portos.

Por: (LCN) Luís Celso News

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