Operação em navios de transportes de gás natural
Coluna Luís celso Borges - Edição da terça-feira
Os navios metaneiros, também chamados navios de transporte de gás natural liquefeito (GNL), foram concebidos para transportar gás natural liquefeito, arrefecido a aproximadamente -162°C para converter em líquido, facilitando o transporte. Estes navios possuem tanques criogênicos que mantêm o gás a temperaturas extremamente baixas, garantindo que ele permaneça em estado líquido. Os tanques mais comuns são os esféricos (design Moss), conhecidos pela sua robustez e os de membrana, que permitem um melhor uso do espaço e maior capacidade de carga.
O isolamento dos tanques é altamente eficiente para minimizar a perda de temperatura e evitar a vaporização do gás. Além disso, os navios metaneiros estão equipados com sistemas de segurança avançados, incluindo detecção de fugas, ventilação avançada e medidas contra incêndios, o que é essencial uma vez que o GNL é altamente inflamável.
No que respeita à propulsão, muitos navios de metano modernos utilizam o próprio gás natural como combustível, permitindo-lhes operar com maior eficiência e menos emissões. Existem dois tipos principais de navios metaneiros: aqueles com tanques esféricos visíveis no convés (design Moss) e aqueles com tanques de membrana integrados no casco, otimizando o uso do espaço disponível.
Estes navios são fundamentais para o transporte internacional de gás natural, ligando regiões produtoras como o Médio Oriente, Austrália e EUA a mercados na Europa, Ásia e outras partes do mundo. Sua capacidade de transportar grandes volumes de GNL de forma segura e eficiente é fundamental para atender à crescente procura de energia global. Em resumo, os navios metaneiros são essenciais para o transporte global de energia limpa, garantindo que o gás natural chegue de forma segura e eficiente aos mercados que dele dependem.
ACONTECIMENTOS
A Empresa Gerencial de Projetos Navais - EMGEPRON é uma empresa pública criada em 1982, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha. Tem como finalidades principais: promover a Indústria Naval Brasileira; gerenciar projetos de interesse da Marinha do Brasil e executar atividades relacionadas à obtenção e manutenção de material militar naval, inclusive a comercialização de produtos e serviços disponibilizados pelo setor naval da indústria da defesa nacional, incluindo embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate entre outros. A sua sede é na cidade do RJ. No dia 27 de agosto, o Vice Almirante (MR1) Wilson de Lima Filho teve a satisfação de receber visita institucional do seu Diretor Técnico Comercial Alte Marcelo GURGEL de Souza. Na agenda possibilidades de cooperação e novas perspectivas da ENGEPRON como empresa pública vocacionada para atuar também na indústria naval/marítima.
A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) foi fundada em 2006, com o objetivo de atuar na regulamentação, promoção e expansão da atividade no Brasil. A Associação faz parte da “Cruise Lines International Association” (CLIA), principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos.
No dia 28 de agosto, a convite do seu Presidente Marco Ferraz, representando a ANTAQ, o Vice Almirante (MR1) Wilson de Lima Filho participou da abertura do “6º Fórum CLIA Brasil 2024”.
A competitividade, gargalos e o olhar para a sustentabilidade do setor de cruzeiros permearam a programação. O evento contou com a presença do Ministro do Turismo, líderes da indústria, autoridades e especialistas. A atividade aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília. Grande evento. Que os debates e dificuldades externadas contribuam para a implementação de aprimoramentos e para o crescimento das atividades de Cruzeiros no Brasil.
ESPM lança curso de Marketing Estratégico para o Agronegócio em parceria com ABMRA
A ESPM, escola referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, está com inscrições abertas para o curso de “Marketing Estratégico para o Agronegócio”, em parceria com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). Com aulas online e ao vivo para todo o Brasil, o objetivo da trilha de estudos é atualizar e formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas de marketing para gerar resultados e melhorar a imagem do setor.
Os alunos poderão entender e assimilar as melhores estratégias para aproveitar as oportunidades que estão por vir no setor que movimentou no primeiro semestre deste ano 49,2% das exportações do país, segundo o Ministério da Agricultura. “O agronegócio é um importante motor de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e o país é considerado um grande celeiro quando o assunto é exportação de commodities e alimentos para o exterior”, diz Jorge Dietrich, coordenador do curso da ESPM.
Apesar do horizonte positivo, o agronegócio também enfrenta desafios. A cobrança por uma produção sustentável e pela aplicação de uma agenda ambiental que equalize o crescimento e a preservação nem sempre são comunicadas da melhor forma ao público – e as estratégias de marketing podem ajudar nesse cenário. “Boa parte das empresas da cadeia do agronegócio brasileiro é comprometida com o crescimento sustentável e as boas práticas ambientais, mas nem todas comunicam isso de forma objetiva e assertiva para seus stakeholders, sejam consumidores ou acionistas. No mundo globalizado e conectado que vivemos, a mensagem correta é muito importante na construção e manutenção da imagem das companhias”, afirma Dietrich. O curso aborda temas como a construção e posicionamento de marca, como agregar os produtores rurais para geração de valor ao negócio, como planejar a comunicação para o setor, e como atender as demandas do consumidor e do mercado.
Serviço
Marketing Estratégico para o Agronegócio – Parceria ABMRA
Início: 22 de outubro
Horário: 19h30 às 22h30, com aulas às terças-feiras
Formato: online e ao vivo
Inscrições: aqui até 21 de outubro
Investimento: R$ 2640,00, à vista ou parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito. Ex-alunos ESPM têm acesso a descontos de até 20%
LOGÍSTICA E AGRO
SOJA RS -Carregamento de 3 mil toneladas de soja no Porto de Pelotas. A carga seguiu em direção ao terminal da Tergrasa, no Rio Grande, e marca o primeiro embarque de soja do terminal em 2024.
PORTO RIO -O terminal carioca recebeu R$ 400 milhões do Governo Federal para obras de dragagem e melhorias na infraestrutura portuária. As melhorias vão expandir a capacidade de escoamento de cargas, permitir a atracação de navios maiores, proporcionar mais segurança operacional e reduzir riscos de incidentes.
NAVIOS ELETRICOS -O universo náutico pode ficar mais “verde” em um futuro próximo. A empresa Parkwind, uma das pioneiras em energias renováveis, anunciou uma novidade e tanto para o futuro do meio ambiente: agora é possível recarregar as baterias dos navios elétricos por meio de turbinas eólicas offshore.
FUTURO VERDE -Esse avanço acontece no Mar do Norte, na Bélgica, na fazenda de energia eólica offshore da Nobelwind, que tem se destacado desde 2017, onde opera com 50 turbinas, espalhadas em uma área de quase 20km quadrados.
PLANO SAFRA -O Ministério da Agricultura informou que irá redirecionar recursos do Plano Safra para uma linha de crédito específica voltada para o replantio de cana-de-açúcar. Essa medida se aplica a áreas que necessitam de recuperação devido aos incêndios recentes no país. O valor destinado a essa linha de crédito ainda está em análise pela pasta. As plantações de cana, especialmente as localizadas em São Paulo, foram as mais prejudicadas pelos incêndios registrados durante o último fim de semana.
INCÊNDIOS -O fechamento emergencial de 80 Unidades de Conservação da região metropolitana e do interior de São Paulo foi anunciada pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado lo (Semil). A medida foi tomada por conta do atual risco de incêndios florestais e vale até o dia 12 de setembro, podendo ser alterada, caso as condições mudem.
CAFÉ - O faturamento bruto total das lavouras de café no Brasil em 2024 deve ser de, aproximadamente, R$ 66,5 bilhões, de acordo com informações divulgadas pelo Observatório do Café. Desse total, a espécie Coffea arabica (arábica) corresponde a mais de 70%, o que representa cerca de R$ 48 bilhões da receita.
MISSÃO MÉXICO - Uma missão oficial do Brasil ao México, promovida pelo Ministério da Agricultura brasileiro, buscou reforçar o potencial de crescimento da exportação da carne bovina do país àquele mercado, destacou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) em nota. O mercado mexicano foi aberto à carne bovina do Brasil em março de 2023. Desde então, as exportações do produto têm registrado forte crescimento.
LEILÃO NELORE - A Alta, empresa focado em melhoramento genético bovino, anunciou um investimento de mais de R$ 1 milhão na compra de 50% da matriz KATL 05, uma vaca da raça nelore de alta produtividade. A aquisição ocorreu durante o Leilão Nelore Paranã e Convidados e visa fortalecer o programa de produção de embriões da empresa, o Alta Embryo.
DÓLAR - O dólar à vista interrompeu na segunda-feira, 2, uma sequência de cinco sessões de altas, fechando em baixa ante o real, ainda que acima dos R$ 5,60, em um dia de novo leilão extra do Banco Central de swap cambial e liquidez reduzida em função do feriado nos Estados Unidos.A moeda norte-americana à vista fechou em baixa de 0,34%, cotada a R$ 5,6172. No ano, a divisa acumula alta de 15,78%.
Uma maravilhosa e abençoada terça-feira a todos, a coluna volta na quinta-feira. (DEUS É BOM – Em todo tempo).
Fontes: (CLCB), Ascom/MPor, Estadão Conteúdo, Canal Rural e Agência/Safras.
Por: (LCN) Luís Celso News
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