Formatura de Curso de Adaptação para Aquaviários no CIABA

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Formatura de Curso de Adaptação para Aquaviários no CIABA

O Auditório do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, foi palco da Cerimônia de Conclusão do “Curso de Adaptação para Aquaviários – Módulo Específico para Fluviários – Seção Máquinas” (CAAQ-CTF-01/2023) ocorrida no dia 26 de Maio. O evento foi presidido pelo Capitão de Mar e Guerra Mário Braga de Souza, Comandante do Centro de Instrução, e contou com as participações de professores e familiares dos 25 formandos. As platinas e distintivos foram impostas aos aquaviários, bem como receberam suas Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR). O primeiro colocado na classificação geral do Curso, o Formando Fabio Alexandre Oliveira Gillet, recebeu a premiação pelo seu esforço durante o Período Escolar. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

A Cerimônia contou com as presenças dos familiares dos Formandos.

Oficiais da Marinha Mercante são agraciados no 22º Fórum Nacional da AIEB-Brasil

Dois grandes Oficiais da Marinha Mercante Brasileira foram condecorados no 22º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil), realizada no último dia 25 de Maio na FIURJ (Faculdade Instituto Rio de Janeiro), que fica na Cidade Maravilhosa. O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, uma das grandes expressões da nossa Marinha Mercante, recebeu a Medalha de Mérito Guarda Parques da AIEB-Brasil pelos seus relevantes serviços prestados. Já o Capitão de Longo Curso Marco Antônio Laia Neres, da Empresa Oceanpack, foi agraciado com o Colar Grau Cavaleiro da “Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz no Brasil” (ABFIP). O evento foi presidido pelo Presidente da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini, e contou com as presenças de autoridades civis e militares, além de familiares dos agraciados e convidados especiais. A coluna parabeniza todos os agraciados no brilhante evento. (Contribuição e Fotos: AIEBBrasil).

CLC Gondar foi condecorado com a Medalha Guarda Parques da AIEB-Brasil.

O CLC Neres recebeu o Colar Grau Cavaleiro da ABFIP.

Marinha leva oxigênio para atender à emergência em saúde pública no Amapá.

A Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, atendeu emergência em saúde pública ao transportar 32.695 metros cúbicos de oxigênio gasoso em dois tanques criogênicos, embarcados no Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, tendo como destino a cidade de Santana, no Amapá. A embarcação partiu na madrugada do dia 21 de Maio, da Base Naval de Val de Cães (BNVC), em Belém do Pará, levando 48 horas de navegação. O oxigênio visa atender crianças com síndromes gripais, que teve aumento de mais de 108% nas internações entre os meses de Janeiro e Maio. Também foram transportados equipamentos hospitalares, incluindo um vaporizador atmosférico e um misturador de ar medicinal. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – Comando do 4º Distrito Naval).

Carga de oxigênio sendo embarcada no Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”.

CIAGA realiza Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º ANO da EFOMM

No dia 26 de Maio, o “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), nossa “Sagres do Atlântico Sul”, realizou importante Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento contou com as presenças de diversas autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos Alunos que, com honra e vibração, prestaram solene juramento em defender nossa Pátria. A Cerimônia faz parte da grade curricular do Aluno da EFOMM, matriculado no “Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva Não Remunerada” (NFORM). Ao final do curso, na condição de Oficial da Marinha Mercante, recebe a Carta Patente de 2º Tenente (RNR). Na foto, o CLC Gondar, um dos representantes da Marinha Mercante Brasileira presente ao evento.

CLC Gondar. Ao fundo, os Alunos do 1º Ano da EFOMM do CIAGA que juraram à Bandeira Nacional.

MARÉ ALTA.

Excelente e exemplar Campanha foi divulgada pelo Detran (Departamento de Trânsito) sobre o “Maio Amarelo”, alertando os motoristas para a Direção Defensiva, respeito às regras de trânsito e uso de equipamentos obrigatórios. Esperamos que essa Campanha realmente conscientize a todos, sejam motoristas ou pedestres. Alguns irão respeitar. Outros irão cumprir a princípio. Já a grande maioria, vai entrar por um lado e sair pelo outro. Essa é minha opinião e pode não corresponder a realidade.

MARÉ BAIXA.

Muitos Oficiais de Náutica que realizaram a prova do ERON estão na bronca sobre o nível aplicado, que parece mais uma disputa de vagas para emprego, invés de revalidação de Certificados que, por alguns motivos pessoais, expiraram. CLC Gondar. Ao fundo, os Alunos do 1º Ano da EFOMM do CIAGA que juraram à Bandeira Nacional. Bem que a Diretoria de Portos e Costas poderia rever esse tipo de aplicação, por exemplo a prova prática. Teoria é importante, porém a prática também é essencial. Aguardar para ver os acontecimentos.

