CIABA realiza Cerimônia de Formatura do Curso APNT

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

CIABA realiza Cerimônia de Formatura do Curso APNT

No dia 28 de Julho, em Cerimônia presidida pelo Comandante do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), Capitão de Mar e Guerra Marcio Braga de Souza, 42 novos Oficiais, sendo 34 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, ascenderam ao posto de Capitão de Cabotagem da Marinha Mercante. O evento aconteceu no Auditório da nossa saudosa “Universidade do Mar”, contando com as presenças dos paraninfos e familiares, que orgulhosamente viram seus formandos concluir com bravura a primeira turma do ano de 2023 do Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica (APNT-01/2023). Na ocasião, foram realizadas as trocas das platinas, entregas de certificados de conclusão e a premiação ao primeiro colocado na classificação geral do curso, o formando Gabriel Cardoso Marques. A coluna parabeniza os novos Capitães de Cabotagem, desejando sucessos nas missões que virão.

Aniversariante de 31 de Julho: Sra. Cristina Melo

Aniversariou no dia 31 de Julho, a Sra. Cristina Melo, atualmente desempenhando a função de Secretária do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM). Conforme se vê na foto, os amigos realizaram uma festa surpresa, pela sua dedicação e cordialidade, sendo sempre uma pessoa do bem, onde ajuda a todos da melhor maneira, possível e impossível. O colunista deseja saúde, paz, sucesso, devoção e fé. Que a proteção divina sempre a oriente, no sentido dos firmes ideais que pretendes abraçar, e que represente a manifestação de fé e de esperança que a Marinha Mercante Brasileira poderá contar você. Felicidades!

CLC Gondar, a aniversariante Cristina Melo, CLC Hildelene e Júlio Barcellos

Novo Chefe do Estado-Maior Interino do Comando do 4º Distrito Naval

O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, empossou o seu novo Chefe do Estado-Maior Interino, Capitão de Mar e Guerra Maurício Barata Soares Coelho Rangel, que substitui o Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior. O CMG Coelho Rangel acumulará o cargo de Comandante da Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, até esse mês de Agosto. O novo Chefe Interino conclamou a tripulação a trilhar a navegação por mares da vitória. Também agradeceu a Marinha do Brasil por mais essa oportunidade de exercer uma função de tamanha relevância, inserindo novamente no Setor Operativo, demonstrando grande entusiasmo. O colunista brevemente conhecerá o novo CEM do Comando do 4º Distrito Naval, desejando sucesso e mares tranquilos na nova função. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Vice-Almirante Capistrano dando as boas vindas ao CMG Rangel.

Publicamos mais fotos da Cerimônia em Homenagem aos Mortos da Marinha em Guerra

Nesta edição postamos mais algumas fotos da Cerimônia em Homenagem aos Marinheiros Mortos em Guerra, realizada no dia 28 de Julho, no Mausoléu do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. Os tripulantes do navio da Marinha do Brasil, Aviso de Patrulha (AviPa) “Anequim”, lançaram pétalas ao mar, como forma de honrar aqueles que pereceram em combate. Os componentes do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro disparam cargas de fuzilaria, ao som da execução da Marcha Fúnebre e os toques de Silêncio, de Alvorada e de Vitória. Todas essas ações simbolizam o reconhecimento eterno por aqueles que se imortalizaram no mar à serviço da Pátria. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).

Lançamentos de flores em homenagem aos Mortos da Marinha em Guerra

Ex-Combatentes homenageados na Cerimônia

MARÉ ALTA.

Navios de Bandeira Brasileira navegam pelo mundo nos dias atuais. O que no passado se via apenas na cabotagem, hoje temos embarcações nacionais no Mar da China, no Estreito de Singapura, no Estreito de Magalhães e por aí vai. Nossa bandeira arvora pelos três grandes Oceanos: Atlântico, Pacífico e Índico. Além de vários mares, rios e lagoas. Essa é também uma parte da Marinha Mercante Brasileira.

MARÉ BAIXA.

Falta de reconhecimento para aqueles que navegam em outras regiões. Infelizmente somente agora que a Marinha Mercante é noticiada, como vimos em programas de televisão, jornais e meio eletrônicos. Somente tínhamos notícias sobre navios quando ocorriam graves acidentes como poluição, colisão, abalroamento, incêndio e mais nesse sentido. Ainda precisamos ser bem mais reconhecido pelo trabalho que desempenhamos.

PASSADIÇO.

Nosso amigo Luís Celso Borges ficou bastante emocionado com a homenagem na coluna. Ele que aniversaria no próximo domingo. Felicidade, saúde e paz são os nossos votos. O Capitão de Mar e Guerra Eduardo Vieira sempre lendo e divulgando a coluna. Ele que presta relevantes serviços na Diretoria de Portos e Costas (DPC). O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior sempre mantendo contato e agradecendo as notas na coluna, quando de sua publicação. Um grande abraço ao Comandante. Ele que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira. O Coronel Regis Lermen presidirá nesta manhã a 44ª Reunião Administrativa da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL), no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). Uma correção: o Prático Marcelo Salgado faz parte da “Pará River” e não da Praticagem da “Barra do Pará”, conforme noticiamos na última edição. O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz já entrando no Oceano Pacífico, após passar pelo Estreito de Magalhães com sua possante nave NT “Marcílio Dias”. O colunista teve a honra de embarcar, mesmo que por alguns dias, com o Moço de Convés Victor Eduardo, no NT “Dragão do Mar”. Nem deu para aproveitar sua técnica de corte de cabelo. Fica pra próxima. Um dos melhores Condutor-Bombeador que a Fronape já teve, chama-se Humberto Lopes da Silva. Com certeza ele fará o próximo concurso para voltar ao batente. A Diretora do Rotary Club do Rio de Janeiro, Sra. Patrícia Magluta, tendo grande destaque no brechó promovido por essa instituição. Tá de parabéns. Também de parabéns estão todos os apoiadores do Rotary Vésper, que vem crescendo em bondade e servindo aos que mais precisam. O Presidente José Cândido é só sorriso.

NAVEGANDO

Para o último semestre de 2023, a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) lançará as seguintes Medalhas de Méritos: Dr. Pedro Ernesto (Setembro), Guarda Civil Municipal (Novembro) e Bombeiro (Dezembro). Acompanharemos essas edições na coluna. Parabéns ao Comendador Rodrigo Agostini. A Arrecadação do Fundo de Marinha Mercante (AFRMM) caiu 70% no primeiro semestre desse ano. O valor de R$ 1,7 bilhão foi totalizado no bruto. No mesmo período de 2022, esse valor foi de R$ 5,4 bilhões. De janeiro a junho não houve nenhum ressarcimento às Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) da parcela que lhes cabe do adicional. Na última segunda-feira (1º) a empresa Hapag-Lloyd concluiu a aquisição de 100% dos negócios de terminais e serviços de logística relacionadas a SM SAAM. Sendo assim, assumirão participações em terminais nas Américas do Norte, Central e do Sul. No mês de Junho, nosso Brasil registrou recorde na produção de petróleo e gás natural. O total de 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia foi registrado, sendo 3,36 milhões de barris por dia de petróleo e 152,258 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. A Guarda Portuária da PortosRio participo de intensivo curso denominado “Operação em Sistemas de Comando e Controle”, com o objetivo de aperfeiçoar e capacitar para atuar em defesa e segurança desse porto. Vários treinamentos foram ministrados pela Polícia Federal e conduzida pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A Marinha do Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Pedro (RN), realizou no dia 27 de Julho, Ação CívicoSocial com atendimentos médicos, palestras educativas e cultura para comunidade dessa região. Além disso, crianças e adolescentes da Rede Municipal e Estadual de Ensino participaram do Cerimonial à Bandeira narrado. O Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado em Manaus (AM), teve o seu Aquário Amazônico reinaugurado no dia 28 de Julho. O local costuma receber 110 mil visitantes por ano, mostrando a biodiversidade amazônica. No dia 29 de Julho, nosso glorioso Exército Brasileiro celebrou os 112 Anos de nascimento do Sargento Max Wolf Filho, um dos maiores ícones de heroísmo da força terrestre, reconhecido como exemplo de bravura, disciplina e competência. Deu sua vida pelo nosso país durante a Segunda Guerra Mundial. Em Washington foi comemorado os 150 Anos de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. Ele que foi um visionário nesse ramo de transporte. A Junta Interamericana de Defesa inaugurou exposição em celebração ao inventor brasileiro, destacando sua contribuição para a aviação mundial. A Navegação Astronômica é uma Ciência que poucos nautas utilizam no seu dia a dia, quando em alto mar. E por que não dizer que poucos sabem o que é se navegar pelos astros? O colunista, desde o tempo de Praticante Oficial, sempre colocou em prática tal arte aprendida na Sala de Aula do nosso CIABA. (RM)

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal 

Ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com