CIABA RECEBE VISITA DE ALUNOS DO CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE DEFESA (CAED) DA ESCOLA SUPERIOR DE DEFESA (ESD)

Coluna luís Celso Borges - Domingo

CIABA RECEBE VISITA DE ALUNOS DO CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE DEFESA (CAED) DA ESCOLA SUPERIOR DE DEFESA (ESD)

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) recebeu, no dia 23 de agosto, a visita dos alunos do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), da Escola Superior de Defesa (ESD), cujo objetivo é consolidar a aprendizagem nas áreas de defesa, segurança e desenvolvimento nacional.

Na ocasião, foi proferida palestra pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, sobre o tema “As missões do Comando do 4º Distrito Naval e os impactos das suas atividades para a defesa da Amazônia Oriental, no controle da Defesa Nacional”, para os alunos do CAED.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de realizar perguntas referentes aos diversos assuntos tratados pelo palestrante. Os alunos do CAED ainda puderam visitar os simuladores de passadiço e o planetário, além de assistirem a um exercício de combate a incêndio no pátio do CBINC. A visita foi encerrada após um almoço servido no prédio da SAVI.

Foto da comitiva em frente ao mastro principal do CIABA

CIRCUITO DOS HIDROVIÁVEIS - Etapa Belém-PA

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte – (ADECON), realiza em parceria com a Executiva e a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI, a ação denominada “Circuito Nacional dos Diálogos Hidroviáveis”. Foi realizado em Belém/PA nos dias 24 e 25 de agosto no Auditório Alyrio Sabbá da sede do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegações do Estado do Pará (SINDARPA).

O foco foi sobre a navegação na Amazônia, com a sua atual situação de logística, como a exportações dos produtos nas vias do meio norte, a construção do Ferrogrão, via férrea que pretende ligar o porto de Miritituba/PA a Sinop/MT, o Pedral do Lourenço, no rio Tocantins no estado do Pará foram os destaques durante o “Diálogos Hidroviáveis”.

A comunidade marítima esteve presente com sugestões para os portos da Amazônia, o modelo de transporte hidroviário e os desafios do transporte de passageiros também foram abordados. Além disso, serviu para preparar a região para o grande desafio a COP 30.

ANTAQ

Foi aprovado a abertura de processo seletivo simplificado para contratação de arrendatário transitório para operar os terminais de contêineres e carga geral do Porto de Itajaí (SC). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira (25). A Sessão Pública e abertura das Propostas pelo Arrendamento Transitório ocorrerão no dia 13/09/2023, a partir das 11h, na nossa sede, em Brasília.

Segundo o nosso diretor Caio Farias, relator do processo, é objetivo da ANTAQ e do MPor a retomada de forma célere das atividades do porto de Santa Catarina. “É a primeira vez que a ANTAQ modela e realiza diretamente um Processo Seletivo Simplificado para um contrato de transição. Entendemos que o projeto apresentado promoverá a retomada plena das atividades no Porto de Itajaí, algo urgente e de suma importância”, afirmou.

Todos os requisitos e demais condições de participação estão disponíveis no nosso site: Acesse: https://encurtador.com.br/ghwOS

HIDROVIAS

As hidrovias com mais de 66,46 milhões de toneladas de cargas foram transportadas por vias interiores, no primeiro semestre de 2023. Isso representa um recorde histórico! Confira o avanço:

Aumento de quase 11% em comparação ao último recorde, registrado no 1º semestre/2021. Comparado a 2022 o aumento foi de 13,3%.

Produtos mais transportados:

Soja: 26,6 milhões de toneladas

Bauxita: 8,9 milhões de toneladas

Milho: 4,6 milhões de toneladas

A região hidrográfica Amazônica foi responsável por mais da metade de todo o transporte feito por vias interiores: 40,67 milhões de toneladas.

Quer saber mais? Acesse: https://www.gov.br/.../transporte-interior-bate-recorde...

CISNE BRANCO

O Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” iniciou visitação pública gratuita, começou no sábado (26) e vai até domingo (27) de agosto, das 10 às 15h, no Escadinha da Estação das Docas, em Belém (PA). O programa cultural oferece à população a oportunidade de conhecer a história e rotina de um dos navios mais tradicionais da Marinha do Brasil (MB) e se familiarizar com a vida de bordo.

