Homenagens da Coluna: Almirante de Esquadra Alípio Jorge e Colunista Luiz Omar

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Homenagens da Coluna: Almirante de Esquadra Alípio Jorge e Colunista Luiz Omar

O colunista (centro) ao lado do Almirante de Esquadra Alípio Jorge (direita) e colunista Luiz Omar (esquerda).

A foto mostra um dos raros momentos do colunista com o Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva e o colunista Luiz Omar Pinheiro, por ocasião de Cerimônia Militar realizada no CIABA, nossa tradicional “Universidade do Mar”, no dia 06 de Dezembro de 2021. Não a toa, a Coluna “Convés Principal” presta relevantes homenagens à essas duas grandes expressões de nossa Marinha do Brasil e Marinha Mercante Brasileira, pelos relevantes serviços prestados ao nosso setor, nossa Sociedade e ao Brasil. O Almirante de Esquadra Alípio Jorge foi o 60º Comandante do 4º Distrito Naval, ainda quando no posto de Vice-Almirante, entre 26 de Agosto de 2015 a 26 de Julho de 2017, sendo bastante querido pela Sociedade Paraense. Atualmente é o Conselheiro Militar na ONU. O Prático Luiz Omar atua na “Zona de Praticagem 1” (ZP-1) que vai da Barra Norte a Itacoatiara, em vários portos ao longo do Rio Amazonas. Já exerceu as funções de Presidente do Paysandu, o maior do norte, e da Escola de Samba “Quem São Eles”. (Foto: Luís Celso).

33º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB é realizado em Montes Claros (MG).

Encontro histórico foi realizado na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, celebrando os 80 Anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e contando com as presenças de Ex-Combatentes da 2ª Guerra Mundial. O evento, coordenado pela 4ª Região Militar do glorioso Exército Brasileiro, aconteceu entre os dias 13 e 16 de Julho, com a denominação de 33º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB, marcado também pelas presenças de familiares e entusiastas de nossa história. Uma vasta programação foi realizada em homenagem aos três veteranos da 2º Guerra que marcaram presenças: Capitão Elmo Diniz, Capitão Severino Gomes de Souza e o Tenente João Pereira da Silva. Registra-se que uma grande Cerimônia Militar, com desfile dos Ex-Combatentes e tropas do Exército Brasileiro, ocorreu no 55º Batalhão de Infantaria, além de exposição de material e viaturas históricas, encerrando com Seminário Temático e o jantar da Vitória. (Contribuição e Foto: Defesa em Foco).

80 Anos da FEB comemorado em Montes Claros (MG).

Marinha Mercante participa do 33º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB.

Ainda sobre o 33º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB realizado em Montes Claros (MG), a Marinha Mercante Brasileira se fez representar pelo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, uma das grandes expressões dessa nobre instituição. Com o tema sobre a “Marinha Mercante Brasileira nos Conflitos Mundiais”, o Comandante Gondar explanou sobre as atuações de nossos navios mercantes e os torpedeamentos ocorridos durantes as guerras, inclusive nas própria costa, levando e ceifando muitas vidas. Como se sabe, a Marinha Mercante foi a Força que mais perdeu vidas durante a 2º Guerra Mundial, ao ter seus navios afundados, culminando com a entrada do Brasil no conflito, enviando contingentes para o teatro de operações da Itália. Ao final do Seminário, os palestrantes foram condecorados com o Diploma e a Medalha do Mérito Cabo Santana. Parabéns ao CLC Gondar pela representação e condecoração!

Veteranos da FEB e participantes do Seminário

CLC Gondar palestrou sobre as participações da Marinha Mercante nas grandes guerras.

Seminaristas foram condecorados.

Marinha do Brasil demonstra força em adestramento na Foz do Rio Amazonas.

No dia 07 de Julho, a tripulação do Navio-Patrulha “Bocaina”, subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou importante adestramento, que consistiu nos lançamentos e recolhimentos de minas, na Foz do Rio Amazonas, no Estado do Amapá. Foi um exercício desafiador, muito bem realizado pelos militares, capacitando o navio na condução de Operações de Minagem, considerado crucial para os Navios-Patrulha da Classe “Bracuí”. A tripulação demonstrou competência e habilidade, motivo que externamos nossos parabéns por mais essa missão cumprida. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Minas sendo lançadas por militares a bordo do Navio-Patrulha “Bocaina”

MARÉ ALTA.

O Porto de Itaqui vem demonstrando excelente administração. Não é a toa que essa área portuária do Maranhão recebe os maiores de navio do mundo, principalmente os de minérios que atracam no Terminal da Ponta da Madeira. Os Práticos demonstram habilidade para manobrar esses gigantes dos mares, num dos locais que possui maiores amplitudes de marés do mundo.

