Operação AMAPARÁ assegura a boa execução do Projeto Amazônia Integrada Sustentável

Comando Militar do Norte (CMN)

Operação AMAPARÁ assegura a boa execução do Projeto Amazônia Integrada Sustentável

Belém (PA) – Após 21 dias da Operação AMAPARÁ pelos rios da Amazônia, os militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) retornaram à Belém, atestando a operacionalidade da tropa ao cumprir com a missão de assegura a execução de mais uma etapa do Projeto Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), que tem por finalidade expandir a infraestrutura de comunicações na região Amazônica por meio da implantação de redes de fibras ópticas submersas.
A Infovia 03, que agora interliga o estado do Pará ao Amapá, possui cerca de 620km, passando pelos municípios de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Breves, no arquipélago do Marajó, até chegar em Macapá, no Amapá. 
De forma coesa, 35 militares fizeram a segurança patrimonial e pessoal de todos os embarcados durante o trajeto. “Nosso trabalho foi garantir que toda a execução do lançamento dos cabos acontecesse de forma  segura como o planejado, evitando qualquer prejuízo ou atraso na operação”, destacou 1º Tenente Baruch, comandante do Pelotão do 2º BIS designado para a Operação AMAPARÁ. 
O Exército Brasileiro foi pioneiro na ação de lançamento de cabos de fibra óptica pelos rios da Amazônia, em 2015, a partir do Projeto Amazônia Conectada, no estado do Amazonas. O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, com a participação do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), dá continuidade neste, que é um dos maiores projetos de conectividade do mundo.

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com