CLC Álvaro marca presença na Cerimônia em Homenagem aos Mortos da Marinha em Guerra

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

CLC Álvaro marca presença na Cerimônia em Homenagem aos Mortos da Marinha em Guerra

Capitão de Longo Curso Álvaro ao lado do Almirante de Esquadra Borges

Importante e destacada presença foi registrada na Cerimônia em Homenagem aos Marinheiros Mortos em Guerra, realizada no dia 28 de Julho, no Mausoléu do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial: o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira. O evento ainda contou com as participações de outros Oficiais da nossa instituição, bem como de diversas autoridades civis e militares, instituições governamentais e privadas, além da Comunidade Marítima. O Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante de Operações Navais, presidiu e representou o Comandante da Marinha no evento. O Comandante Alvaro, atual Presidente de Honra do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM), sempre se faz presente aos eventos da nossa gloriosa Marinha do Brasil.

Comandante Alvaro ao lado de Ex-Combatentes, Ex-Ministros e Ex-Comandantes da Marinha.

CLC Alvaro com o CLC Câmara (esquerda) e CLC Calenzo (direita).

“Parada Após o Pôr do Sol” tem apresentação a bordo do NAM “Atlântico”

Na noite da última segunda-feira (07), a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, atracado no Cais 11 do Porto de Belém (PA), aconteceu uma das grandes tradições da Marinha do Brasil: “A Parada Após o Pôr do Sol”. O evento prestou homenagem à Cúpula da Amazônia, celebrando os países que se fizeram presentes na importante reunião, sendo um preparativo para COP-30 que acontecerá em 2025 na “Cidade das Mangueiras”. A Banda Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais se apresentou, tocando um vasto repertório, contando ainda com a performance do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa, como parte das comemorações do Bicentenário da Adesão do Pará à Independência do Brasil. O colunista recebeu o convite do Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, porém devido missão no mar, não pôde comparecer ao memorável evento. (Foto: Marinha do Brasil).

Apresentação da Banda Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais

Marinha realiza exercício inédito de prevenção de vazamentos de óleo no mar

Entre os dias 07 e 09 de Agosto, a Marinha do Brasil, por meio da Escola de Guerra Naval, realizou pela primeira vez um exercício interagências, que consistiu na simulação de derramamento de óleo no mar de significância nacional, provocado por um navio mercante petroleiro, na altura da Bacia de Campos. O exercício exigiu a ativação do Plano Nacional de Contingência (PNC) para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Brasileira. A Força de Mar atuou como Coordenador Operacional, empregando toda a capacidade de resposta em situações reais. Diversas instituições participaram do simulado, entre elas a Agência Nacional do Petróleo, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), The International Tankers Owners Pollution Federation Limited (ITOPF Limited), além de especialistas do Setor de Óleo & Gás e demais setores marítimos.

Cartaz do Exercício

Tribunal Marítimo realizou o XIV Workshop de Direito Marítimo

No último dia 09 de Agosto, o Tribunal Marítimo recebeu excelente público para o XIV Workshop de Direito Marítimo, com o intuito de promover um maior entendimento sobre os painéis: a Natureza Jurídica e Nacionalidades das Embarcações e o Abandono e Reciclagem de Embarcações e Plataformas. O evento foi aberto pelo Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, logo após o cântico do Hino Nacional Brasileiro. O painel sobre “Natureza Jurídica e Nacionalidades de Embarcações” teve como palestrantes o ViceAlmirante (RM1) Luiz Octávio Barros Coutinho, Diretor da Procuradoria Especial da Marinha, e o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Luiz Augusto Oliveira de Freitas, Vice-Presidente na América do Sul do Registro Internacional de Embarcações das Ilhas Marshhalls. O Painel sobre “Abandono e Reciclagem de Embarcações e Plataformas”, teve como palestrantes a Dra. Fabiana Martins, Sócia Fundadora da Siano & Martins Advogados Associados, e o ContraAlmirante (RM1) Walter Lucas da Silva, Diretor-Presidente da Associação do Cluster Tecnológico Naval – RJ. O Workshop foi encerrado pelo Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, no final da manhã.

XIV Workshop do Tribunal Marítimo.

MARÉ ALTA.

Oficiais Mercantes nos cursos de EGN (Escola de Guerra Naval) e ESG (Escola Superior de Guerra). Anualmente, representantes da nossa Marinha Mercante Brasileira são convidados para participar dessa espécie de Doutorado e Mestrado. Muitos Comandantes, na categoria de Capitão de Longo Curso, e até Oficial Superior de Máquinas tem os distintivos em seus uniformes, sendo um símbolo de orgulho para aqueles que o carregam.

