Com novidades entre modais, turismo e comércio Brasil-Uruguai serão ampliados

Ministro Silvio Costa Filho participou da reinauguração do primeiro aeroporto binacional da América Latina que trará benefícios aos turistas brasileiros; titular do MPor assinou edital para dragagem da Lagoa Mirim

Com novidades entre modais, turismo e comércio Brasil-Uruguai serão ampliados

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deu dois importantes passos para ampliar ainda mais a integração do Brasil com os países sul-americanos, em especial o Uruguai. Nesta segunda-feira, durante visita à cidade de Rivera, o ministro do MPor, Silvio Costa Filho, participou da reinauguração do primeiro aeroporto binacional da América Latina. Na ocasião, estiveram presentes também o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Em obras desde o início deste ano, o terminal aeroportuário internacional de Rivera teve seu terminal de passageiros ampliado e modernizado, proporcionando mais comodidade e conforto aos viajantes. No total, o governo uruguaio investiu cerca de US$ 13 milhões de dólares em melhorias.

Mais do que estreitar os laços comerciais entre Brasil e Uruguai, a reabertura do terminal, que fica a cerca de 12 quilômetros de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, para receber voos comerciais é sinal de novas rotas para os brasileiros que pretendem visitar o país celeste, com redução no valor das tarifas.

Silvio Costa Filho ressaltou que o desafio da aviação civil brasileira é ampliar as operações e o número de passageiros transportados em rotas para o Mercosul.

No ano passado, nós tivemos o fluxo de mais de 360 mil passageiros brasileiros entre Brasil e o Uruguai. Em 2023, a nossa meta é concluir com mais de 550 mil pessoas transportadas até o final do ano, um aumento de mais de 50% em comparação com o mesmo período de 2022”, ponderou.

Tarifas mais acessíveis

A área onde está instalada o aeroporto de Rivera possui potencial para se tornar um polo de desenvolvimento e integração regional entre os dois países. A binacionalização do aeroporto de Rivera garante uma série de benéficos para os viajantes brasileiros. Além de promover maior oferta de voos entre os dois países, o acordo entre o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e o governo do Uruguai prevê a equiparação de tarifas aeroportuárias aos valores de operações aéreas domésticas. Desta forma, a taxa de embarque do passageiro que voar do Brasil com destino a Rivera será semelhante à tarifa praticadas em rotas nacionais.

Integração pelas águas

Além de expandir as operações de turismo e econômicas com o Uruguai pelo modal aéreo, durante a reinauguração do aeroporto de Rivera, Costa Filho assinou o edital da licitação da dragagem da Lagoa Mirim/Lagoa dos Patos, também conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai. Inserida no Novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), o projeto está inserido no Novo PAC e deve ter investimento de aproximadamente R$ 42 milhões e prazo de execução de 23 meses.

O projeto binacional de transporte hidroviário é constituído por trechos de sete rios e tem extensão total de 1.860 quilômetros. A navegação pelo canal fluvial permitirá o escoamento de cargas pelo Porto de Pelotas, liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico.

Essa obra vai ajudar no escoamento da nossa produção, ampliar as exportações com os demais países da América Latina e fazer com que os nossos portos possam ampliar as atividades logísticas”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com