MARÉ BAIXA.

“Queria ter uma influência positiva na vida dos mais jovens. Queria criar a melhor organização que estivesse ao meu alcance fazer. E não queria desperdiçar essa oportunidade de liderança. Tinha aprendido vezes seguidas que, depois que você desperdiça uma oportunidade, nunca mais a consegue de volta. Quando eu estivesse com 90 anos de idade e no conforto da minha aposentadoria, não queria olhar para trás na minha vida e dizer: “Se ao menos eu tivesse...””. Faço minhas as palavras do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff, autor do livro “Este Barco também é Seu”.

PASSADIÇO.

O amigo Darlei Pinheiro, Delegado do Sindmar em Belém, enviou importante mensagem ao colunista, desejando bom trabalho e bons tempos. Agradecimentos.

O Capitão de Cabotagem Fabio Rolim é só sorriso. Ele recebeu a grande notícia que será pai. Sucesso em mais essa nobre missão.

O Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo sempre lendo e divulgando a coluna. Ele que agora curte aposentadoria ao lado da família em Niterói (RJ).

A Assessora Náutica Ana Cláudia acompanhou de perto a manobra Ship-to-Ship realizada no Porto de Itaqui, no Maranhão. Foi sucesso a transferência entre navios.

Outro Assessor Náutico que acompanha manobras Ship-to-Ship em frente a Codajás (AM) é o Capitão de Longo Curso Patrick Telles.

NAVEGANDO

Continuando a história dos navios classe “ITAs”, existiram três tipos básicos: os pequenos, com 60 metros de comprimento; os médios, entre 80 e 90 metros, comportando cerca de 140 passageiros; e os grandes, entre 110 e 120 metros, transportando até 280 passageiros distribuídos em 1ª, 2ª e 3ª classes. As linhas desses navios variavam entre as cidades de Manaus, Belém, São Luís, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Continuaremos com mais notícias na próxima edição

O Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM), que tem na Presidência o ilustre Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo, terá representação no XIV Workshop de Direito Marítimo, a ser realizado no dia 09 de Agosto pelo Tribunal Marítimo. O atual Juiz-Presidente do TM é o Vice-Almirante (RM1) Ralph Dias da Silveira Costa.

O navio porta-contêineres ultragrande “Berlin Express”, movido a GNL e Biocombustível, com 250.000 dwt, da empresa Hapag-Lloyd, entrou em operação recentemente. A embarcação faz parte de uma série de 12 iguais em construção. O segundo será o “Manila Express”.

A empresa Maersk recebeu, no dia 10 de Julho, o seu primeiro navio porta-contêineres movido a metanol, com moto biocombustível. A construção levou dois anos no estaleiro “Hyundai Mipo”, na Coréia do Sul. Muitos navios dessa natureza estão sendo encomendados.

A Frota de Apoio Offshore contabilizou 408 barcos nas águas jurisdicionais brasileiras (AJB), conforme relatório recente da Abeam/Syndarma. Devido direcionamento de embarcações para o setor portuário, houve diminuição nesse segmento. No mês de Abril eram 423 no total.

Entre os dias 03 e 17 de Julho, A Marinha do Brasil, em colaboração com a Polícia Federal, Polícia Militar do Pará e Secretaria de Estado da Fazenda, realizou a Operação de Segurança no Oeste do Pará, denominada de “Ágata Norte”, numa demonstração de força e vigilância na Região do Baixo Amazonas, entre os municípios de Santarém e Juruti.

A Capitania dos Portos do Maranhão formou 24 novos Marinheiros Fluviais Auxiliar de Convés e Máquinas, em Cerimônia realizada no dia 14 de Julho na cidade de Joselândia, que fica a 300 quilômetros da capital São Luís, no Maranhão. Os novos aquaviários estão aptos a tripular embarcações que navegam em rios e lagos da região.

No próximo dia 28 de Julho, a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) realizará o seu 24º Fórum Nacional, cujo local será a Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ), que fica no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Ainda não sabemos se representantes da Marinha Mercante estão no rol dos homenageados.

Excelente campanha vem realizando o Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper com o “Julho Amarelo”, que é o mês de Conscientização sobre as Hepatites Virais e também considerado o mês da Saúde Materno-Infantil. Sem dúvida nenhuma são assuntos da atualidade que requerem extrema importância.

Está marcada para esta sexta-feira a primeira manobra do NT “Dragão do Mar” com o colunista, que será a atracação no Terminal “Tebig”, no porto de Angra dos Reis (RJ), cuja operação será a descarga de óleo crú. A tripulação estará engajada, sempre zelando pela salvaguarda da vida humana, responsabilidade civil e proteção ao meio ambiente. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal -- CLC Ricardo Monteiro

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

Contato@luiscelsonews.com.br