PASSADIÇO.

O Capitão de Mar e Guerra Marcio Braga de Souza vem se destacando à frente da nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA. Quem é bom, sempre realiza ótimo trabalho.

Outro grande Oficial da nossa briosa Marinha do Brasil que também realiza um trabalho exemplar é o Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa à frente da CAPOR.

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar sempre atua nos eventos cívicomilitares representando nossa Marinha Mercante Brasileira.

Cordial contato com o Capitão de Longo Curso Afonso Corrêa. Podemos ter novidades na próxima Reunião do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM).

Os Embaixadores da Paz na Amazônia terá como Presidente o nosso ilustre jornalista Antônio Catete e como Vice-Presidente a senhora Keila Catete. A posse oficial deverá ocorrer brevemente.

Já o Presidente Nacional da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini, vem se destacando à frente da instituição, que inclusive é Órgão de Utilidade Pública Municipal.

O Sr. Valdo Oliveira, que é CEO do Grupo IETAAM, é especialista em Educação Profissional. Ele que também é Embaixador da Paz no Brasil.

O grande amigo Capitão de Cabotagem Fábio Rolim sempre mantendo contato com o colunista. Ficou preocupado com nossa saúde. A cada dia a melhora vai sendo alcançada.

Outro grande preocupado com a saúde do colunista é o Cozinheiro Bergson Marques, atualmente embarcado no suezmax NT “Milton Santos”.

O Condutor Mecânico Gerson Berto Faustino estará embarcando sob o Comando do Capitão de Longo Curso João de Sousa Santos Neto em navio da Log-In. Bom embarque.

NAVEGANDO

A “Anchor Offshore & Training” lançou o Curso de Bunker Survey online que tem como objetivo proporcionar a formação de profissionais inspetores de combustível marítimo, inspetores da qualidade da carga, Peritos Arqueadores da Receita Federal e para Oficiais de Náutica e Máquinas que operam com este tipo de carga. Para mais informações, consulte o site www.anchotreinamentos.com.

No próximo dia 13 de Junho o Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) realizará Reunião Hibrida, convocando todos os Diretores e Suplentes da Diretoria para sessão ordinária referente ao mês de Maio, em sua própria sede. O colunista deverá participar online. Teremos novidades.

Foram sucessos as palestras realizadas pela Delegacia Regional do Sindmar em Belém do Pará no dia 31 de Maio. Vários associados, aposentados e convidados estiveram presentes. O CLC Darlei Pinheiro está de parabéns pela iniciativa, que com certeza ajudou a muitos tirarem suas dúvidas. Infelizmente, por problemas de saúde, o colunista não pôde comparecer.

Sinaval entregou ao Ministério dos Portos e Aeroportos relatório elaborado apresentando diagnóstico e perspectivas dos Estaleiros, contendo informações sobre situação atual de cada um deles e sugestões de medidas para recuperação da indústria naval, bem como a criação de políticas para garantir encomendas no país.

A Navalshore Amazônia foi sucesso acima das expectativas. Realizada em Manaus (AM), a edição encerrou com 3.480 participantes e 200 marcas em 26 de Maio, tendo três dias de evento. Expositores e visitantes celebraram as oportunidades de novos negócios e contratos.

No próximo dia 11 de Junho, a Marinha do Brasil irá comemorar mais um Aniversário da Histórica e Célebre Batalha Naval do Riachuelo, considerada sua Data Magna. Teremos vários eventos ao longo da semana que antecede essa importante data em vários Distritos Navais e Organizações Militares da nossa Força de Mar.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) comemorou no dia 19 de Maio o seu 177° Aniversário em Cerimônia especial realizada na própria sede dessa Organização Militar. Vários convidados ilustres marcaram presenças, como o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Renato Garcia Arruda.

No dia 26 de Maio, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, visitou oficialmente a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (RJ). A Guarda de Honra foi composta por tropas formadas exclusivamente por Cadetes de Cavalaria, Artilharia e Infantaria.

A Força Aérea Brasileira vem atuando na Operação Ágata Uiara desempenhando papel crucial contra exploração mineral ilegal. Vários equipamentos e drogas foram retirados de circulação, contando também com militares da Marinha e do Exército, além da Polícia Federal, na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

Por motivos de saúde, infelizmente o colunista transmitiu o Comando do NT “André Rebouças” em 22 de Maio no porto de Singapura, após ter recebido a função em 15 de Maio. Assumiu a responsabilidade da embarcação o Capitão de Longo Curso Antônio Mario Conor de Oliveira. Agora se encontra em recuperação em Belém (PA). (RM)

Fonte: (CCP) Coluna Civés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com