Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar é homenageado na Câmara Municipal de Niterói

Coluna"Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

CLC Gondar ao lado dos Vereadores da Câmara Municipal de Niterói.

Em Sessão Especial, a Câmara de Vereadores da cidade de Niterói (RJ), homenageou o Dia Internacional da Mulher, em 14 de Março.
O Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, representando a Marinha Mercante Brasileira, recebeu da Câmara a “Moção de Aplausos”, concedida a personalidades civis e militares que tenham se destacado para o engrandecimento e desenvolvimento da cidade de Niterói.
Entre as mulheres homenageadas no evento, uma delas recebeu o Título do Rotary. Foi uma Cerimônia que jamais será esquecida pelas que participaram.

CLC Gondar recebendo a Moção do Vereador Rodrigo Damatta

Outorgado Título do Rotary a advogada Valdirene Rocha..

Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Niterói em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

CLC Gondar ao lado das mulheres homenageadas.

Amanhã a AIEB-Brasil promoverá o 9º Encontro de Autoridades

Pela tarde do dia 19 de Março, a “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil” (AIEB) estará realizando o “9º Encontro de Autoridades”, fazendo parte do seu calendário de 2022.
A Cerimônia acontecerá na cidade de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), onde o total de 58 personalidades civis e militares serão agraciadas. Dentre elas, 51 receberão a Medalha Jubileu de Brilhante, criada em comemoração aos 60 Anos do Batalhão Suez, 04 receberão a Medalha Lei e Ordem e 03 a Medalha Tiradentes.

Representando a Marinha Mercante Brasileira estarão sendo homenageados com a “Moção OCB” (Ordem dos Comendadores do Brasil), o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e o colunista.
Devido cumprir escala nos Estados Unidos, o colunista ficará impossibilitado de comparecer ao evento, contudo será representado pelo CLC Gondar.
O Encontro de Autoridades é uma iniciativa da AIEB-Brasil em parceria com a “Associação Brasileira das Forças Internacional da Paz da ONU” (AEFIP). Traremos matéria sobre o importante evento.

Cartaz AIEB-Brasil.

Dia Internacional da Mulher é comemorado a bordo do NT “André Rebouças”

No dia 09 de Março foi realizado a bordo do NT “André Rebouças”, sob o comando do colunista, a especial homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Dos 25 tripulantes atualmente embarcados, somente uma pertence ao grupo feminino. Trata-se da 2ª Oficial de Náutica Luciane Mirelle Correa Takeda, bastante querida pela tripulação.
Além das palavras do Comandante, a Oficial recebeu os cumprimentos e felicitações de cada tripulante, sendo o evento encerrado com um jantar de confraternização.

2ON Takeda – única representante feminina a bordo.

2ON Takeda ao lado do Contramestre Piveta – recebendo os cumprimentos da tripulação.

Tripulação do NT “André Rebouças” no Dia Internacional da Mulher.

Rapport – Técnica chamada de empatia, conexão e afinidade – Parte II.

Em continuação da matéria sobre “Rapport” do nosso grande amigo Ricardo de Sá Mendonça, que exerce as funções de Imediato no “Dof – Skandi Chieftain” há duas técnicas existentes: espelhamento e reciprocidade.
No espelhamento, o método busca espelhar o comportamento da pessoa com quem estamos nos comunicando, criando uma conexão. Já a técnica da reciprocidade, temos o famoso “dar sem esperar nada em troca”, sendo uma estratégia que podemos colocar em ação ao oferecer, por exemplo, conteúdo de qualidade de um blog para que o cliente se eduque a respeito do produto ou tire dúvidas.
Como criar “Rapport” no suporte: acompanhar as interações do lead com seus conteúdos (materiais de divulgação como redes sociais, blogs, vídeos, etc), estudar o potencial do seu cliente sem invadir a sua privacidade, tratar o cliente sempre pelo seu nome (isso é importante), ter um discurso leve e bem humorado (sempre tomando posturas positivas em suas falas) e ter paciência, pois é primordial para lhe dar com clientes (entender o timing das outras pessoas, ser tolerante e, principalmente, saber ouvir).
Esperamos que tenham gostado do assunto.

RUMO CERTO.

O Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho ficou muito feliz com a matéria publicada na coluna sobre o Tribunal Marítimo. Gente finíssima e de boa educação.

Também a nossa amiga Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia ficou emocionadíssima na mesma matéria em que esteve presente, agradecendo o colunista com bela mensagem de voz.

O Capitão de Longo Curso Patrick Telles vem prestando uma grande assessoria ao colunista nessa viagem aos Estados Unidos. Além de colega de caráter, também é um grande amigo. Agradecimentos.

O Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, Comandante do CIABA, agradeceu a nota publicada, achando-a excelente e desejou boa sorte ao colunista na sua próxima comissão.

Já faz algum tempo que não temos o contato com o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, Presidente do CCMM, em virtude da viagem ao exterior. Esperamos ansiosos para na volta ter aquela agradável conversa de sempre.

Os amigos Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior e Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves estão estudando pra valer na “Escola de Guerra Naval” (EGN).

O Condutor-Mecânico Gerson Berto Faustino é um dominador na arte da cavalgada. Ele que possui dois cavalos que participam de torneios. Voltaremos com essa história.

A amiga Capitã de Longo Curso Simone Lopes enviou fraternal abraço ao colunista. Temos saudades desde a época de Escola na EFOMM, isso em 1997. Retribuo o abraço.

O Imediato Lucena esteve recentemente em Singapura com a sua bela nave “Portinari”. O Comandante era o CLC Albano. Mandaram saudações marinheiras ao colunista. Obrigado aos colegas.

O Capitão de Cabotagem Allan Moreira participou de importante regata em Brasília.

NAVEGANDO

Sempre recomendo a leitura do livro “Mentes Perigosas” da Ana Beatriz. O colunista vem recebendo mensagens elogiando a publicação, desde profissionais da área de navegação até grandes amigos de outras funções. Realmente quem lê, terão uma noção do que pessoas com “sede de poder” podem fazer e os danos que causam. Continuo recomendando.

Perguntaram indiretamente ao colunista, em um grupo de zap, por que não fazem homenagens às mulheres que estão navegando, que realmente exercem a função? Uma das possíveis respostas: a iniciativa deveria partir do próprio navio. Entendo não ser adequado eu homenagear tripulantes de outras unidades. A lamentar se algum navio não prestou homenagem às mulheres de bordo no seu dia.

MSC poderá agregar conhecimento de shipping e tecnologia a “Log-In”, conforme informa. O CEO disse a investidores que a principal mudança foi a eleição dos três conselheiros no último mês de Fevereiro. O processo está bem encaminhado seguindo rito padrão no Cade.

Tripulações internacionais começam a retornar de portos ucranianos para seus países de origens. Como exemplo, as Filipinas comemoraram o retorno bem sucedido de 21 marítimos do navio graneleiro “S-Breeze”. Os portos da Ucrânia estão fechados desde o inicio dos ataques russos. Pode haver até 120 navios atracados com mais de mil tripulantes no total.

Após sete meses de paralisação, a navegação na Hidrovia-Tietê-Paraná foi retomada em 15 de Março de 2022. Contudo, essa volta será gradativa, com calado inicial de 2,4 metros. O tráfego havia sido interrompido em virtude da grave crise hídrica que afetou a região. A tendência é que aos poucos seja liberado e volte ao calado normal de 2,7 metros.

Em reunião realizada entre os dias 10 e 11 de Março, o Conselho da “Organização Marítima Internacional” (IMO) abordou importante temas como a situação no Mar Negro e Mar de Azov, bem como os impactos sobre navios e marítimos, devido a guerra Ucrânia-Rússia. Tudo isso visando a proteção da vida dos homens do mar. O assédio devido a nacionalidade deve ser condenada.

A frota russa de petroleiros está começando a parar devido as sanções impostas. Algumas empresas, como a “Svcomflot PSC”, já estão com seus 9 navios Aframax ociosos no mar, isso há mais de uma semana. Menos mal que já descarregaram suas cargas.

A empresa “Norsul” está com novas cores. Sua primeira barcaça a receber o padrão foi a “Norsul 12”, que passou a ser roxa. Essa companhia possui tradição na cabotagem e no longo curso. Outra mudança foi no seu nome, onde de “Companhia de Navegação Norsul”, agora passa a chamar-se apenas “Norsul”, oficializada em setembro de 2021.

Aos poucos a pandemia Covid-19 vai sentando a poeira, porém não podemos ainda baixar a guarda, principalmente para nós que embarcamos. Falta agora a sensibilização das empresas em amenizar a quarentena pré-embarque. Alguns países como Portugal e Estados Unidos já estão liberando marítimos para frequentar as suas cidades quando nas escalas.

O colunista e sua tripulação já se preparam para entrada no Golfo do México, região conhecida pelas presenças de milhares de plataformas e embarcações de diversos tipos. Com fé em Deus, faremos navegação segura para uma boa operação. Voltaremos. (RM).

Fonte(RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios