Marinha do Brasil realiza treinamento operativo, em Outeiro (PA)

Mergulhadores de Combate realizam rapel e embarcam no NDCC Almirante Saboia

A Marinha do Brasil realizou, durante Operação Ágata Norte, ocorrida na primeira quinzena de junho, treinamento operativo na Praia do Amor, em Outeiro, distrito de Belém (PA). A atividade teve caráter estritamente militar, com objetivo de demonstrar a interoperabilidade dos meios navais e aéreos do Comando do 4º Distrito Naval e da Esquadra Brasileira.

O treinamento se constituiu em duas fases. A primeira foi um exercício de infiltração por Destacamento de Abordagem do Grupamento de Mergulhadores de Combate, transportados por uma aeronave UH-15, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte. A infiltração foi realizada por meio da manobra chamada fast rope, em que é utilizado o rapel a partir da aeronave. A abordagem foi realizada no Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia, simulando um contato de interesse não cooperativo.

Chegada dos CLAnfs na Praia do Amor, em Outeiro (PA)

Em seguida, a segunda fase da demonstração se constituiu de um desembarque ribeirinho, em duas vagas, sendo a primeira contendo três Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf), lançados a partir do NDCC Almirante Saboia e a segunda, constituída por sete Embarcações de Transporte de Tropa, com um destacamento de Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, lançadas a partir do Navio Auxiliar Pará. O evento contou também com a participação do Navio-Patrulha Guanabara e duas Lanchas de Operações Ribeirinhas Blindadas, pertencentes ao Grupo de Embarcações Ribeirinhas do Norte, que realizaram a interdição e segurança da área do exercício.

Fonte: ACS/4°DN 

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios