Comando Militar do Norte realiza feira voltada a oportunidades no mercado de trabalho

Coluna Luís Celso Borges - Quarta-feira

Comando Militar do Norte realiza feira voltada a oportunidades no mercado de trabalho

"I Feira de Empregabilidade reúne empregadores e candidatos a vagas de emprego, com o objetivo de facilitar o processo de contratação" - O Comando Militar do Norte (CMN) realiza na próxima quinta-feira (22), a I Feira de Empregabilidade. O evento será das 8h às 12h e das 13h às 16h, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), localizado no bairro do Souza, em Belém.

A Feira é destinada aos militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro ou da Força Aérea Brasileira que encerraram o Serviço Militar, tanto o Obrigatório quanto o Temporário, nos últimos anos e estão à procura de emprego. O objetivo é conectar empregadores e candidatos no mesmo ambiente, para facilitar o processo de contratação, por meio do contato direto com as instituições.

No local, diversas empresas, parceiras e integrantes do Sistema ‘S’, terão estandes destinados à oferta de vagas, além de capacitação, troca de experiências e informações. A Feira irá oferecer oportunidades nos mais diversos ramos de atuação, entre eles, o setor de saúde, com a participação de drogarias e clínicas médicas; o Setor Alimentício, com restaurantes e supermercados; além de representantes da Indústria e da rede hoteleira.

A primeira edição do evento integra as ações do Projeto Soldado Cidadão. A iniciativa visa capacitar jovens incorporados às fileiras do Exército Brasileiro, além de proporcionar qualificação social e profissional, para completar a formação cívico-cidadã e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

O coordenador do Projeto, Coronel Ricardo Gibson, destaca que o perfil do profissional que serviu às Forças Armadas é um dos diferenciais procurados pelas empresas. “As organizações sempre frisam que absorvem no mercado essa força de trabalho formada por pessoas comprometidas, disciplinadas e responsáveis, que são características de um perfil com base militar”, destaca.

A I Feira de Empregabilidade é uma realização do CMN, com apoio do Sistema S e da Sociedade Amigos do Exército (SOAMEx). As empresas participantes são: Grupo + Barato; Grupo Líder; Drogarias Globo; Fribel; Casa das Tortas, Hidrovias; Oncológica do Brasil,  Engenho do Dedé; Grupo Motobel; Recicle e Honda

Serviço:

I Feira de Empregabilidade do CMN

Data: 22/02/24

Hora: 8h às 12h/ 13h às 16h

Local: 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) - Av. Alm. Barroso, nº4421 - Souza, Belém/Pa.

POSSE NA APACIC

O colunista foi convidado para a Solenidade de Lançamento e Posse da Diretoria da Academia Paraense de Ciências Contábeis, Gestão 2024 – 2027, que será realizado no dia 23 de fevereiro de 2024 às 18 horas no Teatro da Paz e o coquetel no Hotel Princesa Louçã em Belém/Pa. Por motivo de saúde não poderei estar presentem parabenizo todos os integrantes da diretoria.

PORTO DE ITAGUAÍ

O Porto de Itaguaí no Rio de Janeiro, é o terceiro maior do Brasil em volume de cargas.

O Porto de Sepetiba foi inaugurado no dia 7 de maio de 1982, com a operação, à época, dedicada à descarga de alumina para a Valesul e carvão para a Companhia Siderúrgica Nacional.

Em 1973, o governo do então estado da Guanabara, promoveu estudos para implantação do Porto de Sepetiba, destinado a atender, principalmente, ao complexo industrial de Santa Cruz, situado na zona oeste do Rio de Janeiro.

Com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 15 de março de 1975, a implantação do porto ficou a cargo da Companhia Docas do Rio de Janeiro, autoridade portuária do Rio de Janeiro. A CDRJ escolheu o município de Itaguaí para instalar o porto. 

As obras foram iniciadas em 1976, com a execução de acessos e fundações do píer de carvão. No ano seguinte, tiveram início as obras de dragagem do canal de acesso, enrocamento e aterro hidráulico

De janeiro a dezembro de 2023, o Porto de Itaguaí, sob administração da PortosRio, movimentou 55,8 milhões de toneladas de cargas. O volume registrado corresponde ao terceiro melhor desempenho entre os portos públicos brasileiros no ano passado, ficando atrás somente dos Portos de Santos e de Paranaguá.

Anatel recebe inscrições para concurso de fotos e vídeos sobre cidadania e inclusão digital

Produções inscritas devem ser publicadas até 21 de fevereiro de 2024 no Instagram dos autores. Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de fotos e vídeos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O concurso, com o tema Cidadania e inclusão digital, é parte das atividades do “Mês das Consumidoras e Consumidores 2024 da Anatel”, que será realizado em março. O objetivo do Concurso é valorizar e reforçar, por meio de imagens e conteúdos audiovisuais, a inclusão de grupos sociais historicamente vulneráveis em espaços atravessados pela utilização de tecnologias digitais.

A autora ou autor da fotografia classificada em primeiro lugar no concurso e a criadora ou criador do vídeo classificado em primeiro lugar terão a oportunidade de participar das atividades de celebração do “Mês das Consumidoras e Consumidores 2024 da Anatel”, na sede da Agência, em Brasília, no dia 19 de março de 2024.

Para participar, basta o candidato ou candidata publicar em seu perfil pessoal no Instagram a foto e/ou vídeo com a hashtag #MêsConsumidorAnatel e a seguinte menção na legenda: “1º Concurso de fotos e vídeos da Anatel: Cidadania e inclusão digital”. O vídeo, a ser reproduzido no Instagram, tem de ter duração de no máximo um minuto e ser gravado na posição vertical. Será avaliado apenas um trabalho por inscrição. A publicação deve ser realizada até o dia 21 de fevereiro de 2024.

Cinco fotografias e três vídeos selecionados serão expostas no evento presencial do Mês das Consumidoras e Consumidores 2024 da Anatel.

As Comissões Julgadoras avaliarão as fotos e vídeos seguindo os seguintes critérios:

  • Criatividade da composição visual;
  • Originalidade e ineditismo;
  • Abordagem do tema proposto e
  • Qualidade técnica para exposição e reprodução gráfica (controle e exposição de iluminação, valorização de enquadramento, nitidez e controle de foco, composição da imagem).

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail fotosevideos@anatel.gov.br.Regulamento do 1º Concurso de fotos e vídeos da Anatel está disponível no Portal da Agência.

NEWS

TRABALHO POR APLICATIVO - O STF pode pacificar a controvérsia sobre a existência ou não de vínculo empregatício no trabalho via aplicativo. A partir de sexta-feira (23), o plenário irá decidir se há repercussão geral em um caso emblemático sobre o assunto, envolvendo a Uber.

PARALISAÇÃO - Servidores do Banco Central iniciam paralisação de 48 horas. Os funcionários pedem reajuste de 36% e reestruturação da carreira.

DECLARAÇÃO - Receita Federal alerta microempreendedor sobre erro na declaração anual. Prazo para entrega obrigatória do documento vai até 31 de maio.

PRESERVAÇÃO - Pesquisadores fazem expedição em busca de peixes-elétricos na Amazônia. Ação visa identificar novas espécies e preservar biodiversidade local.

SAÚDE - Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue. Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás são os estados com maior número de casos por grupo de 100 mil habitantes.

No Rio de Janeiro, número de casos é seis vezes maior que o esperado. De janeiro até 15 de fevereiro, foram registrados 41.252 casos de dengue em todo o estado.

Notificação de infecções pelo vírus HTLV passa a ser compulsória. Casos em gestantes, puérperas e crianças devem ser comunicados obrigatoriamente ao Ministério da Saúde.

PIB - Monitor do PIB aponta crescimento de 3% da economia em 2023. Agropecuária e consumo das famílias puxaram o resultado.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) aponta que a economia brasileira teve um crescimento de 3% em 2023. O dado faz parte do Monitor do PIB, estudo que funciona como uma prévia do comportamento do PIB (conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país). A agropecuária foi o destaque positivo do ano passado.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1581655&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1581655&o=node

ECONOMIA EM CRESCIMENTO - A atividade econômica brasileira registrou alta de 2,45% em 2023, de acordo com o IBC-Br divulgado na segunda-feira (19) pelo Banco Central. Em dezembro, indicador ficou positivo em 0,82%.

MERCADO - O mercado de mandioca registrou certo equilíbrio entre oferta e demanda na última semana mais curta por conta do carnaval, o que resultou em preços mais estáveis.

Na parcial do ano (até 16 de fevereiro), foram processadas 328,4 mil toneladas de mandioca pela indústria de fécula, crescimento de 24% sobre igual período de 2023, apontando que a oferta do 1º trimestre deve superar a de mesmo intervalo dos anos anteriores.

O Ministério da Agricultura (Mapa) divulgou na manhã da terça-feira (20) a abertura de dois novos mercados para produtos agrícolas através de aprovações sanitárias. O Brasil recebeu sinal verde para exportação de pescados para a Austrália e produtos à base de células-tronco mesenquimais (cães, gatos e equinos) com fins terapêuticos para a Costa Rica.

Em 2023, a exportação de produtos agrícolas brasileiras para a Costa Rica somaram US$ 272 milhões. Entre os principais produtos enviados ao país estão cereais, farinhas e preparações, produtos florestais e produtos do complexo soja. No acumulado deste ano, o montante está na casa dos US$ 30 milhões.

SOJA - Em janeiro deste ano, as exportações de soja em grão cresceram cerca de 200% e as de farelo mais de 50% em relação ao mesmo período de 2023.

Após esses recordes, o mês de fevereiro deve trazer um cenário diferente. Isso porque com a quebra de safra prevista para o Brasil, os embarques tendem a ser menores ao longo de 2024.

No ano passado, o país enviou para o exterior 102 milhões de toneladas da oleaginosa, o que representou uma receita de 53,2 bilhões de dólares, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

BOVINO - O mercado físico do boi gordo apresentou preços acomodados no início da semana, em um dia pautado por poucas negociações.

O mercado atacadista ainda se depara com acomodação em seus preços, com menor propensão à alta dos preços no decorrer da segunda quinzena do mês, período tipicamente marcado por menor apelo ao consumo.

Quarto traseiro ainda é precificado a R$ 19,00 por quilo. Ponta de agulha permanece precificada a R$ 13,50. Quarto dianteiro também permanece cotado a R$ 13,50.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos a coluna volta no domingo, (Jesus Te Ama).

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil, Agência/Safras e Canal Rural

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com