O Submarino “Riachuelo” (S40) da Marinha do Brasil
Incorporado em setembro de 2022, o Submarino "Riachuelo" (S40)
O Submarino “Riachuelo” (S40) é o primeiro da classe dos quatro submarinos convencionais com propulsão diesel-elétrica construídos no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). A incorporação destes meios navais permite a proteção dos 5,7 milhões de km² da Amazônia Azul, cuja riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho são importantes para o desenvolvimento econômico, científico e ambiental. É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem atividades pesqueiras, por onde trafegam 95% do comércio exterior brasileiro e exploram recursos biológicos e minerais.
Histórico - Incorporado em setembro de 2022, o Submarino "Riachuelo" (S40) foi o primeiro a ser entregue pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O PROSUB é um programa do governo brasileiro que, por meio da Marinha do Brasil, permite a expansão da Força Naval e o desenvolvimento da indústria de defesa, contribuindo para a proteção do patrimônio natural e garantindo a soberania brasileira no mar.
Características - O Submarino “Riachuelo” possui um comprimento total de 70,62 metros, diâmetro de casco de 6,2 metros, deslocamento na superfície de 1.740 toneladas e deslocamento em imersão de 1.900 toneladas. Seu sistema de combate é dotado de seis tubos lançadores de armas, com capacidade para lançamento de torpedos eletroacústicos pesados, mísseis táticos do tipo submarino-superfície e minas de fundo.
VocêSabia - Os quatro submarinos do PROSUB levam nomes de importantes batalhas vencidas pela Marinha do Brasil no século XIX. Lançado em dezembro de 2018, o Submarino “Riachuelo” homenageia a mais expressiva vitória da Força: a Batalha Naval do Riachuelo, decisiva para o desfecho da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).
Fonte: ACS/Marinha do Brasil
Por: Luís Celso News
Em contato: contato@luiscelsonews.com.br
(91) 98112 0021 - luiscelsonews@gmail.com
Comentários (0)
Comentários do Facebook