Tropas dos Exércitos Brasileiro e Americano realizam o Assalto Aeromóvel no terceiro dia de Operação Core 23

Comando Militar do Norte

Tropas dos Exércitos Brasileiro e Americano realizam o Assalto Aeromóvel no terceiro dia de Operação Core 23

Ferreira Gomes (AP) - O Assalto Aeromóvel foi realizado no terceiro dia do Exercício Combinado Brasil/EUA, CORE 23 (Combined Operations and Rotation Exercises), que reúne tropas brasileiras e norte-americanas na região da Amazônia Oriental, em Belém (PA), Macapá (AP), Ferreira Gomes (AP) e no Oiapoque (AP), até o dia 16 de novembro.

Na quarta-feira (8), 11 aeronaves da Aviação do Exército (AvEx) foram empregadas na atividade. Na manobra combinada, a força de helicópteros decolou com 310 militares das tropas dos dois Exércitos. Ao longo de toda a manhã, foram realizadas seis levas de voos com os militares.

O objetivo do Assalto Aeromóvel foi infiltrar as tropas pelo ar com as aeronaves da AvEx, para que os militares, durante a guerra simulada, pudessem conquistar um local estratégico dentro de território inimigo. As aeronaves decolaram do Aeródromo Salomão Alcolumbre, na comunidade do Curiaú, em Macapá e desembarcaram as tropas na região de Ferreira Gomes, onde a guerra simulada segue ocorrendo.

As aeronaves empregadas no adestramento são de cinco modelos usados pela Aviação do Exército Brasileiro: Black Hawk, Cougar, Jaguar, Pantera K2 e Fennec AvEx. “É extremamente importante a participação de nossas tropas em exercícios, sejam eles singulares, conjuntos e principalmente os exercícios combinados, como é este que ocorre agora. Desde a CORE 21 a Aviação se faz presente. Realizando atividades no contexto da CORE, nós temos evoluído em termos de técnicas, táticas e procedimentos, trocando experiências com o Exército Norte Americano”, explicou o General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, Comande de Aviação do Exército.

Transporte de carga externa

Também neste terceiro dia da Operação CORE 23, os helicópteros realizaram o transporte de carga externa, que é uma importante manobra de combate, na qual deslocam dois obuseiros (tipo de arma de fogo da artilharia) de um ponto do terreno até outro local estratégico onde parte da tropa aguardava e recebeu o armamento.

Cada obuseiro transportado hoje pesa mais de 1200 quilos. Para poder fazer o içamento deles, uma equipe de militares do TASA (Transporte Aéreo, Suprimento e Serviços Especiais de Aviação) se desloca junto com os helicópteros e faz toda a preparação da peça com fitas e ganchos que serão utilizados para prender o obus na aeronave.

 

Fonte; Ascom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso news

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br