Contramestres promovidos em navio da “log In”

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Contramestres promovidos em navio da “log In”

CLC André Leal ao lado dos Contramestres Julio Cesar e Wagner Santos - Os Marinheiros de Convés Julio Cesar e Wagner Santos foram promovidos à categoria de Contramestres da Marinha Mercante Brasileira a bordo de navio da Log In, que tem como Comandante o Capitão de Longo Curso André Leal, que vem se destacando pela sua liderança, sendo grande referência nessa empresa. Não a toa que os dois tripulantes foram suas indicações, bem como pela empresa Log In, que também aprovou, contribuindo para a tão sonhada promoção, pertencente a Seção de Convés. A coluna parabeniza os novos Contramestres. Bravo Zulu!

Casamento Mercante

Casaram recentemente o 2º Oficial de Máquinas Diego Minhaqui e a 2ª Oficial de Náutica Luciane Takeda. Ele que estiveram a bordo sob o Comando do colunista no NT “André Rebouças”. O importante evento contou com as presenças dos convidados dos noivos, entre amigos, colegas e familiares. O atencioso convite foi recebido, porém devido embarque e viagem ao exterior, não pudemos comparecer. Felicidades ao casal e bons ventos!

2OM Diego Minhaqui e 2ON Luciane Takeda.

Felicidades ao casal!

Moção de Aplausos e Regozijo da Câmara dos Deputados ao CLC Gondar.

Não é a toa que o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira. O ano de 2023 lhe rendeu muitas homenagens, condecorações e reconhecimentos por seus serviços prestados a nação brasileira. Em uma dessas homenagens recebeu das mãos do Sr. Sales (foto), que é o Assessor do Deputado Federal Sargento Portugal (PODE/RJ) a Moção de Louvor e Regozijo devido tornar-se destaque por sua destreza, bravura e profissionalismo como agente da segurança nacional, nas fieiras da corporação. Parabéns, Comandante Gondar!

CLC Gondar recebendo a Moção do Assessor do Deputado Federal Sargento Portugal.

Coluna retornando após quase dois meses inativa.

Desde o dia 13 de Novembro, a coluna não era lançada no Portal da Navegação e no site LCNews em virtude da folga de final de ano, bem como o tempo requerido pelo colunista para recuperação da saúde, após grande embarque que teve como destino os Estados Unidos. Agora neste retorno, algumas alterações serão realizadas, com o objetivo de manter nossos leitores informados sobre as notícias do nosso setor.

Agradecimentos aos Alunos do CIAGA pela mensagem enviada.

O colunista não podia deixar de agradecer a bela mensagem enviada pelos Alunos da EFOMMCIAGA. O motivo: a visita realizada a bordo do NT “André Rebouças”, quando se encontrava na Baía de Guanabara, exatamente no dia 07 de Setembro de 2022. Muitos deles agora cursarão o 3º Ano, com formatura prevista para dezembro. Grande abraço a todos e agradecimentos!

NAVEGANDO

Infelizmente, nesse desembarque e retorno a Belém para repouso, nunca encontrei minha terra natal, a Cidade das Mangueiras, que é Belém do Pará, com tantos lixões a “céu aberto”. E estão praticamente em todos os bairros, sendo notícias nos meios de comunicações local e nacional. Para quem vai sediar a COP-30, necessitará de muito serviço pela frente. Torço para que o Governo do Estado e a Prefeitura resolvam esse problema. Mais 412 Aspirantes do Exército Brasileiro se formaram na “Academia Militar das Agulhas Negras” (AMAN) em 2023. Além dos brasileiros, que receberam a Espada de Oficial, a turma também contou com representantes de países amigos como Camarões, Moçambique, Namíbia, Panamá, Senegal e Vietnã. Emocionante o Prêmio IMO por Ato de Bravura no Mar recebido pelo Pescador brasileiro José Cardoso Lemos Honrado por sua coragem e dedicação ao resgatar35 pessoas de um naufrágio próximo à ilha de Cotijuba, no Pará. A cerimônia foi realizada em Londres. O paraense foi um dos destaques. Muitos navios de nossa gloriosa Marinha Mercante Brasileira realizaram as tradicionais ceias de natal e de virada de ano. Muitos enfeites nos pratos que tiveram como agentes principais os Cozinheiros e Taifeiros de bordo, auxiliados por alguns tripulantes. Mesmo longe das famílias, a tradição foi mantida. Mudanças ocorrerão em nos Comando de algumas Organizações Militares subordinadas ao 4º Distrito Naval, após completarem o tempo de 2 anos. Passou rápido e com certeza os Oficiais Superiores da nossa briosa Marinha do Brasil sentirão saudades de Belém. Bravo Zulu para eles. Agradecimentos ao Capitão de Mar e Guerra Marcio Braga pelo gentil convite para a Cerimônia de Formatura e Declaração de Praticantes dos Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizada no início de dezembro de 2023. Mesmo atrasado, agradecemos a lembrança. O Censo Permanente da FEB relata 58 Veteranos vivos. Como informação complementar, fornecida pelo Museu da Vitória Brigadeiro Nero Moura e colaboração do portal Sentando a Pua, divulgamos os dados do último veterano vivo do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial: Major João Rodrigues Filho. O colunista agradece a todas as mensagens de Feliz Natal e Ano Novo recebidas dos nossos leitores. Com certeza foram lidas e ficou a sensação de que a esperança sempre será renovada, seja no seio familiar, com os amigos e os colegas de trabalho. Que 2024 seja um Ano de Superação e Renovação. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com