A Praticagem da Barra do Pará resgatou família na baia do guajárá
A Praticagem da Barra do Pará resgatou, na manhã do sábado, uma família com 5 pessoas, que estava a deriva em uma pequena embarcação (rabeta), nas proximidades da boia verde em Icoaraci (PA).
Durante uma atividade de manobra, a tripulação da lancha de Praticagem (P2) avistou a embarcação a deriva com a família pedindo ajuda. Imediatamente, a lancha seguiu para fazer o resgate.
A família foi levada com segurança para o Trapiche de Icoaraci. Todos passam bem.
Responsável pela Zona de Praticagem 3 (ZP3), com uma área de atuação que compreende o acesso pelo Canal do Quiriri, na região do Marajó, e pelo Canal do Espadarte, no Rio Pará, a Praticagem da Barra do Pará busca cooperar nas atividades de salvamento marítimo, quando solicitada, apoiando a segurança na navegação, salvaguarda da vida humana e proteção do meio ambiente.
Sobre a Praticagem da Barra do Pará
Os práticos da Praticagem da Barra do Pará são habilitados para atuarem na ZP-03 (Zona de Praticagem), que compreende o acesso pelo canal do Quiriri (ou Marajó), ou pelo Canal do Espadarte, no rio Pará, a partir dos pontos de espera de Prático, situados a juzante da extremidade externa do Banco Xingu e Cabeço do Norte e do situado a jusante do Baixo Espadarte até o porto de Belém, fundeadouro do Capim e o Complexo Potuário de Vila do Conde. O canal do Quiriri (ou Marajó), considerado facultativo, só se aplica a navios nacionais e estrangeiros que não transportem carga perigosa. A praticagem nessa ZP é obrigatória, exceto para o trecho considerado facultativo.
A Barra do Pará, uma das empresas de Praticagem mais antigas do Brasil, é responsável pela Zona de Praticagem 03 (ZP-03), com uma área de atuação que compreende o acesso pelo canal do Quiriri (ou Marajó), ou pelo canal do Espadarte, no rio Pará, a partir dos pontos de espera de prático situados à jusante da extremidade externa do banco do Xingu e Cabeço do Norte e do situado à jusante do Baixo Espadarte, até o porto de Belém, porto de Vila do Conde e acesso a região dos Estreitos à sudoeste da Ilha do Marajó. O rio Tocantins também é considerado hidrovia extensiva desta Zona de Praticagem.
Os práticos da ZP-3 realizam mais de 3.900 manobras de navios por ano, com índice ZERO de acidentes. Garantir a segurança da navegação, preservar o meio ambiente e salvaguardar a vida humana são os valores que norteiam a rotina diária de cada um dos 35 Práticos e 151 colaboradores, entre profissionais da área administrativa, pilotos, marinheiros, mecânicos e plantonistas, que trabalham na empresa.
Para oferecer um melhor serviço de praticagem, a Barra do Pará possui: 01 Sede Administrativa com um moderno Centro de Operações - Atalaia - e um Estaleiro; 04 Bases Operacionais (Belém, Barcarena, Mosqueiro e Marapanim). Para cumprir os compromissos de forma rápida e eficiente, a empresa dispõe de 9 lanchas de praticagem modernas, 06 lanchas de apoio e 01 lancha dedicada, exclusivamente, ao serviço de batimetria, realizando os levamentos hidrográficos necessários a melhora contínua na segurança das manobras. O investimento em treinamento de pessoal e alta tecnologia é constante.
Trabalhando com o sistema AIS (Automatic Identification System), atrelado ao novo software STAq, a cobertura de recepção e de transmissão das novas antenas e torres engloba todo o limite da ZP-03, desde a Boca das Onças até a foz do Rio Pará.
Para aumentar ainda mais a segurança das operações, a Barra do Pará incorporou um moderno sistema de AIS AtoN virtual que emite sinais de boias, de faróis e de faroletes a todos os navegantes. Esse tipo de balizamento virtual foi o primeiro a ser implementado no Brasil.
O Centro de Operações atua 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano com dois provedores de internet com link dedicado independentes, 6 telões, 7 rádios VHF com gravação de áudio, servidor próprio que armazena todos os dados, monitoramento por áudio e vídeo, 14 operadores bilíngues, grupo gerador e computadores de última geração. Também foi incorporado ao novo Centro de Operações um Gabinete de Crise para a Autoridade Marítima, onde a Marinha do Brasil tem à disposição toda tecnologia e recursos para coordenar operações SAR (busca e salvamento). (www.barradopara.com.br)
Fonte: Ascom/Barra do Pará
Por: (LCN) Luís Celso News
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