MENSAGEM DO PRESIDENTE DA SOAMAR BRASIL PELO DIA NACIONAL DO AMIGO DA MARINHA

Caros Presidentes das Soamar Regionais do Brasil, Soamar Brasil em Portugal, Soamarinos e Amigos da Marinha

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA SOAMAR BRASIL PELO DIA NACIONAL DO AMIGO DA MARINHA

São Luís, 06 de novembro de 2023.

Naquele 06 de Novembro de 1979, data em que foi instituído o dia nacional dos Amigos da Marinha, que nas palavras do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Patrono da Soamar, que assim a definiu na primeira Convenção Nacional de Amigos da Marinha, no Rio de Janeiro, em 1979, como “A Sentinela Avançada da Marinha”. A Data escolhida em homenagem ao dia do nascimento dessa extraordinária figura humana, seis de novembro de 1919, na cidade de Taboas, ou melhor, no arraial de São José das Taboas, município de Valença, ao Noroeste no Estado Do Rio de Janeiro. Ali estudou até ingressar na Escola Naval.

Sua trajetória militar foi palmilhada por expressivas vitórias recebendo sempre grandes elogios de seus superiores. Grande incentivador da Sociedade de Amigos da Marinha – SOAMAR, que ajudou a criar e proliferar. A medalha Amigo da Marinha foi criada por Aviso Ministerial em 31 de agosto de 1966, há exatos 57 anos, com o objetivo de agraciar personalidades e instituições, que demonstrassem estreito relacionamento com a Marinha do Brasil, assim como sugerindo a criação de Sociedades de Amigos da Marinha por todo o território brasileiro onde existisse uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Estas, reuniriam os agraciados pela Marinha do Brasil congregando segmentos em torno da história, imagens e tradições, fortalecendo assim a cultura marítima em nosso país e incentivando-os a divulgar em seu meio a importância do poder naval.

Essas têm se empenhado em propiciar oportunidades que favoreçam o surgimento de um saudável clima de interação e de relações interpessoais, fatores valiosos para desenvolvimentos de relações sociais e mais, a disseminação do conhecimento de uma das mais importantes fontes de riquezas e de desenvolvimento que o país possui: O Mar, de grande valor para o cidadão, para o país e para a necessidade de sua defesa.

As Sociedades, com força de sua própria natureza, “Sociedade de Amigos da Marinha” e das disposições estatutárias devem congregar Amigos. Mas o que é ser amigo? Será que nós, seus integrantes, nos comportamos como tal? Colaboramos para atingir os objetivos traçados pelo nosso idealizador?

Ser amigo é estar presente, participar, colaborar, ser disponível, companheiro, solidário, ter interesse pessoal e não esperar recompensa. O Almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca escreveu sua autobiografia, depois transformada no livro “De Taboas a Brasília” uma das mais brilhantes páginas de um integrante da Marinha do Brasil.

Prezados Presidentes e Soamarinos do Brasil e de Portugal, uma instituição não é resultado de trabalho de uma diretoria, mas sim de um somatório de suas atuações e de seus associados. Nem uma tem sentido por si só, vem dos membros que a compõem. O tempo passa rápido. Criticar desempenho não leva a nada. Vivemos hoje em um mundo diferente, onde relativam-se fatos importantes. Por isso, gostaria de registrar essa pergunta e peço que reflitamos e respondamos com sinceridade: Em que contribuímos para o crescimento de cada uma de nossas Soamar e a Soamar Brasil? A resposta é simples: Só haverá sucesso com a presença de todos. Com a colaboração de cada um, com apoio, parceria, amizade e solidariedade.

Prezados Amigos da Marinha e novos agraciados com tão honrosa Comenda de nossa Marinha do Brasil, prestigiem as Soamar Regionais de suas regiões, integrem-se às atividades soamarinas, sejam atuantes, tornem-se um verdadeiro soamarino e o futuro da nossa sociedade será pleno de realizações.

Não sabemos o que a Soamar será amanhã, mas com certeza ela será o que fizermos hoje. Vamos dar as mãos e trabalhar. Assim, seremos unidos e fortes. O resultado com certeza será que atingiremos os objetivos previstos.

Ressalto com muita alegria no coração os trabalhos de diversas Soamar Regionais Brasil afora, que através do esforço de seus Presidentes e Soamarinos, que em largas escalas de trabalhos sociais e até mesmo econômicos, “disseminaram” em ações conjuntas e sob coordenação de nossa Marinha, os projetos e a esperança para o nosso povo sofrido.

Presidentes, Soamarinos e Amigos da Marinha, vivemos no País um momento de mudanças. Isso reflete também em nossas atribuições profissionais e obviamente refletirá aqui. Isso torna muito mais importante as nossas responsabilidades com a continuidade de nossa Associação. Peço prudência e entendimento para o que será melhor à nossa progressão.

Encerro estas palavras agradecendo mais uma vez pela credibilidade de todos os Presidentes das Soamar Regionais em nosso trabalho frente a Soamar Brasil, que nesta data tão significante à todos, faz um ano de intenso trabalho na esfera administrativa afim de propiciarmos o retorno às programações juntos com as Regioais em que retomaremos as viagens para realização de Encontros Regionais de forma presencial.

Aos agraciados, conclamo a todos que venham “Navegar” conosco. As SOAMAR os esperam.

Obrigado pelo apoio durante este um ano de Presidência na SOAMAR BRASIL!

 

SAUDAÇÕES SOAMARINAS.

SALVE O DIA DO AMIGO DA MARINHA!!!

VIVA AS SOAMARES DO BRASIL!!!

VIVA A SOAMAR BRASIL!!!

VIVA A MARINHA!!!

Orson Antonio Féres Moraes Rêgo

Presidente da Soamar Brasil (Biênios 2016/2018 e 2020/2024)

 

Fonte: Ascom/SOAMAR-BRASIL

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br