Campanha fomenta compromisso do Exército com o abastecimento dos bancos de sangue

Comando Militar do Norte

Campanha fomenta compromisso do Exército com o abastecimento dos bancos de sangue

Belem (PA) - A campanha "Doar está em nosso sangue", fruto da parceria entre o Comando Militar do Norte (CMN) e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), encerrou as atividades de 2023 com uma grande ação de doação de sangue, realizada na segunda-feira (18), no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém.

O ato solidário reuniu cerca de 50 voluntários de Organizações Militares da capital, entre elas, o 2º BIS, o 8º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (8º CGCFEX); a 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE); o Núcleo do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (2º B Com GE Sl); a Comissão Regional de Obras da 8ª Região Militar (CRO/8) e o 41º Centro de Telemática do Exército (41 CT). Ao total, foram coletadas 47 bolsas de sangue.

A campanha, lançada neste ano por ocasião de uma década de criação do CMN, foi voltada ao abastecimento dos bancos de sangue do Estado, um exemplo da 'Mão Amiga' do Exército Brasileiro. A cada mês uma Organização Militar mobilizou o efetivo para não apenas fazer a doação, mas contribuir com o compromisso da Força Terrestre com a sociedade paraense.

O Exército vê essa parceria como de extrema importância. Faz parte de uma grande campanha com coordenação do CMN, dentro das atividades dos 10 anos de criação. A gente fecha o ano de 2023 com essa grande doação que vai contribuir com a sociedade paraense, aumentando os estoques de banco de sangue do Hemopa”, explicou o oficial de comunicação social do 2º BIS, Major Yohan Nieri.

Uma das doadoras foi a sargento Valéria Botoni, do 8º CGCFEX. Ela participou da ação pela primeira vez e não teve dúvida na hora de ser voluntária. “A motivação maior é poder ajudar de alguma forma. A gente sabe que os bancos de sangue são precários e há uma grande necessidade. Eu acredito que, como militar, uma das nossas funções é contribuir e, dessa forma, ajudar a quem precisa em relação a cirurgia e demais necessidades”, afirmou.

A assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel, destacou o calendário anual de campanhas de doação como fundamental para a manutenção do estoque de sangue. “Isso para nós é muito importante inclusive porque algumas dessas campanhas aconteceram em períodos em que a gente tem um desafio maior em manter o estoque. Esperamos que essa parceria, já consolidada, possa se ampliar. Dessa forma, a gente fomenta a cultura da doação e mostra que as Forças Armadas também contribuem significativamente com a preservação da vida”, finalizou.

 

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com