EXPOSIBRAM 2023

Brasil acompanha de perto o avanço do setor de mineração, conferindo ao mercado equipamentos que propiciem a eficiência do segmento. Prova disso, são os produtos da marca que estarão em exposição na Exposibram 2023 – (Mineração do Brasil Expo & Congresso), de 29 a 31 de agosto, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia EM Belém/PA.

Na Exposibram 2023, a multinacional chinesa XCMG apresentará em seu estande alguns equipamentos, com destaque para o Caminhão XDA 40 de Mineração, a Carregadeira de Rodas XC968-EV 100% elétrica e a Escavadeira Hidráulica XE490DK.

NEWS

Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) enviou, na sexta-feira (25), ofícios aos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Agricultura, Carlos Fávaro, do Meio Ambiente, Marina Silva e para o comandante do do Exército Brasileiro, Tomás Miguel Miné, com as preocupações sobre a suspensão das emissões de novas licenças para o manejo de espécies exóticas, publicada em informativo do Sistema de Informação de Manejo e Fauna (Simaf), no último dia 18 de agosto.

A medida é resultado do Decreto 11.615/2023, que transferiu a responsabilidade pela emissão dessas autorizações do Ibama para o Exército.

Participantes da expedição anual Pro Farmer Crop Tour, que percorre lavouras em estados do Meio-Oeste norte-americano, preveem safras menores de soja e milho em Minnesota.

Para a oleaginosa, a safra foi estimada em 111,86 milhões de toneladas, contra 114,44 milhões do projetado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Em Iowa, a média da contagem foi de 1.190,41 vagens por jarda quadrada, 1,4% maior que a de um ano atrás e superior em 0,9% ante a média dos últimos três anos.

A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo opera com cotações mais baixas no meio-pregão. O mercado chegou a operar em alta no começo do dia, buscando suporte nas crescentes preocupações com o fornecimento global devido às condições climáticas, mas reverteu as cotações e se consolidou no negativo. A comunicação do Kremlin sobre a retomada das discussões entre Rússia e Turquia a respeito do acordo de exportação de grãos do Mar Negro exerceu pressão sobre os preços, assim como a valorização do dólar em relação a outras moedas.

Além disso, segundo o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento, há um quadro de sobreoferta no mercado. “O trigo soft nos Estados Unidos está com aumento nos estoques. As áreas de produção deste tipo de trigo também não sofreram perdas”, explica. “Em relação às áreas de trigo duro, como no Kansas, Texas e Oklahoma, há muita quebra e abandono de área. Sem nada de muito novo vindo do Mar Negro, prevalece a pressão de oferta”, conclui. Na semana, a posição dezembro/23 registrou perdas de 2,69%.

No Brasil o rebanho bovino supera o número de pessoas. Conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são 224,6 milhões de cabeças. O Rio Grande do Sul perdeu postos ao longo dos anos. A participação na produção nacional passou de 7% em 2010 passando para 5% em 2020. O ano passado foi de recuperação para o estado que alcançou 11,9 milhões de cabeças, uma alta de 9%.

O estado tem forte presença de raças bovinas de origem europeia, adaptadas ao clima mais frio, à produção extensiva a pasto e referência em qualidade de carne. Agora a pesquisa e as raças estão aliadas para elevar essa produção a um novo patamar: mais voltada aos desafios do meio ambiente, combinando preservação com produção de alto rendimento.

A produção de carne de frango da China deverá chegar a 13,87 milhões de toneladas em 2024, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A produção esperada para 2023, por outro lado, é de 14,3 milhões de toneladas.

O consumo doméstico de carne de frango do país deve chegar a 14,11 milhões de toneladas em 2024. Em 2023, é esperado que a China demande um consumo doméstico de 14,52 milhões de toneladas.

Uma maravilhoso domingo a todos, a coluna volta na quinta-feira, com a matéria da abertura da Exposibram 2023.

Fontes: (CLCB), Ascom/ANTAQ, ACS/CIABA, Infor/Portos, Estadão Conteúdo e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br