MARÉ BAIXA.

Embarcações sem as proteções de seus eixos. Isso tem causado bastantes acidentes de escalpelamentos, principalmente no público feminino das regiões ribeirinhas. E não é por falta de aviso, já que a Marinha do Brasil fornece essas proteções, além de fazer divulgações nos meios sociais existentes.

PASSADIÇO.

O Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas, esteve em Belém (PA), por ocasião da estadia do NAM “Atlântico”. A “Parada Após o Pôr do Sol” foi de grande sucesso. O público agradeceu ao Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que atendeu a todos com a mais fina educação que lhe é peculiar. O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho com mais essa missão cumprida de trazer o NAM “Atlântico” a Belém. O colunista parabeniza os três por essa valorização da cidade das mangueiras. O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa agradeceu gentilmente a nota publicada. Gente fina é outra coisa. O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz já se encontra com sua nave, juntamente com a tripulação, na cidade de Valparayso, no Chile. Boas operações! A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia se emocionou no encontro com o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior. O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho, o “Panda da Curuzú”, vive as expectativa do seu desembarque. Será que acontece? O sonho do Comandante Carvalho é ter o Capitão de Longo Curso Roger Arero como sua rendição, porém é só sonho mesmo. O Major (PMPA) Juniel Costa Maciel nos recomendou uma grande ideia para a coluna, que dará certo com toda a certeza. Voltaremos ao assunto. O amigo Fábio Amaral é um dos renomados médicos cardiologistas de Belém (PA). Ele que viveu a infância na saudosa Passagem Natal, no Bairro de Nazaré (Belém).

NAVEGANDO

A Autoridade do Canal do Panamá projeta significativo declínio em sua receita para o próximo ano, em virtude da contínua escassez de água, fazendo com que as operações da hidrovia sofram restrições. Para os próximos meses, o calado de tramitação será de 13,4 metros. O movimento caiu de 34 a 36 navios por dia para o máximo de 32. O segundo navio porta-contêineres de 23.600 TEUs e movido a GNL foi entregue à empresa “Hapag-Lloyd”. A embarcação, de nome “Manilla Express”, tem 400 metros de comprimento e 61 metros de boca (largura), sendo construído pelo estaleiro “Daewoo”. O último da série está programado para 31 de Dezembro de 2024. À medida que o clima esquenta, as ondas do Oceano Pacífico ficam cada vez maiores, conforme estudos do “Scripps Institution of Oceanography, nos Estados Unidos. O colunista navega, atualmente, por esse oceano e pôde comprovar a veracidade dos fatos. Sindicatos pedem fortalecimento da inspeção do trabalho portuário e aquaviário. As entidades manifestaram ao Governo que fiscalização especializada de profissionais da economia do mar sofreu esvaziamento nos últimos anos. Alguns portos, como o de Itaqui (MA), já temos relatos dessa inspeção. A Marinha do Brasil, representada pela Fragata “Liberal”, participará da Operação Guinex-III, no Golfo da Guiné. A embarcação já desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, marcando o início da missão que se estenderá até o dia 14 de Outubro, em conjunto com as Marinhas e Guardas Costeiras de países dessa região. A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais se apresentou no Centro de Convenções “Centenário Assembleia de Deus”, na última quinta-feira (10). Entre os dias 13, 15, 19 e 22 de Agosto, teremos as apresentações, de forma gratuita, em Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e Vitória (ES), respectivamente. Novas apreensões da Marinha registram 800 kg de minério de cassiterita e sete gramas de ouro em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Juntamente com órgãos parceiros, entre os dias 04 e 07 de Agosto, as instituições realizaram operação que resultou na detenção de 11 indivíduos armados, além de munições e outros materiais. O Colégio Militar de Manaus (CMM) completou 52 anos em Cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O feito atinge grande marca em que educa com excelência, destacando a trajetória e impacto da instituição na formação de cidadãos. Diversas autoridades civis e militares estiveram presentes. No dia 04 de Agosto, os Ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Educação, Camilo Santana, assinaram acordo de cooperação técnica para estudar a criação de uma nova unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza (CE). Será o primeiro no nordeste. A saúde do colunista vai bem a bordo do NT “José do Patrocínio”, contando com o apoio do CLC Albano e sua tripulação. Os preparativos para operação nos Estados Unidos seguem de “vento em popa”, com previsão de chegada para o final de Agosto. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br