Tributo Especial ao Jornalista Alyrio Sabbá: 2 anos de saudades

Coluna Convés Principal

Tributo Especial ao Jornalista Alyrio Sabbá: 2 anos de  saudades

O retorno da Coluna presta especial Tributo ao nosso querido mestre Jornalista Alyrio Juarez Ottoni Sabbá, onde no mês de Abril completou dois anos de saudades. Ele que tem grande apreço até os dias atuais de todos os familiares e amigos. Alyrio foi um dos poucos, senão o único em sua época, em que sua coluna defendia as causas marítimas na Amazônia. É muito querido na Comunidade Marítima por ser um defensor dos interesses da navegação na nossa região e internacionalmente. Ele foi colunista por 50 anos do jornal “O Liberal”, escrevendo também para o “Portal da Navegação”, que tem como Editor-Chefe o seu filho Edson Sabbá. Deixou um legado de novos colunistas, entre eles o Prático Luiz Omar Pinheiro (Navegação em Foco do Jornal “O Liberal”), o seu repórter fotográfico Luís Celso Borges (Navegando no Social) e este colunista, Ricardo Monteiro (Convés Principal), que sempre interagia com ele. Em homenagem ao mestre, o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre criou a Medalha Jornalista Alyrio Sabbá que é outorgado a personalidades civis e militares. As fotos de Luís Celso mostram dois momentos deste colunista com o Mestre Alyrio Sabbá. Saudades!

Um dos primeiros encontros com o Jornalista Alyrio Sabbá

ALERJ homenageia Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) homenageou no dia 26 de Abril a Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia em cerimônia realizada na própria instituição, contando com as presenças do segmento feminino em suas várias funções. Representando a Marinha Mercante Brasileira, a Comandante Hildelene foi reconhecida com a Moção de Louvor e Aplausos devido seu trabalho na área de atuação, onde busca a transformação através do seu engajamento social na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Formada na primeira turma de mulheres da EFOMM do CIABA, em 2000, foi a primeira a alcançar o posto de Capitão de Longo Curso e a Comandar navios de grande porte. Destaca-se também que foi a primeira Oficial Mercante a concluir o Curso de Altos Estudos de Políticas e Estratégias (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG). Parabéns a Comandante Hildelene pelo reconhecimento merecido!

CLC Hildelene (centro) ao lado de outras homenageadas da Marinha Mercante Brasileira

Comandantes Fluviais da Marinha Mercante prestigiam Escola para crianças.

Na manhã do dia 27 de Abril, os Comandantes Fluviais da Marinha Mercante Brasileira Joelma e Eladir Castro prestigiaram a Escola Projeto Educacional Infantil “Padre José Prosépio”, que tem como responsável a ilustríssima Adriane de Castro Pereira. A Escola recebe apoio de diversos parceiros que ajudam o projeto a alcançar seu objetivo, que é levar o ensino as crianças. Também esteve presente o GPA (Grupamento de Prevenção Ativa da Polícia Militar do Pará), que é formada por Policiais Militares capacitados em Prevenção Ativa, com o propósito de realizar ações policiais de proximidade nas circunscrições de suas respectivas Unidades Operacionais.

Comandantes Joelma e Eladir ao lado das Crianças e Professores

GPA da Polícia Militar do Pará se fez presente.

Agradecimentos do Colunista a todos os amigos que enviaram mensagens

O Colunista aproveita a oportunidade para agradecer a todos os familiares e os verdadeiros amigos que enviaram mensagens de apoio e recuperação, após passar por momentos difíceis nos últimos meses em virtude de problemas de saúde. São nos pequenos gestos e atitudes que percebemos que muitas pessoas se preocupam com os outros, mesmo não tendo grau de parentesco. Porém, esses gestos e atitudes representam o simbolismo da verdadeira amizade. A família foi também um dos principais motivos de vencer as barreiras das dores. Por isso, deixo os agradecimentos a minha esposa Cinthia Duarte e a minha filha Marina Sophia. Fico muito grato e digo que, com certeza, todos que se preocuparam e ajudaram na recuperação. Agora estamos de volta ao batente com toda força e vigor, firme e forte. Os familiares e amigos são heróis!

PASSADIÇO

O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva transmitiu no dia 27 de Outubro o Comando do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), contando com a presença da Comunidade Marítima. Cumpriu sua missão com profissionalismo, honra e louvor.

O Contra-Almirante Humberto Luís Ribeiro Bastos Carmo assumiu o Comando do CIAGA com as mais nobres das intuições. Desejamos sucesso em sua nova missão.

O Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga de Souza, juntamente com sua Tripulação, estão de parabéns. É que o CIABA manteve a Certificação no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), de acordo com a ABNT 9001.2015.

O Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa vem se destacando à frente da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que é uma das mais movimentados do Brasil.

Agradecimentos ao Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis, atual Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe) pelo convite para ministrar palestra. Devido estado de saúde do colunista, ainda não se concretizou, porém oportunidades não faltarão.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho já se encontra no porto de Singapura em seu novo Comando a bordo do NT “Machado de Assis”. Ele que realizou a circunavegação em 2022 quando comandou o NT “Henrique Dias”.

Recentemente o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar foi condecorado com a Medalha de Mérito Duque de Caxias, em Cerimônia Oficiai da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil).

A Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia tem grande prestígio junto a Sociedade Carioca, além da Comunidade Marítima e da Marinha do Brasil. Ela é portadora de diversas condecorações e moções.

O colunista está feliz com a Promoção de Marinheiro de Convés do Sr. Victor Eduardo, que recentemente esteve a bordo do NT “André Rebouças”. Sua primeira missão na nova função será no NT “Dragão do Mar”. Sucessos para ele.

NAVEGANDO

A Academia Brasileira de Medalhística Militar realizará no dia 30 de Junho, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), a sua 43ª Cerimônia da ABRAMMIL, quando diversas personalidades civis e militares estarão sendo agraciadas com as Medalhas da instituição. Teremos novidade nesse evento, que informaremos oportunamente.

Plano de Retomada da Indústria Naval e Projeto de Reciclagem Naval foram apresentados à Presidência da República. Os documentos, entregues pela Deputada Estadual Célia Jordão, em Brasília, têm como objetivo de retomar o setor naval no Rio de Janeiro. Estamos na torcida para que esse importante marco renasça novamente.

O Estaleiro de Rio Grande, do Grupo Ecovix, recebeu recentemente três novos navios em seu dique para a realização de reparos. Isso é um ótimo resultado para o setor, que geraram 150 empregos com os trabalhos, dando preferência para a contratação da mão de obra local. Os navios foram “Cabo Pilar” (Argentina), e os pesqueiros “LVQY 279” (China) e “Jose Antonio Nores” (Espanha).

O Porto da Sotave, que fica no Outeiro (Distrito Industrial de Belém-PA) vem recebendo grande quantidade de navios para operações, demonstrando que as movimentações neste porto estão em forma ascedente. O “Grupo Atlântica Matapi” também vem utilizando as instalações, onde no mês de Março realizou embarque de toras de teca no navio MV “Admiralty Spirit”.

A Navalshore, que acontecerá entre os dias 24 a 26 de Maio, será uma vitrine para empresas do setor marítimo. O evento acontecerá pela primeira vez em Manaus (AM) e muitas instituições levarão membros da área comercial, operacional e de apoio logístico. Com certeza será de grande sucesso.

O lançamento da primeira unidade da classe da Fragata “Tamandaré” deverá ocorrer em meados de 2024, com entrega para a Marinha do Brasil no final de 2025. No dia 24 de Março ocorreu a Cerimônia de Batimento Quilha da primeira embarcação. Corte da chapa do casco da segunda fragata está previsto para acontecer ainda em 2023.

O Batimento ocorre tradicionalmente quando a quilha, a “espinha dorsal” de toda embarcação, é concluída, possibilitando a estruturação das demais partes. O colunista, ainda quando Capitão de Cabotagem e no Comando de navios gaseiros, participou da cerimônia do navio mercante NT “Dragão de Mar”. Viria o destino a escrever que futuramente, em 2020, estaria no Comando desta embarcação, mesmo que uma única vez.

O Programa de Submarinos completa 15 anos revolucionando a tecnologia naval brasileira e a indústria naval. O Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, abriga o local onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), parceria estratégica entre Brasil e França.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB) realizou entre Março e Abril a Páscoa Solidária em conjunto com as arrecadações de várias instituições e personalidades civis e militares. Muitas famílias carentes, principalmente as crianças, puderam receber chocolates para essa importante comemoração. Parabéns ao Comendador Rodrigo Agostini pela nobre missão.

Na mesa do colunista o Convite para a Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da Escola Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), a ser realizada no dia 12 de Maio no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Agradecimentos ao Comandante Marcio Braga e a Assessoria de Comunicação Social pela lembrança. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

contato@luiscelsonews.com.br