Equipe de Futebol Amador patrocinada por mercantes participa de Torneio.

coluna "Convés Principal" CLC Ricardo Monteiro

Time “Barcelona do Condurú” que disputa a Copa do Sertão

No último dia 20 de Março o “Barcelona do Condurú”, clube de futebol amador cujos patrocinadores são Oficiais Mercantes, estreou na “Copa Sertão”, importante evento esportivo realizado no Piauí, tendo como organizador a “Bitta Sports”.
O jogo anotou a vitória pelo placar de 2×0 contra a Seleção de Sussuapara, que jogou em casa com toda da sua torcida. Mesmo fora dos seus domínios, o Barcelona mostrou a força com que veio participar da Copa.
Grandes nomes ajudam o clube nessa importante missão como patrocinadores. São eles o Capitão de Longo Curso André Leal, Comandante de navio da empresa “Log-In”, o Capitão de Cabotagem Allan Moreira e o 1º Oficial de Náutica Daniel Moura, que são Imediatos, todos através da “Escola Náutica Imperial Marinheiro”.
O Comandante André Leal vem se destacando nessa grande empresa. Já os Imediatos Allan Moreira e Daniel Moura foram uns dos melhores tripulantes da qual o colunista teve a honra de trabalhar. A premiação da Copa chega ao valor de R$ 35 mil reais. Boa sorte ao time do CLC André Leal!

Organização do evento.

Na torcida do time dos mercantes

Mais registros do Casamento Comunitário realizado pelo Clube Rotary Satélite Vésper e outras instituições.

Na coluna, postamos mais fotos do evento ocorrido em 20 de Março, onde o “Rotary Club Satélite do Rio de Janeiro – Rio Comprido Vésper”, em conjunto com outras instituições, realizaram o “Casamento Comunitário”. Na próxima edição voltaremos com mais registros. (Fotos: Roberta Nobre, cedida pelo Rotary Vésper).

Preparativos para entrada dos casais.

Um dos casais de noivos que participaram do evento.

Momento da Celebração.

Noivas em felicidades

Membros do Rotary com os noivos.

Bolo do casamento comunitário.

“Velas Latinoamérica 2022” em Mar Del Plata – Argentina.

Entre 09 e 15 de Março, os veleiros participantes do “Velas Latinoamérica 2022” estiveram presentes na cidade de Mar Del Plata, na Argentina.
O representante brasileiro “Cisne Branco”, que faz parte da comissão, participou juntamente com veleiros de outros países no Desfile Naval pela orla da cidade, marcando o início das várias atividades organizadas pelo Comitê Local da Armada da República Argentina (ARA).
Houve visitações durante os dias do evento, onde ficaram atracados na Base Naval de Mar Del Plata. O veleiro Cisne Branco realizou apresentações da música popular brasileira, recebendo cerca de 17 mil visitantes.

Prefeito de Mar Del Plata ao lado dos Comandantes dos Navios Veleiros.

Recebido de um amigo: CMG José Alexandre Santiago da Silva

“Bom dia, meu amigo. Obrigado pela deferência na sua coluna. A cidade de Belém que acolheu minha família me concedeu o “Título de Cidadão Honorário”. Eu só poderia contribuir para o seu engrandecimento socio-econômico, com ações voltadas para a segurança da navegação e combate ao
escalpelamento, quando ainda na ativa, e agora na reserva, para o incremento dos Portos do Arco Norte com soluções inovadoras de baixo custo e menos impacto ambiental”. O colunista agradece a mensagem do amigo.

RUMO CERTO.
Ainda no Dia Internacional da Mulher, a esposa do Oficial Superior de Máquinas Martins, Sra. Sueli, foi homenageada com importante reportagem no Diário do Pará realizada no Museu Emílio Goeld, em Belém.

As turmas “Atlante” e “Drakkar”, formadas nos últimos anos na EFOMM-CIABA, deixaram saudades. Muitos deles e delas já estão na Praticagem a bordo das embarcações mercantes.

O colunista foi Patrono da Turma “Atlante”, enquanto o Professor Paulo Vitor Zigmantas foi da Turma Drakkar. Bons ventos para os futuros Oficiais.

O Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva já se encontra exercendo novo cargo em Genebra. Quando ainda Vice-Almirante, foi Comandante do 4º Distrito Naval.

Sob o Comando do Almirante Alípio Jorge estiveram o Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade (CIABA) e Capitão de Mar e Guerra Aristide de Carvalho Neto (CPAOR).

Outro grande amigo que esteve no Comando da “Base Naval de Val de Cães” (BNVC) foi o Capitão de Mar e Guerra José Eduardo Vieira Carneiro.

O abraço para o Capitão de Longo Curso Ricardo, a bordo do NT “Zumbi dos Palmares”, que nesse momento retorna ao Brasil com sua tripulação, após escala em Israel.

O colunista já marcando importante encontro com o amigo jornalista Cattete quando nas próximas férias em Belém.

No dia 14 de Abril será realizado Almoço de Confraternização da “Academia Brasileira de Medalhística Militar” no Clube da Aeronáutica, Centro do Rio de Janeiro (RJ).

Aniversariou na data de ontem (31/03) a nossa querida e estimada Suely Saad, que faz parte da Abrammil. Para ela “um beijo e uma rosa”. Felicidades.

NAVEGANDO
A “Organização Marítima Internacional” (IMO) debaterá na próxima semana temas relacionados ao uso de scrubbers. Os Estados-Membros discutem as regras para descarte de água desses sistemas de lavagem de gases de exaustão em embarcações e a prevenção contra poluição no ambiente hídrico.

Sobre água de lastro dos navios, nos Estados Unidos só é permitido o deslastro em seus portos ou até 12 milhas da costa utilizando o Sistema de Tratamento de Água de Lastro (BWTS), caso contrário, terá que realizar fora de suas imediações, o que poderá acarretar no corte de carga.

O americano possui legislação adicional, contidas em suas leis denominadas CFR (Code of Federal Regulations), bem mais rigorosas do que a IMO, OCIMF e outras instituições. Quem quiser operar em suas águas territoriais, deverá cumprir na íntegra.

O “Comando do 5º Distrito Naval” recebeu recentemente a aeronave UH-15 “Super Cougar” transferida do setor operativo, em cerimônia realizada em 26 de Março. Será utilizada em missões de emprego geral e de Serviço de Busca e Salvamento na Região Sul do Brasil.

A “Operação Ágata Conjunta Amazônia” atua no combate ao tráfico de entorpecentes e da marginalidade, além do garimpo ilegal. No último sábado (26), a Força Naval da Marinha do Brasil, com a parceria da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas, apreenderam 230 quilos de entorpecentes, cujo valor estimado seria de R$ 3,4 milhões, no Rio Japurá.

Já o Exército e o IBAMA apreenderam equipamentos e inutilizou uma balsa sem autorização para exploração no Rio Cauaburis (AM), em 24 de Março. As Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e Órgãos Federais no combate aos crimes praticados por aqueles que acham que nada vai acontecer.

Outro garimpo ilegal desmantelado pela “Operação Ágata” ocorreu no Mato Grosso. No dia 23 de Março,
militares do Exército Brasileiro atuaram na desocupação da terra indígena Sararé. Também participaram da ação a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a FUNAI e a Força Nacional.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, esteve ministrando palestra sobre a conjuntura atual da “Força Aérea Brasileira” (FAB) na “Escola Superior de Guerra” (ESG), em 23 de Março. Os 174 estagiários dos CSD, oriundos de cursos distintos das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas estiveram presentes.

O “Comando Militar do Leste” celebrou em 22 de Março o seu 201º aniversário de criação. A cerimônia foi
realizada no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias. Antigos Comandantes do CML estiveram presentes. Também houve apresentação da Banda Música, formatura e exposição de material de emprego militar.

O colunista Luís Celso Borges está representando a Empresa “Petrocentter” no Estado do Pará. Estão comprando sucatas de embarcações, catalisadores e ferro em geral. Para mais detalhes, segue contato: (91) 98112-0021.
(RM)

Fonte (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios