Startup Smart Tour Brasil é bicampeã do Prêmio Nacional do Turismo

O Sistema Especialista Turístico (SET), desenvolvido pela govtech catarinense, foi a vencedora na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo

Startup Smart Tour Brasil é bicampeã do Prêmio Nacional do Turismo

A startup catarinense Smart Tour Brasil sagrou-se no sábado (dia 16/12) bicampeã do Prêmio Nacional do Turismo. O Sistema Especialista Turístico (SET), desenvolvido pela empresa, foi o vencedor na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo. Esse reconhecimento enfatiza a relevância do setor tecnológico catarinense no cenário turístico brasileiro. A Smart Tour Brasil foi finalista nas três edições do prêmio, destacando-se no cenário turístico nacional.

Um sistema especialista, como o SET, utiliza a inteligência artificial para simular a capacidade de decisão de um especialista humano em um campo específico. No caso do SET, esse campo é o turismo. O sistema, com seus 250 requisitos globais para Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), aborda nove eixos fundamentais, incluindo Governança, Segurança Pública, Mobilidade e Transporte, Acessibilidade Universal e Sustentabilidade, entre outros. Essa abordagem integral permite uma análise profunda do turismo, abrangendo desde padrões de visitação até tendências de consumo e comportamento dos visitantes.

Um dos grandes diferenciais do SET é a visão holística do turismo. Ele considera dados de outros setores que impactam diretamente o turismo, como segurança pública, sustentabilidade, planejamento urbano e mobilidade. Essa abordagem multifacetada é crucial porque o turismo não existe em um vácuo; ele é influenciado e afeta múltiplas áreas da sociedade e do governo. Ao captar insights a partir de visão holística, o SET fornece informações mais precisas e relevantes, refletindo melhor a realidade dos destinos turísticos.

A CEO da Smart Tour, Jucelha Carvalho, comenta sobre a decisão estratégica de desenvolver o SET em um modelo de inovação aberta, colaborando com quatro polos tecnológicos brasileiros: "Adotar a inovação aberta foi um passo crucial para nós. Isso não só enriquece o SET com diversas perspectivas e conhecimentos, mas também nos permite adaptar a ferramenta de forma mais eficaz às necessidades de diferentes destinos turísticos no Brasil. Além disso, em 2024, o SET expandirá seu alcance para o setor privado, atuando como uma poderosa ferramenta de inteligência de mercado."

O desenvolvimento em Florianópolis, Belo Horizonte, Recife e recentemente no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, torna o SET uma solução robusta e adaptável, que atende às demandas dos destinos turísticos de todo o país.

O impacto do SET no turismo tem sido notável, identificando problemas públicos, oferecendo insights para uma gestão turística eficiente e estratégica e mensurando o impacto das ações realizadas. A plataforma otimiza recursos, melhora a experiência do visitante e promove a sustentabilidade dos destinos.

Como uma das principais govtechs do Brasil, a Smart Tour, fundada em 2018, tem sido uma força motriz no desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes, aplicando tecnologia avançada para superar os desafios do turismo moderno.

O Prêmio Nacional do Turismo para o SET sublinha a importância crítica da inovação e tecnologia no avanço do turismo brasileiro, estabelecendo a Smart Tour e o SET como pioneiros na transformação do setor rumo a um futuro mais conectado, inteligente e promissor.

Fonte: Everaldo Fioravante 

everaldo@vetor.am

Por: (LCN) Luís celso News

luiscelsonews@gmail.com